quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

COMPESA ESCLARECE RACIONAMENTO DE ÁGUA EM BELO JARDIM



O Gerente Regional GNR IPOJUCA, Bruno Adelino de Farias divulgou nota mostrando como está funcionando o racionamento de água em Belo Jardim e cidades que são abastecidas pelo Sistema Integrado Bitury / Ipojuca.

Abastecimento

Bruno Adelino: O sistema Integrado Bitury/Ipojuca funciona para as cidades de Belo jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una de forma igual, ou seja: Em uma semana a água vai para Belo jardim e Sanharó e na semana seguinte a água vai para São Bento do Una e Tacaimbó. Essa distribuição é equivalente na quantidade de dias, agora o que se diferencia é questão da distribuição da água em cada cidade.

Belo Jardim

Em Belo Jardim temos a cidade dividida em dois setores, sendo:  Centro, São Pedro, Edson Mororó Moura, Bom Conselho, Lagoa, Gameleira, Pontilhão, Felicianos e a Boa Vista, ficam 3 dias com água e 11 dias sem água; já os bairros Alto Limpo, Cohab I,II,III, Frei Damião, Viana e Moura, Maria Cristina, Tereza Mendonça, Floresta, Ponte Nova  e o Santo Antônio, ficam 4 dias com água e 11 dias sem água.
Volume ofertado para Belo Jardim: 166.233.600,00 (cento e sessenta e seis milhões duzentos e trinta e três e seiscentos) litros de água/mês.

Sanharó

Em Sanharó temos para toda a cidade 7 dias com água e 7 dias sem água.
Volume ofertado para Sanharó: 48.384.000,00 (quarenta e oito milhões trezentos e oitenta e quatro mil) litros de água/mês.

Tacaimbó

Em Tacaimbó temos uma situação muito pior na qual algumas ruas chegam a ficar até 30 dias sem água. A cidade é a que temos a pior situação, isso por conta da adutora que sai de Belo Jardim e leva a água para Tacaimbó, como ela é muito antiga e está muito avariada em alguns trechos ela não transporta água suficiente para atender de forma satisfatória a cidade de Tacaimbó, porém a COMPESA está com obra em na cidade pra melhorar essa questão do abastecimento.
Volume ofertado para Tacaimbó: 23.328.000,00(vinte e três milhões trezentos e vinte e oito mil) litros de água/mês.

São Bento do Uma

O município tem o racionamento de 7 dias com água e 7 sem água. O volume não foi possível medir no momento devido problemas técnicos.

Observação: As cidades de Cachoeirinha, Lajedo e Pesqueira não são mais abastecidas pelo sistema integrado Bitury/Ipojuca.

Belojardinenses tenham consciência e vamos acabar de vez com o desperdício de água, tais como: lavar carros, ruas, calçadas, demorar no banho, escovar os dentes com a torneira aberta etc. Tudo isso pode ser evitado, pois estamos à beira de um colapso.

Nossos mananciais estão secando e água, como todos devem saber, não se fabrica em lugar nenhum, a nossa única esperança é que chova o mais rápido possível, para não voltarmos ao drama de Belo Jardim voltar a ser abastecida por carros-pipa. 

Diga não ao desperdício de água. Belo Jardim agradece.    

Fonte: APAC - Agência Pernambucana de Águas e Climas

Nenhum comentário:

Postar um comentário