quinta-feira, 4 de setembro de 2014

COMPORTAMENTO NO TRABALHO - MUITA ATENÇÃO.



Veja atitudes que devem ser evitadas no ambiente de trabalho para preservar seus relacionamentos e carreira.

Estar atento às atitudes cotidianas no ambiente de trabalho pode ser muito útil a carreira.

 A consultoria especializada em recrutamento Vagas Tecnologia fez uma lista com 10 hábitos negativos que precisam ser identificados e cortados, sob pena de criar conflitos com colegas e comprometer indicações futuras.

“Parece sutil, mas adotar uma postura positiva no trabalho ajuda no conforto e na resolução de problemas e conflitos”, diz a Especialista em Recursos Humanos da Vagas Tecnologia Erica Isomura. As orientações passam principalmente pelo respeito aos colegas de trabalho.

O QUE EVITAR:
1.    Exagero nas redes sociais: Não deixe de fazer seu trabalho para ficar navegando, até porque isso também pode prejudicar seus colegas.
2.    Celular com toque alto: especialmente quando é uma música muito alta e dançante. Mantenha na função “vibrar ou silencioso”.
3.  Usar dois fones de ouvido com música alta: ignorar o ambiente externo é desagradável para quem tenta falar com você, além de lhe deixar isolado do que está acontecendo na sala.
4.    Fofoca: Não é legal em lugar nenhum, ainda mais no ambiente de trabalho. Além de ser malvisto por gestores, o hábito pode lhe trazer inimizades e lhe levar a cometer gafes e injustiças.
5.    Polemizar: Muito cuidado ao defender uma ideia ou conceito de forma intransigente e também ao debater assuntos polêmicos como política, religião e futebol. Um desencontro de opiniões pode abalar a relação profissional. Aprenda a ouvir e considerar novas ideias.
6.    Reclamar que “A empresa não tem jeito, nada dá certo, tudo está errado, nunca vai mudar”; Outro tipo de frase negativa que não contribui e só mostra que você está insatisfeito e não toma atitude diante disso.
7.    Dizer “Sempre foi assim e você não mudará isso”; outro tipo de “lamento” inútil e que só demonstra a dificuldade de um profissional em lidar com o novo.
8.    Dizer “Eu não ganho para isso”: Esse tipo de reclamação não ajuda em nada, só lhe coloca como alguém que não gosta do que faz e não está disposto a colaborar. Além disso, novas oportunidades poderão surgir nessas situações.
9.    Reclamar que “Fulano é um babaca mesmo, Sicrano é um idiota”: Xingamentos e rispidez demonstram imaturidade profissional e despreparo emotivo. Os conflitos precisam ser resolvidos sem partir para campo emocional / pessoal.
10. Ser o dono da razão: ter razão não pode ser mais importante que o resultado.  Atitudes e busca por soluções sempre prevalecem.

A auto avaliação é essencial, mas às vezes problemas como os citados acima estão nos colegas. A abordagem depende muito do nível da intimidade que se tem com o outro. Mas, Erica diz que, para estas situações é que se tenha muita atenção no que vai ser dito, de forma calma, levar o colega a refletir sobre aquela atitude. Até porque, na maioria das vezes, a pessoa fica mais ofendida pela forma que  pelo conteúdo.

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