terça-feira, 16 de julho de 2013

UM DIA PARA ADMINISTRAR O TEMPO



VOCÊ SABE PLANEJAR O SEU TEMPO

Em vez de viver reclamando que não tem tempo, que tal tentar planejar melhor suas atividades? É fundamental que o tempo seja encarado como um recurso estratégico, alerta Tiago Siqueira, consultor em gestão da TGI Consultoria. Pesquisa da Triad  PS  Consultoria especializada em produtividade e administração do tempo, revela que, no trabalho, cerca de duas horas por dia são gastas com atividades improdutivas. “Mais de 60% das pessoas  marcam consultas médicas, 56% fazem comparas online e ainda há 11% que utilizam o tempo no trabalho para ver pornografia”, detalha Christian Barbosa, CEO da empresa. 

Confira dicas dos dois consultores para fazer seu dia render mais.

1 – Organize-se: Deixe o ambiente de trabalho sempre em ordem para saber onde encontrar o que precisa. A organização reflete na otimização do tempo.

2 – Mantenha uma agenda: Ajuda a organizar tanto a vida pessoal como profissional. Monte um roteiro com as atividades que precisam ser realizadas ao longo do dia.

3 – Eleja prioridades: Se, depois de fazer o planejamento para aquele dia, você observar que não terá tempo suficiente para executar tudo, eleja prioridades. O que for opcional deve ser remanejado para outro dia.

4 – Tenha foco: No trabalho, concentre-se no que elegeu como prioridades e fuja de distrações como internet e televisão.

5 – Faça do celular um aliado: A maioria dos aparelhos oferecem ferramentas que ajudam a administrar o tempo, desde o mais básicos, como agenda, a mais completos, como aplicativos específicos para organizar seu dia a dia.

6 -  Cuidado com as redes sociais: Ferramentas como facebook e Twitter podem auxiliá-lo no trabalho, mas tem gente que perde o controle e acaba perdendo grande parte do dia apenas batendo papo, vendo fotos e comentários dos amigos.

7 Aprenda a negar: “Quem diz sim sem refletir pode ficar preso a tarefas que vão demandar tempo que poderiam ser evitadas. Como você aceitou, acaba ficando em dívida”. Diz Tiago Siqueira. Mas tome cuidado para não enxergar no “não” e se tornar inacessível. O ideal é pedir um tempo para refletir, antes de tomar decisões.

8 - Limite seu horário de trabalho: Evite levar trabalho para casa ou ultrapassar demais o horário pré estabelecido. Se você dedicar tempo demais para uma determinada área da sua vida, outras áreas ficarão deficientes.

9 – Delegue: Delegar tarefas de forma eficiente reflete na administração adequada do tempo gerencial. Quem exerce função de liderança precisa identificar atividades que podem e devem ser delegadas. Mas cuidado: isso significa simplesmente abandonar o trabalho na mão de outra pessoa. Você é responsável pelo resultado.

10 – Busque o equilíbrio: “Algumas filosofias ensinam que temos quatro corpos: físico, mental, emocional e espiritual. Procure equilibrá-los”, diz Christian Barbosa. Atividades que promovem bem-estar e saúde para cada um desses corpos resultam em mais disposição e concentração. Reserve horários para amigos, família, atividades físicas, meditação etc.

11 – Planeje o fim de semana: Não aproveite os dias de folga apenas para descansar. É no fim de semana que temos a oportunidade de recuperar a energia, de colocar a leitura em dia, de fazer um curso, de encontrar os amigos e até mesmo de estudar algo novo”, diz Christian Barbosa.

12 – Encontre um hobby: Atividades que nos dão prazer também proporcionam mais disposição para estabelecer metas, se organizar e se concentrar. Além disso, funcionam como um canal de escape para as tensões do dia a dia.

Fonte: Diário de Pernambuco

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