segunda-feira, 31 de agosto de 2015

REVISÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA







ALIMENTAÇÃO E SAÚDE - OS BENEFÍCIOS DO PÃO INTEGRAL


Nos últimos anos, vimos o número de produtos integrais crescer consideravelmente nas prateleiras dos supermercados, mas será que esses alimentos são realmente mais saudáveis?

O que é um pão integral?

A palavra integral se refere a alimentos que não foram processados, ou seja, que mantêm boa parte de seus nutrientes naturais. A rigor, dizer que um pão é integral não faz muito sentido, mas a expressão é usada para se referir às massas que utilizam farinha integral e grãos integrais em sua produção. Por isso, os pães integrais são mais ricos em nutrientes que o pão branco, que contém basicamente carboidratos.

Benefícios da farinha integral

A farinha mais usada é a de trigo. Geralmente, ela é produzida com a parte interna do grão de trigo, conhecida como endosperma, que é fonte de carboidratos, além de proteínas e pequenas quantidades de vitaminas. Já na farinha de trigo integral, também são usadas as camadas mais externas do grão durante o processo de produção. 

O gérmen, que é a camada interna, possui minerais, vitaminas do complexo B, gorduras poli-insaturadas e antioxidantes. O farelo, que é a parte mais externa, é uma excelente fonte de fibras, além de conter carboidratos complexos e fitonutrientes. Assim, a farinha de trigo integral é bem mais completa em termos nutricionais.

Outros grãos e cereais

Os pães integrais também costumam ser feitos com sementes, grãos e cereais diversos, que complementam o potencial  nutricional da massa. Se o pão contém aveia, por exemplo, ele passa a conter minerais como o zinco e o selênio, que são fundamentais para a nossa saúde. 

Dependendo da receita, a massa também pode ser feita com linhaça, quinua, chia, castanhas, nozes e outros ingredientes que acrescentam mais saúde ao pão de todo dia. Para aproveitar os benefícios desses grãos e sementes, você pode variar nos pães comprados ou até mesmo fazer a massa em casa com os ingredientes de sua preferência.

De olho no rótulo
Um problema em relação aos pães integrais é a ausência de legislação para definir quais produtos são integrais ou não. Na verdade, qualquer marca pode colocar no rótulo que o pão é integral quando, na verdade, ele é feito apenas com farinha branca. Para evitar a confusão, a dica é sempre olhar os ingredientes apresentados no rótulo.

 Por lei, eles devem ser listados em ordem de quantidade, sendo que os primeiros são os mais presentes no alimento. Se o primeiro item da lista for farinha de trigo integral, o pão possivelmente conta com os benefícios mencionados acima. Vale a pena observar também as quantidade de açúcar e de outros cereais.

Fonte:Lar Natural

domingo, 30 de agosto de 2015

AS QUATRO ESTAÇÕES - REFLEXÃO


Um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a não julgar as coisas muito rapidamente. Então, ele mandou cada um de seus filhos em busca de determinadas árvores de pera que, por sua vez estavam muito distantes umas das outras.

 O primeiro filho alcançou sua pereira no Inverno, o segundo na Primavera, o terceiro no Verão, e o filho mais novo no outono.

Quando todos tinham ido e voltado, ele os reuniu para descrever o que viram. O primeiro filho disse que a árvore era feia, torta e retorcida.

 O segundo filho disse que não, que ela era toda coberta de verde brotos  e cheio de promessas. O terceiro filho discordou: Disse que estava carregada com flores que cheiravam tão doce e eram tão bonitas, que era a coisa mais graciosa que ele jamais tinha visto. O último filho discordou de todos eles, ele disse que era madura e inclinando-se com a fruta, cheia de vida e realização.

O homem então explicou a seus filhos que todos eles estavam certos, porque eles haviam visto apenas uma estação da vida da árvore. Disse-lhes que não se pode julgar uma árvore, ou uma pessoa, por apenas uma temporada, e que a essência de quem eles são e o prazer, a alegria e o amor que vêm daquela vida podem apenas ser medidos ao final, quando todos  as estações do ano estão em alta. 

Se você desistir quando for Inverno, você perderá a promessa da Primavera, a beleza de seu cumprimento no verão e a beleza das folhas em queda do outono.
Não deixe que a dor de uma estação destrua a alegria de todo o resto.

Não julgue a vida apenas por uma estação difícil. Persevere através dos caminhos difíceis que melhores tempos virão.

http://bibliacomentada.com.br/

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A GRANDEZA DO SILÊNCIO


O silêncio é doçura:
Quando não respondes às ofensas,
Quando não reclamas os teus direitos,
 Quando deixas a Deus a defesa da tua honra.

O silêncio é misericórdia:
Quando te calas diante das faltas de teus irmãos,
Quando perdoas sem remoer o passado,
 Quando não condenas, mas intercedes em segredo.

O silêncio é paciência:
Quando sofres sem te lamentares,
Quando não procuras consolação junto aos homens,
Quando não intervéns, esperando que a semente germine lentamente.

O silêncio é humildade:
 Quando te apagas para deixar aparecer teu irmão,
 Quando, na discrição, revelas dons de Deus,
 Quando suportas que tuas ações sejam mal interpretadas,
Quando deixas os outros a glória da obra inacabada.

O silêncio é fé:
Quando te apagas, sabendo que é Ele quem age…
 Quando renuncias às vozes do mundo para permanecer na Sua presença…
 Quando te basta que só Ele te compreenda.

Autor desconhecido

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DICAS DE SAÚDE - OS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA


DICAS DE SAÚDE - SUCO DE GRAVIOLA – BENÉFICO E REFRESCANTE


A graviola (Annona muricata) é uma planta de pequeno porte originária da região das Antilhas, muito utilizada na fabricação de sucos, doces e sorvetes. O fruto desta árvore apresenta um formato oval, com a casca de cor verde e com pequenas elevações (“espinhos”). 

O seu sabor é parecido ao da fruta do conde e da banana. A parte interna do fruto é formada por uma polpa branca de sabor adocicada, apresentando, também, muitas sementes de coloração preta.

A graviola possui elevado teor de fibras, vitaminas, fósforo, cálcio, gorduras boas e demais propriedades benéficas. O suco feito com este fruto é muito benéfico e refrescante, sendo altamente recomendável incluí-lo no cardápio para manter um estilo de vida saudável. Conheça melhor os benefícios proporcionados pelo suco de graviola:
Os benefícios do suco de graviola
·         Propriedades anticancerígenas: o suco de graviola possui antioxidantes em sua composição, substâncias que ajudam a evitar a formação de tumores.

·         Antienvelhecimento: a quantidade de vitamina C presente no suco de graviola tem ação antioxidante, retardando o processo de envelhecimento, além de estimular o funcionamento do sistema imunológico.

·         Tratamento para a hipertensão: a quantidade de potássio presente na graviola age como diurético no organismo, podendo reduzir a pressão arterial.
·         Devido ao elevado teor de fibras presentes na graviola, o suco preparado com o fruto pode auxiliar no tratamento de cálculos intestinais, na redução do ácido úrico, no aumento do apetite e na constipação.
·         O suco de graviola é indicado para tratar avitaminose C e excesso de líquido no organismo. Para este caso, basta juntar, no liquidificador, pedaços das frutas com um pouco de água (o suficiente para dar um copo de suco). O indicado é tomar dois copos de suco ao dia, repetindo o tratamento pelo tempo necessário à cura.
Fonte: Remédio caseiro