domingo, 27 de setembro de 2015

SAIBA COMO A LUA AFETA A VIDA NA TERRA.


À espera do eclipse: saiba como a lua afeta a vida na Terra.
 Do corte de cabelo ao comportamento dos animais, o satélite da Terra é creditado por ter influências diversas.

O eclipse total de uma Superlua poderá ser visto no céu do Recife neste domingo. O fenômeno, que é raríssimo, ocorrerá enquanto a lua estiver em sua posição mais visível – e portanto com aparência maior e mais brilhante. Além dos efeitos sob a maré e no comportamento de animais, as fases da lua, para muita gente, podem ser responsáveis por atitudes estranhas das pessoas, por condições médicas e até pelo crescimento do cabelo. Mas será? 

Confira uma lista com cinco mitos e verdades sobre a lua.

Animais e a lua cheia

Quando a lua está cheia, há mais luminosidade na terra, portanto a caça dos animais é influenciada. Segundo estudos do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), os pequenos mamíferos – como roedores e gambás – são mais ativos durante períodos de lua nova, quando a noite é mais escura, e mais reclusos na lua cheia. Isso porque neste período eles ficam mais susceptíveis a se tornarem presas de outros animais.

 O contrário acontece com os lobos: eles saem mais para caçar durante esse período, e uivam para o seu grupo – não para a lua - para chamá-los. Além disso, animais domésticos podem se acidentar mais durante o período, segundo o Journal of the American Veterinary Medical Association, pois saem mais de casa durante a noite nestes dias.

A lua e o sono

Segundo estudo publicado na revista científica Current Biology, que acompanhou  33 voluntários, as fases da lua podem, sim, afetar as noites de sono. Durante a lua cheia as pessoas costumam demorar mais a pegar no sono e, ainda, a acordar mais rapidamente do descanso. Além disso, a atividade cerebral relacionada ao sono dos pesquisados caiu mais de 30% durante o período. 

As marés

Existe uma espécie de atração dos oceanos pela lua. Isso causa as marés, que são a elevação e o abaixamento das águas do mar. Mas a lua, apesar de ter influência bastante superior, não age sozinha: ela depende também do sol. Os níveis das águas dependem da intensidade da atração de ambos sobre o planeta Terra. Para a maré encher, é preciso que o sol, a lua e a Terra estejam alinhados, para que a atração gravitacional entre eles seja ampliada e o nível da água suba.

Influências sobre o cabelo

Há quem acredite que a lua influencia no crescimento dos cabelos. Para a astrologia, a lua crescente ajuda no crescimento dos fios por ser um período de fertilidade, enquanto a lua minguante é mais indicada para manter os cabelos curtos e a lua nova para momentos de mudanças. Já a lua cheia costuma dar mais volume aos fios. Apesar da crença, nenhum estudo científico comprovou, até hoje, qualquer relação entre o satélite e as madeixas.

A fertilidade 

Devido à forte crença popular, diversos estudos científicos foram realizados para verificar a ligação entre fertilidade e o ciclo lunar. Muita gente acredita que grávidas podem ter mais tendência a dar a luz em noites de lua cheia, e que as fases podem também influenciar na possibilidade de gravidez – esta última é sustentada pela coincidência da duração entre o ciclo menstrual regular e o ciclo lunar, 28 dias.

Porém, diversos estudos foram realizados desde a década de 50 – especialmente em universidades norte-americanas, como a University of California, Los Angela (UCLA) – e não encontraram quaisquer evidências. 

Fonte: Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário