domingo, 24 de junho de 2018

HISTÓRIA DO FORRÓ, ORIGEM, GÊNEROS: CULTURA NORDESTINA.


O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba. 
História do Forró

De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

Origem do nome

A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

Foi só em 1950, que o ritmo passou a ser chamado de forró por todos e ficou popular graças a Luiz Gonzaga, em 1949. O cantor gravou o “Forró de Mané Vito”, que fez junto com Zé Dantas. O segundo sucesso se repetiu em 1958 com o “Forró no escuro”.

 Porém, apesar do sucesso promovido graças a Luiz Gonzaga foi a imigração dos nordestinos para outros estados brasileiros que espalhou o ritmo pelo Brasil, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

 Características

Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

Dia do Forró - É comemorado em 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário