quarta-feira, 24 de julho de 2013

MORRE MAIS UM ÍCONE DA MÚSICA NORDESTINA - DOMINGUINHOS



O Brasil perdeu um dos artistas mais representativos da música nordestina. Um dos maiores sanfoneiro da história. Além de sanfoneiro, compositor  e cantor. Um genuíno representante do Nordeste.

Dominguinhos com 72 anos, iniciou sua carreira aos 8 anos de idade. Foi apadrinhado pelo Rei do Baião, tornando-se seu herdeiro artístico. Em mais de meio século de carreira, foram mais de 40 discos lançados e dezenas de sucessos, algumas parcerias. Incorporou diversos ritmos a sua música. Suas maiores influências foram o forró, o xote, o baião, o xaxado, o bolsa nova, o choro, o jazz, enaltecendo a cultura nordestina.

A amizade de Luiz Gonzaga e Dominguinhos foi uma das mais importantes para música brasileira. Em especial foi responsável por ultrapassar as fronteiras do Nordeste. Dominguinhos sempre fez questão de se mostrar grato ao “Rei do Baião”.
 Desde que o Nordeste perdeu Luiz Gonzaga, era Dominguinhos que representava grande parte do Brasil. A voz e a sanfona, que mais profundamente se entranhavam nos questionamentos da alma e do coração dos nordestinos.

Seu último show foi no dia 13 de dezembro de 2012 em Exu, para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga. Não estava bem de saúde, mas mesmo assim, cantou e tocou para um público estimado em mais de 30 mil pessoas. No dia 16/12 voltou para Recife para continuar o tratamento. No dia 13 de janeiro deste ano, foi transferido do Hospital Santa Joana, do Recife para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Ontem dia 23/07/2013, encerrou sua luta de seis anos, contra um violento câncer no pulmão, deixando um grande legado e muitas saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário