sábado, 31 de agosto de 2013

O TAMANHO DO MUNDO - REFLEXÃO



O mundo é pequeno se somos grandes; o mundo é enorme se nos sentimos pequenos.

A diferença do tamanho do mundo de uma pessoa para a outra depende do tamanho que cada um dá ao que está à sua volta, à importância que têm os problemas, à sua atitude de olhar pra frente, para trás, para cima ou para baixo. 

Crianças têm sempre a impressão que tudo é gigante. Elas dão suas pequeninas mãos aos adultos, precisam dar três ou quatro passos a mais para acompanhá-los e essa "distância" entre os dois mundos, infantil e adulto, faz com que ela ou acredite cegamente, ou tema.

Somos,  quão e quantas vezes, quais crianças pequeninas face aos nossos problemas. Os vemos como adultos sérios e devoradores e nos tornamos ainda menores no espaço que ocupamos. 

Essa atitude nos reduz, impossibilita aquele crescimento que nos tornará homens e mulheres grandes o bastante para enxergar o mundo olhando nos olhos dele, vendo os problemas não como montanhas difíceis de subir ou atravessar, mas como desafios os quais podemos vencer.  
 O mundo é o mesmo para todos, com seus espaços, constelações, travessias, mares, tragédias e campos floridos. Somos nós, individualmente, gigantes ou pequenos, crianças indecisas ou adultos  destemidos.

Somos a força pela qual outros podem se guiar ou aqueles que estão sempre estendendo a mão ou dando três ou quatro passos a mais para acompanhar o ritmo das intermináveis caminhadas daqueles que seguimos.

Somos a gota pequenina que se repousa na folha ou o vento impetuoso que a carrega onde quer. Somos nossas atitudes somadas, no bom ou no ruim, que conhecem Aquele que nos colocou no mundo ou persistem em querer se descobrir.

Somos, aos olhos de Deus e com o mesmo amor, aqueles que se levantam e andam ou os que fazem no dia-a-dia os milagres que dão sentido à existência.





TRATAMENTO FITOTERÁPICO


NUNCA DEIXE DE SONHAR



Todo ser humano possui sonhos. Sonhos grandes, sonhos pequenos, sonhos... Sonhos nascem a cada dia, a cada hora, a cada minuto. Sem percebermos, um sonho nasce dentro do nosso coração. Sonhos nos motivam a viver, a continuarmos caminhando.

Vivemos, na verdade, na busca da realização dos nossos sonhos. Às vezes, pessoas que estão ao nosso redor. Tentam matá-los com palavras de pessimismo. Acham que, se não podem realizar seus sonhos, as outras pessoas também não merecem realizar os seus...

Puro egoísmo. Muitas vezes, achamos que não conseguiremos realizá-los, que eles estão muito distante de nós. Ou achamos que não merecemos, porque não somos ninguém. Se não acreditarmos neles, os perderemos.

Temos que tirar do baú os sonhos, caso contrário, eles envelhecem e assim não conseguiremos mais realizá-los, a realização vem pela luta, esforço e persistência. Caminhar ao lado de pessoas que nos motivem a sonhar e a persistir nos mesmos é muito importante.

É um passo para a realização deles. Mesmo que tudo leve a pensar que parece impossível, não desista do seu sonho. Busque forças dentro de você. Peça ajuda a Deus. Nenhuma oração volta sem resposta. Acredite que tudo pode acontecer quando desejamos do fundo do coração.

Acredite na beleza dos seus sonhos e na capacidade de realizá-los.
Você é capaz! Sonhe sempre. Nunca deixe de sonhar e você será sempre um vencedor.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O O ALIMENTO QUE VOCÊ CONSOME EM CASA É SEGURO?



Aprenda alguns cuidados essenciais para manter a qualidade e segurança dos alimentos.

As doenças transmitidas por alimentos - DTAs são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. A maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.


Para evitar esse tipo de contaminação, devemos iniciar os cuidados com a alimentação já no supermercado. Por isso, antes de comprar um produto, sempre verifique a embalagem, que deve estar intacta e não compre latas de alimentos que estejam estufadas ou enferrujadas. Lembre-se de consultar o prazo de validade do produto.

