quarta-feira, 18 de julho de 2018

DICAS E RECEITAS PARA VOCÊ DORMIR BEM


Ter uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde. No entanto, diversos fatores podem contribuir para a insônia. Quando estamos nervosos ou ansiosos por algum motivo, é normal que o sono não venha por uma noite, mas se o problema persiste por vários dias consecutivos, é possível que a insônia seja considerada como crônica. Por isso, é muito importante consultar um médico quando observamos qualquer problema relacionado ao dormir.

Causas da Insônia:

De um modo geral, problemas para dormir estão relacionados a várias causas. Algumas delas são:

·         Prática de exercícios físicos ou outra atividade estimulante durante a noite;
·         Falta de horários para dormir, acordar e se alimentar regularmente;
·         Uso de dispositivos que emitem muita luz como televisão, computador, celular e videogames antes de dormir;
·         Consumo de bebida alcoólica, chás, café e medicamentos estimulantes em horário noturno;
·         Depressão, estresse e outros fatores psicológicos;
·         Distúrbios específicos do sono, como a apneia, que interferem no descanso noturno.

Dessa forma, algumas mudanças relacionadas a esses fatores podem contribuir para a melhoria do sono. Em outros casos, é necessário que um médico receite medicação adequada. Os chás e fitoterápicos também são bastante indicados para contornar a insônia.

ERVAS CALMANTES E SEDATIVAS

Existem diversas plantas e ervas que possuem propriedades calmantes. Por isso, o uso  dessas ervas pode levar a uma melhoria na qualidade do sono. A camomila, por exemplo, contêm substâncias tidas como sedativas, que atuam diretamente no sistema nervoso central. Outro alimento que, apesar da má fama, pode melhorar o sono é a banana, que possui grandes quantidades de triptofano. Vejamos algumas receitas de chás eficazes para controlar a insônia:

Chá de Maracujá e Camomila

Ambos os ingredientes são calmantes naturais, diminuindo a ansiedade e melhorando a qualidade do sono. Para fazer o chá, você vai precisar de:

    1 colher (chá) de folhas secas de maracujá
    1 colher (chá) de flores e folhas secas de camomila
    250 ml de água filtrada

Coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e junte as folhas de maracujá e a camomila. Tampe a chaleira de deixe descansar abafado por 5 minutos. Após esse tempo coe e beba morno antes de se deitar todos os dias. O ideal é consumir o chá cerca de 1 hora antes do seu horário normal de dormir e não fazer atividades estimulantes após tomá-lo.

Chá de Capim Limão Com Leite.

O capim-limão, também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira, é ótimo para ajudar a combater a insônia. O chá feito com a planta é uma boa opção, mas nessa receita você aprenderá a usar o capim junto com o leite. Os ingredientes são:

    1 xícara (chá) de leite
    1 colher (sopa) de folhas secas de capim-limão
    2 colheres (sopa) de açúcar
    1/4 de xícara (chá) de água

Primeiramente, junte o leite e as folhas de capim limão em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver desligue, abafe e reserve. Enquanto isso,  misture a água com o açúcar em uma panela e cozinhe em fogo baixo até obter uma calda. Depois coe o leite, junte a calda quente e misture bem. Se for o caso, leve tudo novamente ao fogo para ficar quentinho. Beba cerca de 30 minutos antes de ir se deitar todos os dias.

Chá Gelado de Erva Cidreira

A erva cidreira também pode ser usada nos casos de insônia leve. Além do chá tradicional, você poderá aproveitar os benefícios da planta com esta receita gelada bem saborosa. É necessário:

    1 colher (sopa) de erva cidreira picada
    1 xícara (chá) de água
    suco de 1/2 limão espremido, mel e gelo a gosto.

O preparo é muito simples. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida. O chá gelado pode ser consumido antes de dormir ou em pequenas quantidades durante o dia para reduzir a ansiedade.

Cuidados e Contraindicações

    A camomila deve ser usada com cautela, pois o consumo em excesso pode causar excitação e insônia, apesar do efeito sedativo;
    Pessoas com úlceras sépticas deve evitar a ingestão de capim limão;
    Mulheres grávidas e pessoas com hipotensão não devem ingerir folhas de maracujá.

Fonte: Receita Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário