segunda-feira, 2 de julho de 2018

DICAS DE SAÚDE - TRATAMENTO NATURAL PARA O DIABETES


Cientistas de todo o mundo se preocupam atualmente com a ocorrência do diabetes. Por essa razão, diversas pesquisas buscam encontrar novos tratamentos para a doença, incluindo o uso de plantas e ervas.

Abaixo listamos alguns desses estudos:

Aveia: Estudos realizados em várias partes do mundo apontam para bons resultados no uso da aveia por pacientes diabéticos. 

O segredo, segundo especialistas, está na presença da β-glucana, um tipo de fibra que se une às moléculas de água. Quando isso acontece, há a formação de uma espécie de gel que dificulta a absorção de glicose durante a digestão. Por isso, o consumo da aveia pode inibir os picos de glicose, ajudando no controle do diabetes. Para esse fim, o farelo de aveia é o mais recomendado, porque tem maior quantidade de fibras.


Pata de Vaca: A pata de vaca é uma das plantas mais indicada para ajudar no controle do diabetes. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina comprovaram que o extrato da pata de vaca auxilia na redução da glicose.

 Os estudos ainda precisam ser desenvolvidos, mas, no futuro, essas descobertas podem evoluir para a fabricação de um remédio para o diabetes feito a partir da pata de vaca.

Batata Yacon: Um estudo na Faculdade de Franca mostrou a eficácia da batata Yacon (Polymnia sonchifolia), considerada um alimento funcional. Na pesquisa, foi estudada a capacidade que a yacon tem de controlar os níveis de glicemia em diabetes tipo 2. Foram medidos os níveis de glicemia antes e depois do período de teste que ocorreu durante 28 dias. Indivíduos do sexo feminino com 50 anos apresentava um índice de 296,0 mg / dl ao passo que ao fim do período este valor caiu para 275,0 mg/dl.

Já para o indivíduo masculino, a redução saiu de 191,0 mg /dl para 138,0 mg /dl. Em ambos os casos, a redução foi significativa o que leva a acreditar que o consumo contínuo em níveis moderados pode complementar e auxiliar a diminuir os níveis glicêmicos em indivíduos com diabetes Mellitus.

 Carqueja: A carqueja também é muito indicada popularmente para tratamento do diabetes. Assim como no caso da pata de vaca, estudos realizados endossam o uso popular da planta, revelando que ela pode sim ter um efeito redutor da glicemia. No entanto, é necessário que essas pesquisas sejam realizadas em humanos de diferentes formas para que esses resultados sejam realmente comprovados.

Eucalipto: E o chá de eucalipto? Testes realizados com camundongos revelam uma possível redução do índice glicêmico com a ingestão da planta. De acordo com os cientistas, essa redução parece ser explicada pela estimulação da secreção da insulina pelas substâncias contidas no eucalipto. Isso quer dizer que a planta tende a funcionar melhor em pacientes que produzem insulina em quantidade reduzida, mas não naqueles em que o pâncreas deixou de produzir o hormônio. Assim como no estudo anterior, também é necessário que outros testes sejam realizados para que se comprove de fato a ação antidiabética  do eucalipto.

Conclusão

Com todas essas informações, podemos concluir que a ciência vem investigando o uso de chás e plantas medicinais no tratamento do diabetes, alcançando resultados bastante positivos. Isso não quer dizer, contudo, que você deve abandonar o tratamento médico, comer doces e simplesmente apostar nos tratamentos naturais.

Para fazer um bom uso dessas plantas o ideal é conversar com o seu médico, fazer exames periódicos e, claro, seguir todas as recomendações do especialista.

 Fonte: Receita Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário