sexta-feira, 27 de setembro de 2013

BOAS MANEIRAS - ETIQUETA PARA TODOS



Cada um de nós carrega consigo a responsabilidade de promover uma convivência saudável com os outros, mesmo enfrentando os mais diversos temperamentos. Para tanto, não é preciso mudar de personalidade, mas convencer-se de que temos de promover um bom entendimento entre as partes que se comunicam.

De vez em quando observo pessoas que, equivocadamente, assumem atitudes prejudiciais no seu trabalho e até no grupo de amigos. Muitos cometem enganos porque no impulso de uma discussão, começam a falar alto, gritar mesmo, como se dessa maneira se fizessem ouvir. Tudo isso pode ser revertido para uma comunicação positiva quando criamos uma sensação de bem-estar entre as partes que dialogam.

ORIENTAÇÕES

Tenha certeza de que as normas de convivência, chamada de etiqueta, vão facilitar seu relacionamento e estão ao alcance de todos, independentemente de classe social.
1 – Respeite – para ser respeitado.
2 – Lembre-se – que as diferenças de ideias, religião, raça e cor existem e devemos aceitá-las. Isso é democracia!
3 – Saiba que você não é o melhor – mas igual a quem está no seu lado a conversar. Somos todos sujeitos a erros, mesmo que um possua melhor conhecimento que o outro.
4 – Mesmo que o seu estilo seja fashion – evite os exageros no uso de roupas, joias e acessórios. Você pode até chamar atenção, mas vai se transformar numa figura ridícula.
5 – Evite humilhar para sobressair-se – isso demonstra insensibilidade, pequenez e maldade.
6 – quando alguém lhe tirar do sério – conte até dez e só depois fale diretamente com a pessoa sobre o ocorrido.
7 – apesar de fofoca ser o passatempo de todos, cuidado, pode se tornar em algo sério quando atinge a dignidade de outro.
8 – seja elegante – tenha um vocabulário atualizado, faça restrição ao palavrão, seja Cortez, vista-se de acordo com o seu perfil e com a ocasião.
9 -  Honre – os compromissos assumidos.

Autora: Carmen Peixoto – Jornal do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário