domingo, 12 de julho de 2015

DESCUBRA A HIDROPONIA: O CULTIVO DE PLANTAS SEM TERRA!


Quando pensamos em cultivar plantas em uma varanda, poderemos nos deparar com alguns obstáculos, como por exemplo, falta de tempo, o peso da terra…

Nesse caso, a hidroponia pode ser uma boa alternativa!
Hidroponia: o que é isso? É o cultivo de plantas sem utilizar terra.

A descoberta de que as plantas não precisam de terra para crescerem, mas sim dos nutrientes minerais, que ficam presos nas partículas do solo, ou que são produzidos pela ação de bactérias e minhocas, foi feita anos atrás. Os nutrientes dissolvem-se lentamente numa solução circunjacente, composta de água e terra e, as raízes absorvem os nutrientes dessa solução.

Todas as plantas têm as mesmas necessidades, sejam elas cultivadas com ou sem terra. Quando as necessidades nutricionais das plantas são supridas, a terra passa a não ser mais necessária. Na verdade, a terra pode abrigar agentes patogênicos e, outros organismos que podem prejudicar a planta.

No cultivo hidropônico, todos os nutrientes são supridos por uma solução à base de água, que passa sobre as raízes, ou que é irrigada a intervalos regulares. O sistema de cultivo hidropônico básico supre as necessidades da raiz da planta, assim como a terra provê o intercâmbio entre o oxigênio e o dióxido de carbono (através do substrato) e, água e nutrientes (através da solução nutritiva). Luz e calor adequados completam os requisitos básicos.

Histórico

Por muitos séculos, as mais diferentes civilizações fizeram os seus experimentos com cultivo sem terra, desde os antigos babilônios até o povo asteca. Marco Polo falou sobre os magníficos jardins suspensos da China.

Mas, foi apenas nos anos 30 que essa “nova” forma de cultivo começou a ser notada, em razão do notável experimento do Dr. W.E. Gericke da Universidade da Califórnia.
Gericke, considerado o “pai da hidroponia moderna”, cunhou o termo,  cujo significado literal é “trabalhar com a água”. Daquela época até agora, a técnica vem se aperfeiçoando e, o cultivo  hidropônico continua crescendo.

Hidroponia orgânica

Este método introduz o uso de fertilizantes, feitos de matéria orgânica, para alimentar as plantas. O resultado é um ecossistema onde as bactérias, os fungos e os insetos trabalham juntos, para fazerem as plantas crescerem.

Benefícios

São muitos os benefícios do cultivo pelo sistema hidropônico:
  • As plantas, em geral, crescem mais rapidamente, porque os nutrientes ficam imediatamente disponíveis e, por isso, são assimilados mais rapidamente também.
  • Os sistemas de cultivo são autônomos, com circuitos de água conectados diretamente à planta. O sistema de irrigação é otimizado (é possível automatizar).
  • O sistema de reciclagem da água das chuvas economiza tanto sob o aspecto financeiro quanto ecológico.
  • Deliciar-se com legumes e verduras frescas e saborosas o ano todo. É você quem decide o que quer comer e, também, o que contém: fertilizantes orgânicos, sem pesticida…
  • Esse sistema evita a manipulação de terra e, reduz ao mínimo o uso de ferramentas.
Cultivo com substrato
  1. A planta deve ser colocada em um recipiente opaco, que não seja à prova d´água.
  2. Coloque dentro do recipiente substrato orgânico (compostagem)  ou mineral (bolas de argila).
  3. A partir da parte superior do recipiente, a nutrição é provida, pela  mistura de fertilizantes orgânicos ou minerais.
Cultivo sem substrato
  1. Nesse caso não há necessidade de um ambiente sólido para as raízes das plantas.
  2. A nutrição vem da mistura de fertilizante mineral com líquidos biológicos.
  3. Você pode usar esse tipo de cultivo em espaços onde não haja terra, como as varandas por exemplo.
Conselhos
  • O lugar onde é feito o plantio deve ficar inerte e, livre de doenças. Limpe todas as ferramentas, recipientes e o piso.
  •  Recicle os recipientes dos comerciantes vizinhos (alimentos, por exemplo), para serem usados nos cultivos.
  • Recicle a sua comida orgânica para ser usada como substrato orgânico.
A hidroponia, pelos seus muitos benefícios, pode constituir uma alternativa para o plantio tradicional e, ser, inclusive, mais adequada em muitas situações.

Consultoria: Alix Goirand é francesa, especialista em permacultura, agricultura urbana e arquitetura de interior.

Fonte: Lar Natural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário