segunda-feira, 7 de agosto de 2017

DICAS DE SAÚDE - O QUE É TRANSTORNO BIPOLAR?


Estamos bem acostumados a cuidar da saúde do corpo, procurando por remédios caseiros, alimentação correta, atividades físicas, etc. 

Mas muitas vezes não damos a devida importância à nossa saúde mental. Aliás, é comum ouvirmos falar que doenças como depressão e ansiedade são “bobagens”.

 Hoje em dia, porém, a medicina mostra que os problemas emocionais são tão sérios quanto às enfermidades físicas. E mais! Os problemas emocionais podem favorecer o aparecimento de doenças físicas, deixando o sistema imunológico mais frágil.

Há alguns anos, a série Males da Alma, apresentada pelo Dr. Dráuzio Varella no Fantástico, desmistificou essas doenças e mostrou ao grande público que qualquer pessoa pode sofrer com elas.

Depois do sucesso da série, muitas pessoas ficaram com algumas dúvidas e muitos dos nossos leitores nos enviaram perguntas. Vamos falar um pouquinho então sobre o transtorno bipolar, um dos problemas psicológicos que afetam milhares de pessoas na atualidade.

DEPRESSÃO E EUFORIA

O transtorno bipolar é um desses distúrbios psiquiátricos. A doença causa variações de humor, que podem ser súbitas ou não. Como indica o nome do problema, o paciente manifesta episódios de depressão e de euforia em fases alternadas. A duração e a intensidade dessas ocorrências variam conforme o tipo da doença e as características pessoais de quem sofrem com o distúrbio. Normalmente é muito difícil conviver com uma pessoa que sofre esse tipo de problema.

SINTOMAS DO TRANSTORNO

Você pode estar pensando: “todo mundo tem variações de humor”. Na verdade, essas oscilações fazem parte da vida, mas existem diferenças entre a normalidade e a patologia. Os sintomas da doença podem confundir até mesmo os médicos. Por isso, é importante procurar um especialista que possa analisar todas as características com cautela. Entenda os principais sintomas:

 Depressão – apatia, tristeza, desinteresse, isolamento social, alterações no sono, perda de concentração e outros;

Mania – euforia, agitação, compulsão, fala acelerada, insônia, agressividade, delírios e alucinações:
Hipomania – sintomas parecidos com o da mania, mas que se apresentam de forma mais moderada.

TRATAMENTO DA  BIPOLARIDADE

A medicina não apresenta cura para o transtorno bipolar, mas existem medicamentos que podem controlar os sintomas da doença. O grande problema é o diagnóstico correto, que pode levar muitos anos para ser feito. Além da medicação, outras medidas auxiliam no tratamento do distúrbio, como:

·         Praticar exercícios físicos regularmente;
·         Evitar o uso de drogas, álcool e cigarro;
·         Buscar atividades relaxantes e prazerosas, como a ioga, algum esporte, leitura, etc.:
·         Tratamento psicológico.

Se você conhece alguém que manifesta alguns dos sintomas do transtorno bipolar, ofereça todo o apoio necessário e ajude-a a procurar atendimento com um médico psiquiatra. O tratamento traz mais qualidade de vida para o paciente e para quem convive com o mesmo.

Outro fato muito importante é não tomar medicamentos sem orientação médica.

Fonte: Receita Natural


Nenhum comentário:

Postar um comentário