segunda-feira, 8 de julho de 2019

COMO PERDER O MEDO DE DIRIGIR: DEZ MÉTODOS PRÁTICOS PARA TE AJUDAR

 Saiba como dominar o volante e desenvolva o potencial de como lidar calmamente com todas as situações.


Já se pegou imaginando situações catastróficas no trânsito? Esses pensamentos atrapalham seu desempenho e podem gerar acidentes. Por isso, saiba como perder o medo de dirigir com 10 técnicas muito simples.

DEZ DICAS PARA PERDER O MEDO DE DIRIGIR

Se você quer se livrar do medo de dirigir e poder transformar essa experiência em algo prazeroso e benéfico, essas dicas são perfeitas para você. Então, confira abaixo cada uma delas e tente aplica-las em seu dia a dia:

1. Comece dirigindo em locais pouco movimentados - Essa é a primeira dica para perder o medo de dirigir. Portanto, pegue no carro de manhã cedinho, fora de horários de pico, para começar a se acostumar com a ideia. Repetindo todos os dias, por algum tempo, você começará a se sentir mais seguro e confiante.

2. Aumente os trajetos para acostumar -  Depois de alguns treinos em ruas vazias e tranquilas, você pode começar a alargar as distâncias. Comece com uma volta no quarteirão e, aos poucos, procure ir cada vez mais longe, para se adaptar a ideia.

3. Aprenda a técnica do positivismo - É muito importante que você ganhe confiança. E nada melhor do que pensar positivo sempre, para ajudar no seu desempenho. Dirigir pode sim ser prazeroso, divertido e um momento de relaxar. É claro que existem pequenas complicações. Mas você não irá mais focar nisso. Apenas em pontos positivos.

4. Seja confiante nas suas ações - Perder o medo de dirigir está proporcionalmente relacionado com o ganho de confiança no volante. Tenha consciência que, na hora de dirigir você está fazendo isso com você, mas também precisa pensar no outro. Seja ele motorista ou pedestre.  

Mantenha a confiança de que você é capaz e sabe o que está fazendo. Afinal, já tem a licença para o fazer. Para evitar dúvidas, pesquise sobre o trajeto que irá percorrer, as ruas que precisa virar e onde quer chegar. E, se por algum motivo se perder, encoste o carro, pare, pegue no celular e pesquise novamente qual o percurso fazer.

5. Peça ao carona para não pressionar - Essa dica é bastante valiosa, principalmente para quem está começando a dirigir ou tem medo. Avise as pessoas que possam pegar carona com você para não pressionar ou fazer brincadeiras. Se ela for te ajudar no caminho, peça para que fale as ações com antecedência (depois do semáforo, vamos virar a esquerda, por exemplo). 

6. Concentre-se e faça o melhor - Perfeccionismo é uma válvula de escape para algumas pessoas inseguras. Então, se você quer fazer uma direção perfeita em pouco tempo, já está com a mentalidade errada.

Na realidade, você deve ter em mente que erros podem acontecer. Como por exemplo, virar numa rua errada e ter que refazer o trajeto. Só é preciso calma, paciência e atenção aos elementos externos: placas de sinalização, outros motoristas e pedestres.

7. Não se compare a outros motoristas - Mesmo que vocês estejam aprendendo juntos. Essa mentalidade da comparação irá colocar uma pressão, que implicará em medo. Comparar o seu desempenho atual com o anterior é sempre o melhor método de análise. Você com certeza irá notar a sua evolução e que, gradualmente, está perdendo o medo de dirigir.

8. Seja o carona de outros motoristas para observar -  Observe a postura de outros motoristas no volante, para tentar perceber diferentes técnicas de direção. Dessa forma você poderá encontrar uma “estratégia” própria que pode ajudar a perder o medo de enfrentar o trânsito.     

9. Mentalize os pontos positivos de perder o medo -  Mentalize os benefícios que trará para você, principalmente quanto à liberdade para você executar suas tarefas do dia a dia e, para o lazer, também.

10. Dirija em dias que você estiver bem - Se você ainda está no processo de perder o medo de dirigir, nada de o fazer nos dias que tiver dormido pouco, estiver com enxaquecas, dores ou até mesmo indisposto. Forçar a barra pode fazer com que a insegurança aumente. Assim, prefira dirigir quando estiver bem.

Texto de Angela Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário