sábado, 25 de agosto de 2018

25 DE AGOSTO - DIA DO SOLDADO: ORIGEM, HISTÓRIAS E CURIOSIDADES.


Dia do Soldado – No Brasil o Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto desde 1923. O motivo: é a data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu em 25 de agosto de 1803, na Vila do Porto de Estrela (atual Duque de Caxias), no Rio de Janeiro.

Pensar no Soldado (e no Dia do Soldado) é refletir sobre a sua vocação e o amor à profissão, o desprendimento, o heroísmo. A disponibilidade permanente e a dedicação exclusiva são características peculiares de um soldado e que ficam impregnadas em sua alma e o distinguem da sociedade como um todo.

Nestes tempos difíceis, que a alma do Soldado Brasileiro persevere firme na crença dos valores e na convicção da grandeza dos ideais, cumprindo, sempre, seu papel constitucional em prol da Nação.

Nós, da Rafale, prestamos a nossa homenagem a homens e mulheres, verdadeiros guerreiros que se empenham diariamente em fazer deste país um lugar mais seguro e melhor para se viver empenhados em cumprir da melhor forma o seu dever.

Parabéns a todos os militares do Brasil que continuam fiéis aos valores de Duque de Caxias, defensor da lei e da ordem. Da mais simples graduação ao mais alto posto militar, avante soldados, o Brasil conta com vocês!

Em 25 de agosto de 1923, o ministro da Guerra, Setembrino de Carvalho, baixou o Aviso n° 443, em que determinava que, daquele ano em diante, sempre naquela data, ocorreria “uma formatura de tropas do Exército, às quais hão de se reunir destacamentos da Marinha e da Brigada Policial”, em homenagem ao Duque de Caxias, tal como ocorria com o Almirante Barroso e o General Osório.

O Aviso Ministerial n° 366, do mesmo dia, instituiu o Dia do Soldado, a ser comemorado na mesma data, vinculando assim todos os soldados àquele que seria seu guia.

Nesse momento, inúmeros Soldados, no Brasil e no exterior, cumprem abnegadamente suas missões. Eles estão dispersos do norte ao sul, do leste ao oeste, no Haiti, em operações como as que garantiram o brilho dos Jogos Rio 2016, seja como atletas, seja como sentinelas, ou garantindo a segurança da população.


DIA DO SOLDADO: ORIGEM, HISTÓRIAS E CURIOSIDADES.   



Luís Alves de Lima e Silva , o Duque de Caxias, é o patrono do Exército Brasileiro. Ele lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos, fazendo grandes conquistas.

O patrono do Exército Brasileiro nasceu em 1803, na Vila de Porto Estrela (atual Duque de Caxias), no Rio de Janeiro. Filho de um marechal-de-campo do exército, o garoto começou sua carreira militar muito cedo, aos cinco anos, quando recebeu o título de cadete de 1ª classe.

Em 1837, Luís Alves foi destacado para pacificar a Balaiada, uma revolta na província do Maranhão. Depois, foi promovido a coronel e nomeado Presidente do Maranhão, em 1839. Sempre ao lado de D. Pedro II, foi por três vezes Ministro da Guerra e sufocou rebeliões em São Paulo e Minas Gerais e a Revolta dos Farrapos, no Rio Grande do Sul.

Em 1869, já como comandante-chefe das Forças do Império, levou o país à vitória na Guerra do Paraguai, o que lhe valeu o título de duque. O Duque de Caxias morreu em 1880. O Dia do Soldado é uma homenagem aos 60 anos de serviço de Duque de Caxias prestados à corporação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário