Domingo de Ramos é uma
festa móvel cristã celebrada no domingo
antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um
evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos
11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19). Na liturgia romana, este
dia é denominado de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor".[1]
Em muitas denominações
cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de
palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil
consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados...
Nos relatos evangélicos, a
entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua
ressurreição. [2][3][4][5]
De acordo com eles, Jesus
chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos
à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de
um salmo (Salmos 118:25-26) — "Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos
agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de
Javé vos abençoamos." [6][2][3][4]
O simbolismo do jumento
pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao
contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. [7] Segundo esta tradição,
um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando
procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua
entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro.[7][6]
Em Lucas 19:41, conforme
Jesus se aproxima de Jerusalém, ele olha para a cidade e chora por ela (no
evento conhecido como em latim: Flevit super illam), já prevendo o sofrimento a
que passará a cidade.
Em muitos lugares no
Oriente Próximo antigo, era costumeiro cobrir de alguma forma o caminho à
frente de alguém que merecesse grandes honras. A Bíblia hebraica (II Reis 9:13)
relatam que Jaú, filho de Josafá, recebeu este tratamento. Tanto nos evangelhos
sinóticos quanto o Evangelho de João reportam que a multidão conferiu a Jesus
esta honraria. Porém, nos sinóticos, o povo aparece lançando suas vestes e
juncos cortados na rua, enquanto que em João, mais especificamente, menciona
ramos de palmeira.
Estes eram símbolos de triunfo
e vitória na tradição judaica e aparecem em outros lugares da Bíblia (Levítico
23:40 e Apocalipse 7:9, por ex.). Por causa disto, a cena do povo recebendo
Jesus com as palmas e cobrindo seu caminho com elas e com suas vestes se torna
simbólica e importante.
Origem: Wikipédia
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