Atenção ao que se propõe - Uma leitura cuidadosa da
proposta de redação evita que o candidato fuja do tema ou só o tangencie.
Examine a antologia - Trechos selecionados pela prova
cumprem a tarefa de provocar a reflexão acerca da situação problema em
questão.
Siga as instruções - Desrespeitar o mínimo de 8 e o
máximo de 30 linhas escritas, bem como não entregar a prova à tinta, podem
desclassificar o candidato.
Faça um rascunho - É nessa etapa que se organizam as ideias, esquematizando-as em
parágrafos para que se organizem segundo a estrutura clássica da dissertação:
introdução (apresentação da tese a ser defendida); desenvolvimento
(argumentos que justifiquem a tese); conclusão (parágrafo final em que se
expõe uma solução ou desfecho para o tema).
Norma culta - O domínio da língua não implica
necessariamente um texto rebuscado. O ideal é que seja correto e simples.
Convém evitar períodos longos demais e vocabulário pedante, bem como clichês
e generalizações vazias.
Marcas de oralidade - Expressões da fala cotidiana, como "né", "ok" ou
"tá, por exemplo, não têm lugar numa redação. Palavras obscenas também
devem ser evitadas, a menos que indispensáveis ao tratamento do assunto.
Sem internetês - Abreviações do tipo
"vc", "hj", "td", etc., podem tirar pontos de
uma redação que não está na situação de comunicação que exige o internetês.
Nenhum leitor é obrigado a entender a linguagem dos computadores. Convém não
usar nenhum tipo de abreviação não explicada, pois se corre o risco de fazer
uma abreviação equivocada.
Manter a pessoa do discurso
- Convém manter a mesma pessoa do discurso ao longo de todo o texto -
seja a 3ª do singular ("entende-se que ela tenha agido assim...")
ou a 1ª do plural ("vivemos uma era tecnológica...").
Revisão final - É
aconselhável ler o texto depois de terminá-lo, para que não passem possíveis
deslizes gramaticais, erros de concordância, etc. Além disso, repetições e
redundâncias, comuns quando se escreve com pressa, podem colocar a redação a
perder.
Exercite - Escrever e reescrever textos ajuda a criar hábito.
Fonte: Revista Língua
Portuguesa
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