Inicie suas compras pelos produtos não perecíveis e por último os produtos perecíveis que necessitam de refrigeração, como carnes e lácteos, assim, você evitará que os produtos fiquem abaixo da temperatura ideal.

Para reduzir os riscos de contaminação, as frutas e hortaliças que serão consumidas cruas devem ser higienizadas corretamente. Retire folhas e partes deterioradas, no caso de vegetais folhosos lave folha por folha em água corrente e as frutas e legumes, lave um a um. Coloque em solução clorada e enxague em água corrente. Para água sanitária a diluição indicada é 200ppm (1 colher de sopa para um litro) por 10 minutos, para produtos específicos, utilize a recomendação do fabricante que consta no rótulo. Coloque em recipiente tampado e mantenha em refrigeração até o momento que for utilizar.

A água utilizada para o preparo de alimentos deve ser potável, evitando riscos de contaminação, por isso, esteja sempre atento às condições de limpeza de sua caixa d’água.

Higienize embalagens como caixas de leite e latas antes de utilizar. E após abrir a embalagem verifique as recomendações do fabricante em relação à armazenagem e prazo de validade após aberto.

Faça a escolha e separação de grãos como arroz e leguminosas como feijão, evitando perigos físicos, como pedras, pedaços de madeira.

O cozimento é uma etapa muito importante para eliminação de microrganismos, por isso, não consuma carnes e ovos crus ou mal passados.

Cuidado com a temperatura dos alimentos! Alimentos prontos não devem permanecer em temperatura ambiente por período superior a 30 minutos, pois aumentará a proliferação de microrganismos. Além disso, não descongele alimentos em temperatura ambiente, o ideal é que o alimento permaneça em refrigeração tempo suficiente para descongelá-lo, se precisar utilizar um alimento congelado imediatamente, utilize o micro-ondas.

Armazene os alimentos corretamente. Na geladeira, reserve as prateleiras superiores para as preparações prontas para o consumo, prateleiras do meio para alimentos pré-preparados e as prateleiras inferiores para alimentos crus. Evite abrir a geladeira quando não houver necessidade evitando alterações na temperatura.
Com algumas mudanças em seu dia a dia, você garantirá a qualidade dos alimentos à mesa! 
Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ONGS ENALTECEM MÉDICOS E MÉDICAS CUBANOS


ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO



        Ter uma rotina corrida nos dias de hoje é super  normal. Você tem que conciliar a boa parte do tempo que passa no trabalho com o seu lado social, familiar, educacional, entre outros.
         Como não dá para fazer render o dia para além das 24h, é preciso se planejar e se organizar também nessa área da vida. Só assim para você conseguir ser eficiente no que precisa fazer e ficar mais tranquilo, com a mente e as tarefas em dia.

Lista na ponta do lápis
         Pense no que precisa ser feito, nos prazos e objetivos a cumprir. Anote tudo em um lugar que seja fácil de ver, como uma agenda, um calendário, um mural. Pode ser feita a qualquer momento, basta começar!

Tarefas diárias
         Dependendo da rotina de trabalho, há tarefas diárias diferentes. Uma boa forma de manter tudo em dia é fazendo uma lista (diária, semanal ou mensal) de acordo com as necessidades e o seu planejamento.

Ideias para realizar no dia a dia do trabalho:

- Atualizar-se das notícias (jornal online ou físico, noticiário na tevê, rádio jornal, etc);
- Conferir e responder todos os e-mails da caixa de entrada;
- Anotar dúvidas e comentários;
- Organizar ideias e coisas (mesa de trabalho, gaveta de arquivos, revistas e livros, etc).
Faltou algum item? É só complementar com o que falta na sua lista pessoal e botar a mão na massa. Quem ganha com isso é só você!

4 coisas para você evitar
- Ficar adiando os compromissos. Fazer as coisas em cima da hora aumenta a ansiedade e a probabilidade de erros, além de poder atrapalhar o trabalho dos outros.
- Atividades que distraiam do foco principal. Pode ser programa de bate-papo, vídeos na internet, músicas, redes sociais, etc. Procure voltar a sua atenção para uma tarefa de cada vez.
- Dar a mesma importância para todas as tarefas. Se você dividir por prioridade e começar a fazer pelo mais urgente, pode ser mais fácil.
- Embaralhar compromissos pessoais com os profissionais. Tente agendar os dois durante o tempo livre da semana.