terça-feira, 3 de setembro de 2013

SUS OFERECE VACINA CONTRA CATAPORA A PARTIR DESTE MÊS



De acordo com o Ministério da Saúde, a Tetra Viral - uma atualização da Tríplice Viral - irá imunizar contra Caxumba, Sarampo, Rubéola e Varicela.


A partir deste mês o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a vacina contra catapora no calendário nacional de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, a Tetra Viral - uma atualização da Tríplice Viral - irá imunizar contra Caxumba, Sarampo, Rubéola e Varicela, mais conhecida como Catapora. Até hoje, a imunização gratuita contra a doença era feita apenas em casos de surto. Uma dose na Rede Particular de Saúde custa, em média, R$ 150. 


A nova vacina será aplicada em duas doses: a primeira quando a criança completar um ano e a segunda aos quatro anos de idade. A incorporação da doença ao Programa Nacional do Ministério da Saúde foi possível a partir de uma parceria firmada com um laboratório privado britânico, em agosto do ano passado, que permite a produção nacional da Tetra Viral.

Segundo a pasta, por ano cerca de 11 mil pessoas são internadas pela doença. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a nova vacina poderá evitar mais de 160 mortes a cada ano. Com a inclusão, a ideia é reduzir em 80% as internações pela doença.

A vacina Tetra Viral tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. A previsão do ministério é que a vacina esteja disponível em todos os 34 mil pontos de vacinação até o final do mês.

Fonte: O Estadão de São Paulo

Entenda a Catapora


A Catapora (ou Varicela), altamente contagiosa, atinge, principalmente, crianças de 1 a 6 anos de idade. A transmissão acontece por contato e por via respiratória. Ambientes pouco ventilados, creches e escolas são propícios para a disseminação do vírus. Por conta disso, a melhor forma de prevenir o seu filho é por meio da vacinação.

Febre alta (acima de 38°C) e manchas avermelhadas pelo corpo são os primeiros sinais. Logo, formam-se pequenas bolhas que se rompem e viram feridas. Durante cerca de três dias, as bolhas surgem por levas: enquanto umas secam outras nascem no corpo da criança. As bolhas podem aparecer também nas mucosas: na boca, na conjuntiva, na área genital.

Durante essa fase, há risco de transmissão. Por isso, se você tem mais de uma criança em casa e um de seus filhos pegou a doença, leve-os ao pediatra e evite que durmam no mesmo quarto. Objetos pessoais devem ficar separados para evitar o contágio. Somente após de 5 a 7 dias, as últimas bolhas secam, formando crostas.

A Catapora não oferece grandes riscos, mas como as bolhas coçam, é preciso evitar que a criança crie um machucado em cima delas para não haver inflamação local e cicatriz. Não há medicamento específico, a não ser aqueles para combater os sintomas, como a febre e a coceira.

Abaixo, dicas fundamentais para evitar complicações:

- Corte sempre as unhas do seu filho e deixe-as limpas;
- Evite que ele tenha contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;
- Coloque roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
- Tente fazer com que seu filho repouse, principalmente enquanto tiver febre;
- Ofereça alimentos leves e muito líquido.

Fonte : http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2013/09/sus-comeca-oferecer-vacina-contra-catapora.html


Parte inferior do formulário




Nenhum comentário:

Postar um comentário