sábado, 20 de julho de 2019

AS ESTAÇÕES DO ANO

Estações do ano são subdivisões baseadas em padrões climáticos, representando os períodos do ano. Existem quatro estações: verão, outono, inverno e primavera.

As estações do ano designam quatro períodos ao longo de um ano, cada um com características distintas, baseadas em padrões ou variações climáticas. As estações do ano são: outono, inverno, primavera e verão.

A ordem das estações do ano depende da escolha de um mês como referência. Se o mês escolhido no Hemisfério Sul, por exemplo, for janeiro, a estação do ano vigente será o verão. Nesse mesmo mês, no Hemisfério Norte, será inverno.

Veja abaixo a ordem das estações do ano, iniciando-se  pelo verão:

VERÃO → OUTONO → INVERNO → PRIMAVERA

Por que existem as estações do ano?

As estações do ano existem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, é responsável pela existência das estações do ano. Já o movimento de rotação, em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo, possibilita a ocorrência do dia e da noite.

Características das Estações do ano no Brasil

As estações do ano não ocorrem de maneira precisa em quase todo o Brasil. Estados da região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, e regiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro apresentam as estações do ano mais bem definidas.

Na maioria das regiões, há duas estações bem determinadas: uma quente   e úmida, outra quente e seca. Veja abaixo as principais características das estações do ano no Brasil:

Verão: inicia-se por volta do dia 21 dezembro e finaliza-se por volta do dia 20 de março. É conhecido como verão austral. Durante esse período, ocorrem chuvas de curta duração. Mudanças temporais repentinas também são comuns em decorrência do aumento das temperaturas, que favorece a formação de tempestades seguidas de trovoadas.


Outono: inicia-se por volta do dia 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho. É conhecido como outono austral. Nesse período, ocorrem a redução dos índices pluviométricos e a queda gradual das temperaturas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes da região Centro-Oeste do país. Durante essa estação, as condições meteorológicas variam rapidamente, 
ocorrendo geadas e nevoeiros na região Sul.

Inverno: inicia-se por volta do dia 21 de junho e finaliza-se no dia 21 de setembro. É conhecido como inverno austral. Estação em que as temperaturas apresentam queda em algumas localidades e elevação em outras. Regiões como Sudeste e Centro-Oeste apresentam, nesse período, o menor índice pluviométrico do ano e baixa umidade do ar. Nas regiões Sudeste e Sul, especialmente, há atuação de frentes frias. Nessa época do ano, é comum a ocorrência de doenças respiratórias, em virtude da baixa umidade do ar.

Primavera: inicia-se por volta do dia 22 de setembro e finaliza-se por volta do dia 21 de dezembro. É conhecida como primavera austral. É um período de mudanças nas temperaturas e aumento gradativo dos índices pluviométricos. Representa a transição entre uma estação muito seca e outra muito úmida. Durante esse período, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam temperaturas que tendem a elevar-se ao longo da estação.


Publicado por: Rafaela Sousa em Geografia Física





Nenhum comentário:

Postar um comentário