quarta-feira, 8 de julho de 2015

CURIOSIDADE SOBRE A RAPADURA




VOCÊ SABIA...
QUE UM DIA TENTARAM "ROUBAR" A RAPADURA DA GENTE?

Em meados da década passada, uma notícia mexeu com os nervos de muitos nordestinos e de quase todos os cearenses: a empresa alemã Rapunzel Naturkost AG havia registrado a marca rapadura como se fosse sua em 1989 na Alemanha e, em 1993, nos Estados Unidos. 

Quando essa informação chegou ao Brasil, por volta de 2005, gerou reações acaloradas. Pequenos produtores protestaram da forma que podiam e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil – provocada pela seccional cearense – e o Ministério das Relações Exteriores entraram na briga para tirar dos alemães a exclusividade sobre o nome comercial da rapadura. 
Pressionada, a empresa Rapunzel recuou e a marca deixou de pertencer aos alemães – que jamais cultivaram em escala comercial a cana-de-açúcar, matéria-prima da rapadura. 

Esse episódio, contudo, teve aspectos positivos: incentivou a articulação de várias entidades brasileiras na defesa de uma “marca” que se confunde com a criação do país e serviu para revalorizar um produto importante na vida dos sertanejos, seja do ponto de vista econômico ou como fonte alimentar (a rapadura é rica em calorias, possui sais minerais e até vitaminas). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário