VOCÊ SABE PLANEJAR O SEU TEMPO
Em vez de viver reclamando que não tem tempo, que tal tentar
planejar melhor suas atividades? É fundamental que o tempo seja encarado como
um recurso estratégico, alerta Tiago Siqueira, consultor em gestão da TGI
Consultoria. Pesquisa da Triad PS Consultoria especializada em produtividade e
administração do tempo, revela que, no trabalho, cerca de duas horas por dia são
gastas com atividades improdutivas. “Mais de 60% das pessoas marcam consultas médicas, 56% fazem comparas
online e ainda há 11% que utilizam o tempo no trabalho para ver pornografia”,
detalha Christian Barbosa, CEO da empresa.
Confira dicas dos dois consultores para fazer seu dia render
mais.
1 – Organize-se:
Deixe o ambiente de trabalho sempre em ordem para saber onde encontrar o que
precisa. A organização reflete na otimização do tempo.
2 – Mantenha uma
agenda: Ajuda a organizar tanto a vida pessoal como profissional. Monte um
roteiro com as atividades que precisam ser realizadas ao longo do dia.
3 – Eleja prioridades:
Se, depois de fazer o planejamento para aquele dia, você observar que não terá
tempo suficiente para executar tudo, eleja prioridades. O que for opcional deve
ser remanejado para outro dia.
4 – Tenha foco:
No trabalho, concentre-se no que elegeu como prioridades e fuja de distrações
como internet e televisão.
5 – Faça do celular um
aliado: A maioria dos aparelhos oferecem ferramentas que ajudam a
administrar o tempo, desde o mais básicos, como agenda, a mais completos, como
aplicativos específicos para organizar seu dia a dia.
6 - Cuidado com as redes sociais: Ferramentas como facebook e
Twitter podem auxiliá-lo no trabalho, mas tem gente que perde o controle e
acaba perdendo grande parte do dia apenas batendo papo, vendo fotos e
comentários dos amigos.
7 – Aprenda a negar:
“Quem diz sim sem refletir pode ficar preso a tarefas que vão demandar tempo
que poderiam ser evitadas. Como você aceitou, acaba ficando em dívida”. Diz
Tiago Siqueira. Mas tome cuidado para não enxergar no “não” e se tornar
inacessível. O ideal é pedir um tempo para refletir, antes de tomar decisões.
8 - Limite seu horário
de trabalho: Evite levar trabalho para casa ou ultrapassar demais o
horário pré estabelecido. Se você dedicar tempo demais para uma determinada
área da sua vida, outras áreas ficarão deficientes.
9 – Delegue:
Delegar tarefas de forma eficiente reflete na administração adequada do tempo
gerencial. Quem exerce função de liderança precisa identificar atividades que
podem e devem ser delegadas. Mas cuidado: isso significa simplesmente abandonar
o trabalho na mão de outra pessoa. Você é responsável pelo resultado.
10 – Busque o
equilíbrio: “Algumas filosofias ensinam que temos quatro corpos:
físico, mental, emocional e espiritual. Procure equilibrá-los”, diz Christian
Barbosa. Atividades que promovem bem-estar e saúde para cada um desses corpos
resultam em mais disposição e concentração. Reserve horários para amigos,
família, atividades físicas, meditação etc.
11 – Planeje o fim de
semana: Não aproveite os dias de folga apenas para descansar. É no fim
de semana que temos a oportunidade de recuperar a energia, de colocar a leitura
em dia, de fazer um curso, de encontrar os amigos e até mesmo de estudar algo
novo”, diz Christian Barbosa.
12 – Encontre um hobby:
Atividades que nos dão prazer também proporcionam mais disposição para
estabelecer metas, se organizar e se concentrar. Além disso, funcionam como um
canal de escape para as tensões do dia a dia.
Fonte: Diário de Pernambuco
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