sexta-feira, 4 de agosto de 2017

DICAS DE SAÚDE - O QUE É GASTRITE?


Você já deve ter ouvido falar que todas as palavras terminadas com o sufixo ite se referem a algum tipo de inflamação. No caso da gastrite, a mucosa das paredes do estômago é que ficam inflamadas, causando dores e aquela sensação de queimação no estômago.

O problema pode ser causado por diferentes fatores, tais como o uso de medicamentos muito fortes, a ingestão excessiva de bebida alcoólica e a ingestão de alimentos contaminados. Os casos de gastrite podem ser crônicos ou agudos, conforme a apresentação dos episódios de inflamação: quando o episódio de inflamação tem curta duração, dizemos que a gastrite é aguda; já os casos crônicos podem durar meses e até anos. É aquele tipo de doença que acompanha a pessoa por toda a vida, e que precisa de cuidados constantes.

SINTOMAS DA GASTRITE

É comum que a pessoa com gastrite não apresente sintomas, o que dificulta bastante o diagnóstico e o tratamento. No entanto, algumas características podem ajudar na identificação. Veja abaixo alguns sintomas que podem aparecer em um quadro de gastrite:

·         Dor de estômago, que pode ser forte ou moderada;
·         Perda do apetite;
·         Azia;
·         Queimação no estômago;
·         Enjoo frequente;
·         Vômitos.

Se a inflamação estiver provocando feridas na parede do estômago, o vômito pode ter cor de borra de café e as fezes podem ficar escurecidas.
A Gastrite e a Alimentação

A alimentação está profundamente relacionada com os sintomas da gastrite. Por isso, é muito importante que a pessoa com o problema tenha cuidado redobrado com a sua dieta.

O uso de alimentos mais naturais é indicado, sobretudo aqueles que têm ação anti-inflamatória, como a hortelã, o gengibre e a couve. Os alimentos que irritam o estômago devem ser evitados. É o caso do café, dos alimentos gordurosos, das bebidas alcoólicas e da pimenta.

Quem sofre com a gastrite crônica deve evitar esses alimentos sempre. Quem tem crises agudas deve evitar até que os sintomas cessem.

O nervosismo também pode causar inflamações no estômago, por isso é importante tentar sempre manter a calma e evitar o estresse.
Tratamento Natural para a Gastrite

Vários chás também amenizam os sintomas da gastrite. Alguns deles já foram mostrados aqui na Receita  Natural, como é o caso do chá de verbena, da  paritária e da espinheira santa. Em todo caso, é fundamental que um médico seja consultado para o diagnóstico correto e tratamento adequado da doença. Qualquer um dos sintomas acima mencionados é razão para que você procure um especialista.

Uma gastrite não curada pode levar a um quadro mais grave, como uma úlcera, que é uma ferida no estômago que causa dores muito fortes, podendo comprometer ainda outros órgãos.

Fonte: Receita Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário