terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O PAPA BENTO XVI



BENTO  XVI TERÁ TÍTULO DE "PAPA EMÉRITO" E VESTIRÁ BATINA BRANCA

           Cidade do Vaticano, 26 fev (EFE).- O Papa Bento 16 continuará a ser chamado de "Sua Santidade", terá o título de "Papa Emérito" ou "Pontífice Romano Emérito", usará a clássica batina branca, sem mantelete, e não calçará sapatos vermelhos, mas sim marrons, informou nesta terça-feira o Vaticano.

           A dois dias da oficialização da renúncia, o Vaticano revelou também que, a partir das 20h locais (16h de Brasília) - momento no qual já não será Papa -, Bento XVI deixará de usar o Anel do Pescador, que simboliza o poder pontifício.

           O anel será destruído, assim como o selo de chumbo usado para carimbar documentos importantes, entre eles as bulas papais. A regra vaticana estabelece que o anel do Papa deve ser destruído quando ele morre ou renuncia, como neste caso, para evitar qualquer eventual falsificação de documentos pontifícios.

          O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que a decisão de como deve ser chamado Joseph Ratzinger  foi tomada "principalmente" pelo próprio Papa, após consultas com o cardeal camerlengo (que administra a Igreja durante a chamada Sé Vacante), Tarcisio Bertone, com a Secretaria de Estado e o colégio de cardeais que vai definir seu sucessor.

         Lombardi informou ainda que Bento XVI deixará o Palácio Pontifício do Vaticano às 16h55 de Roma (12h55 de Brasília) do dia 28. Acompanhado do Secretário de Estado, o cardeal  Bertone, ele irá ao heliporto do Vaticano, de onde viajará de helicóptero até Castelgandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma.
         No heliporto da Vila Pontifícia, Bento XVI será recebido pelas autoridades civis e religiosas locais e, por volta das 17h30 locais (13h30 de Brasília) irá ao pórtico da residência de verão dos pontífices para saudar os fiéis daquela diocese.
          Este será o último ato público do papa, e o único sinal visível que anunciará que Bento XVI já não é mais Papa será dado às 20h locais, quando a Guarda Suíça que presta guarda na porta do palácio de Castelgandolfo concluirá seu serviço e deixará o local.
          A partir desse momento, a Guarda Suíça deixará de prestar serviço a Ratzinger, cuja segurança continuará garantida pela Gendarmaria Vaticana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário