Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas
existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados
são pássaros sob controle. Engaiolados,
o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados têm sempre um dono.
Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que
são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo.
Existem para dar aos
pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o
voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser
encorajado.
Esse simples aforismo nasceu de um sofrimento: sofri, conversando com professores em escolas. O que eles contam são relatos de horror e medo. Balbúrdia, gritaria, desrespeito, ofensas, ameaças… E eles, timidamente, pedindo silêncio, tentando fazer as coisas que a burocracia determina que sejam feitas, como dar o programa, fazer avaliações… Ouvindo os seus relatos, vi uma jaula cheia de tigres famintos, dentes arreganhados, garras à mostra – e os domadores com os seus chicotes, fazendo ameaças fracas demais para a força dos tigres.
Sentir alegria ao sair de casa para ir à escola? Ter prazer em ensinar? Amar os alunos? O sonho é livrar-se de tudo aquilo. Mas não podem. A porta de ferro que fecha os tigres é a mesma porta que os fecha com os tigres. Violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola? Ou violenta será a imóvel gaiola que o prende? Violentos, os adolescentes? Ou serão as escolas que são violentas?
As escolas serão gaiolas?
Vão falar-me da necessidade das escolas dizendo que os adolescentes precisam de
ser educados para melhorarem de vida. De acordo. É preciso que os adolescentes,
que todos tenham uma boa educação. Uma boa educação abre os caminhos de uma
vida melhor.
Mas eu pergunto: as nossas escolas estão a dar uma boa educação? O
que é uma boa educação? O que os burocratas pressupõem sem pensar é que os alunos
ficam com uma boa educação se aprendem os conteúdos dos programas oficiais. E,
para testar a qualidade da educação, criam mecanismos, provas e avaliações,
acrescidos dos novos exames elaborados pelo Ministério da Educação.
Pobres professores, também engaiolados… São obrigados
a ensinar o que os programas mandam, sabendo que é inútil. Isso é um hábito
velho das escolas.
Mas eu sei
que há professores que amam o voo dos seus alunos. Há esperança…
( Rubem Alves )
Nenhum comentário:
Postar um comentário