terça-feira, 12 de agosto de 2014

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO - CAFÉ FAZ BEM OU MAL PARA SAÚDE?



O café ou cafezinho, como é carinhosamente chamado, é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo e desperta verdadeira paixão. Essa preferência envolve alguns dilemas: afinal, café faz bem ou faz mal para a saúde?

O Lar Natural conta tudo para vocês!

O que que o café tem?

O café é rico em cafeína, antioxidantes (ácidos clorogênicos), vitamina B3, aminoácidos, lipídios e os minerais ferro, cálcio, manganês e potássio. Uma xícara de café de 100ml contém, em média, 40 mg de cafeína.

Os benefícios que o consumo moderado nos traz?

O consumo moderado de café (3 a 4 xícaras por dia) traz muitos benefícios para a saúde, atuando na prevenção de depressão, diabetes, insuficiência cardíaca, mal de Parkinson, câncer de cólon e cálculos biliares.

Aumenta o metabolismo basal, ajudando emagrecer, melhora a concentração e a memória e, ainda, é um ótimo energético para a prática de atividade física. Tem propriedade antioxidante, que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce.

O que o consumo em excesso nos causa?

O excesso de café pode causar ansiedade, irritabilidade, dor de cabeça e dificuldade para dormir. Sua ação diurética, na alta dosagem, causa perdas importantes de nutrientes e, juntamente com a ação acidificante do sangue, faz com que o organismo fique mais vulnerável a infecções, como cistite e outros distúrbios causados por fungos.

Acredita-se que o consumo excessivo, ainda, esteja relacionado com pólipos no aparelho digestivo, doença fibroquística, redução da oxigenação dos neurônios, irritação estomacal (principalmente em pessoas com gastrite), osteoporose e infertilidade. É contraindicado para pessoas com arritmia cardíaca.

Café x dor de cabeça

A cafeína em excesso pode causar dor de cabeça, mas na dose certa, e para dores de cabeça causadas pela constrição dos vasos sanguíneos, a ação vasodilatadora da cafeína tem efeito positivo no alívio da dor. Tanto é que a cafeína está presente em vários analgésicos.

Café x colesterol

O cafestol e o caveol são substâncias presentes no café que muitos acreditam aumentar o colesterol e, consequentemente, favorecer as doenças cardiovasculares. A boa notícia é que o café coado (coador de papel ou pano) retêm as duas substâncias e praticamente elimina seus efeitos.

Como vimos, o café é mocinho e vilão ao mesmo tempo. O que define seu papel na nossa saúde é a maneira que consumimos. Lembrando que os efeitos  nocivos do consumo excessivo de cafeína não se restringe apenas ao café, mas também de chá mate, verde, preto, guaraná, refrigerante sabor cola e cacau.

Fonte: Lar Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário