Para cada ambiente e
situação existe um conjunto de comportamentos e um código de conduta -
explícitos ou implícitos - que são valorizados. Este conjunto de
comportamentos, adequado a uma determinada realidade, é o que chamamos de
cultura organizacional. Procurar a área de recursos humanos e os líderes da
companhia certamente é melhor forma de saber qual é a postura que ela espera
identificar em você.
Porém, existem algumas
pequenas atitudes que são “bem vistas” e requisitadas em qualquer ambiente
corporativo - independente de cargo. Alguns especialistas as definem como
Etiqueta Profissional. Seguem algumas para exemplificar:
• Vista-se adequadamente -
no ambiente de trabalho a forma de você se vestir deve estar adequada ao
perfil, segmento e padrão da empresa. Ter estilo próprio e seguir a moda é
aceitável, mas o seu guarda roupa precisa combinar com o seu crachá.
• Utilize os recursos da
organização com moderação - para falar desse ponto, a melhor dica é que os
utilize como se fossem seus. Os mesmos cuidados que você tem com os objetos da
sua casa são os que deve ter com os da empresa. Fique atento ao tempo que usa o
telefone, não imprima sem necessidade, desligue equipamentos que não estiver
usando etc. Pense como gasta e utiliza o que lhe oferecem.
• Seja discreto - preste
atenção no impacto que cada “movimento” pode produzir no ambiente: falar alto
demais, levantar-se com frequência, gesticular enquanto conversa etc. Esses
comportamentos podem incomodar seus colegas - sobretudo em ambientes abertos.
• Viagem corporativa não é
passeio – se por ventura você estiver em outra localidade por conta da empresa,
não se esqueça nem por um minuto que você está lá, representando-a como
profissional. Por mais que seja um hotel maravilhoso, você está lá a trabalho e
não em férias. Então, cuidado com sua vestimenta e com a forma que se posiciona
em cada situação.
• Confidencialidade é
fundamental – a empresa tem um pacto de confiança com você. Nomes de clientes,
pessoas e informações devem ser preservados. Procure avaliar cuidadosamente
para quem e com quem irá compartilhar o que sabe e as suas percepções. Aqui
vale tomar cuidado com o que se fala em elevadores, restaurantes e lugares
públicos. A pessoa com quem você está conversando pode ser a indicada para o
assunto, mas nunca se sabe quem pode estar ao lado.
E lembre-se: no trabalho,
você é avaliado o tempo todo e a sua imagem profissional é formada a partir de
como os outros te enxergam.
Texto de
Sofia Esteves
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