sexta-feira, 7 de novembro de 2014

LÍNGUA PORTUGUESA - O BERÇO DA PALAVRA



"CANTAR  A  CAPELA"

A origem popular da expressão que indica a interpretação musical entoativa e sem instrumentos.


Expressão de origem italiana ( a cappella ) - "cantar a capela" - designa uma interpretação musical sem qualquer acompanhamento instrumental. Nessas interpretações só se escuta, por conseguinte, a voz do cantor ou cantores.

Vem da prática do canto gregoriano - instituído pelo papa São Gregório Magno no final do século 6º.  Era executado apenas por vozes de monges que, muitas vezes, se dispunham a cantar numa capela lateral da igreja, daí o berço da expressão.

A propósito, a voz humana é considerada o mais perfeito instrumento musical conhecido. Basta experimentar, por exemplo, a sensação de escutar a Ave Maria de Gounod na sublime interpretação do tenor Beniamino  Gigli no interior de uma igreja vazia.

Sem falar no fenômeno vocal da peruana Yma  Sumac, cuja extensão vocal conseguia emitir notas agudíssimas, que soavam como o canto dos pássaros, e graves que chegavam abaixo da tessitura de um barítono, em verdadeiras acrobacias vocais - inimaginável coloratura jamais atingida por alguém na história da música.

Entre nós, certas audições de A Capela, com Maria Lúcia Godoy, deixam inesquecível recordação. Haja sensibilidade...

Fonte: Revista Língua Portuguesa




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário