Desta vez, eu quero falar
sobre seis estratégias que explicam como reduzir, prevenir e lidar com o
stress. Em determinadas alturas da nossa vida todos nós já sentimos que não há
nada que possamos fazer para diminuir o nível de stress.
As contas não vão parar de
vir, nunca haverá mais horas no dia para todas as exigências, as
responsabilidades da carreira profissional ou da família serão sempre mais
exigentes, por tudo isto, as razões são muitas para nos vermos “presos” nas malhas do
stress.
A boa notícia é que todos
nós temos muito mais recursos ao nosso dispor do que provavelmente imaginamos.
Na verdade, a simples conscientização de que temos controle da nossa vida é o
alicerce da gestão de stress.
O stress pode ser
considerado como qualquer mudança à qual você tem de se adaptar
A gestão do stress começa
com a identificação das fontes de stress na sua vida. Isto não é tão fácil como
parece. As verdadeiras fontes de stress nem sempre são óbvias, e é muito fácil
ignorar os seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos indutoras de stress. Por exemplo, você pode
ter consciência de que está sempre preocupado com os prazos no seu trabalho,
mas talvez seja o seu adiamento, em vez das exigências do próprio trabalho que
lhe geram stress.
Confira comigo abaixo o
que pode ajudar você e a sua equipe a desviar o stress da rota que vocês estão
trilhando:
* Aprenda a dizer “não” –
Conheça os seus limites e tente cumpri-los. Seja na sua vida pessoal ou
profissional.
* Evite pessoas que lhe
provoquem stress incapacitante – se alguém consistentemente lhe trás stress
para a sua vida e você não consegue evitar que isso aconteça, limite o tempo
que passa com essa pessoa.
* Tente ganhar controle
sobre o seu ambiente – Se as noticias dos jornais e TV o faz ansioso, desligue
a TV ou feche o jornal. O tráfico deixa-o tenso, tente ir por um caminho com
menos tráfego.
* Evite tópicos “quentes”
– se fica facilmente chateado com assuntos religiosos ou políticos, ou outro
qualquer assunto que funcione como um gatilho para lhe disparar a resposta de
stress, evite, risque esses assuntos da sua lista de prioridades.
* Organize por prioridades
a sua lista de coisas a fazer – analise o seu calendário, responsabilidades, e
tarefas diárias. Têm-se muitas coisas para realizar, distinga entre os
“deveria” e os “tenho”.
* Tente perceber aquilo
que realmente importa – fazer e não aquilo que acha que deveria fazer. Tente
hierarquizar em termos funcionais as sua prioridades.
Otimismo
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