domingo, 27 de dezembro de 2015

ANO NOVO VIDA NOVA



AOS MEUS AMIGOS DO BLOG






VAMOS COMEÇAR O ANO COM OTIMISMO


Todos os anos são sempre iguais, expressamos aos amigos e familiares nossos melhores desejos e esperamos que todos eles façam o mesmo. Estimamos muita paz, saúde e dinheiro, mas muitas vezes esquecemos-vos de inserir um pouco mais de sentimentos verdadeiros.

Devemos valorizar a positividade e manter diariamente uma visão otimista sobre os mais diferentes aspectos da vida, deixando para trás tudo aquilo que não vem integrado com a felicidade. Vamos relembrar tudo de bom que nos aconteceu para incentivar novas conquistas, sem esquecer dos erros que jamais deverão ser cometidos.

Que este novo ano chegue repleto de pensamentos positivos e que cada um deles produza algum tipo de benefício! Vamos começar o ano com muito otimismo, e quem sabe assim a felicidade não se torna uma companheira vitalícia?

DICAS DE SAÚDE - OS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE PASSIFLORA


O gênero botânico Passiflora tem diferentes variações. Comumente nós conhecemos todas elas como maracujá, ainda que existam variações (como o maracujá doce, o maracujá roxo e o maracujá azedo). 

O nome faz menção à paixão. Por isso, em inglês o maracujá é chamado de passion fruit. Mas não é o sentimento que dá origem à nomenclatura, mas sim à paixão de Cristo.
Segundo a lenda, Deus criou o maracujá para lembrar todos os homens do sacrifício de Cristo. A flor do maracujá teria em sua forma a coroa e os cravos que foram usados na crucificação. Daí o nome: passiflora (flor-da-paixão).

Para além dos mitos, o que se sabe é que essas plantas possuem importantes propriedades terapêuticas. O maracujá ou passiflora é tido como um calmante natural. Por essa razão, suas substâncias são usadas pela indústria farmacêutica na fabricação de fitoterápicos que ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

O chá feito com as partes aéreas do maracujá é muito bom para tratar a depressão moderada, a TPM e a irritação, devido à sua ação calmante. Ele também ajuda a controlar a pressão arterial, além de melhorar a concentração.
Você Vai Precisar De
  • 15 g de passiflora seca*
  • 250 ml de água
*Normalmente são usadas as partes aéreas e secas do maracujá. Os tipos mais indicados para o uso em medicamentos são a Passiflora alata (maracujá doce) e a Passiflora Incarnata (flor-da-paixão).

Modo de Preparo

Para fazer o chá, coloque a água para ferver em um chaleira. Quando formarem as primeiras bolhas no fundo do recipiente, junte a passiflora seca e desligue. Deixe a mistura descansando por cerca de 10 minutos e depois coe.

Posologia

Se você quiser controlar o nervosismo e a irritação, tome de 3 a 4 xícaras do chá durante o dia. Já para combater a insônia, o ideal é tomar o chá mais ou menos 30 minutos antes de deitar. Ele deve ser tomado puro, sem adoçar. A temperatura pode ser morna ou fria. Sugerimos também que você veja a receita do chá de maracujá com camomila, que é um ótimo calmante natural.

Precauções

O chá feito com a passiflora não deve ser consumido por gestantes, lactantes ou pessoas que tenham a pressão baixa. O consumo excessivo pode causar problemas como sonolência excessiva e distúrbios visuais.

 Observe sua sensibilidade ao chá porque também poderá interferir nas capacidades motoras, impedindo o ato de dirigir ou operar máquinas.

Fonte: Receita Natural

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

APROVEITE O RECESSO ESCOLAR COM PROGRAMAS EM FAMÍLIA


Psicóloga cita alternativas para aproveitar as férias de maneira positiva e prazerosa.

O recesso escolar gera dúvidas para muitos pais sobre como incentivar um bom aproveitamento do tempo para os pequenos. Durante o período de férias, as crianças não têm a responsabilidade de estarem presentes na sala de aula, mas os dias de folga podem ser utilizados para continuar o desenvolvimento infantil.

Simone Fragoso Courel, psicóloga especializada em Psicopedagogia e Neuropsicologia, comenta que criança de férias não é sinônimo de criança ociosa, por isso, os pais devem incentivar os pequenos a aproveitarem o período da melhor maneira possível.

COMO APROVEITAR O RECESSO ESCOLAR


"Brincar é uma das atividades essenciais para o bom desenvolvimento cognitivo e sócio emocional da criança˜, comenta Simone. A profissional explica, no entanto, que passar o dia inteiro em frente à televisão, ao videogame ou ao tablete  não é considerado uma opção saudável.

A especialista explica que atividades físicas e esportivas motivam os pequenos, além de refletir diretamente em sua saúde. Além disso, a leitura também deve ser incentivada, escolhendo títulos com assuntos com que a criança se identifique ou, até mesmo, gibis para os pequenos que possuem maior resistência aos livros.

Brincadeiras tradicionais - que estão sendo cada vez mais deixadas de lado - além de muito importantes para o desenvolvimento da criança, são um grande trunfo durante o recesso escolar. "Jogos de interação social, atividades de colorir, quebra-cabeça, caça-palavras, jogos de memória, entre tantas outras, são lúdicas e divertidas", afirma Simone.

A psicóloga infantil alerta que essas atividades, apesar de importantes, não costumam ser a primeira opção da criança. Esse é o grande desafio dos pais. "Os adultos devem participar desses momentos e propor brincadeiras para os filhos", recomenda.

Simone explica que os pais devem sentar ao menos meia hora com os filhos para brincar, oferecendo jogos e brincadeiras que não estejam relacionados a eletrônicos ou outros utilitários. Esse momento é fundamental para o relacionamento, a aproximação, a afetividade e o bom estímulo.

"Esse é o momento de os pais passarem tempo com seus filhos sem o envolvimento de cobranças, críticas ou queixas", afirma a especialista.

QUANDO A CRIANÇA DEVE FICAR SOZINHA EM CASA?

Atualmente, é muito normal que a mãe e o pai trabalhem fora. Durante o recesso escolar, muitos pais ficam com dúvidas sobre a possibilidade de deixar a criança em casa.

Simone comenta que essa é uma questão legal e, também, de avaliação familiar. "Primeiro, na questão da lei, o Conselho Tutelar afirma que nenhuma criança menor de 12 anos deve ficar sozinha em casa", afirma a psicóloga.

Além da parte judicial, a profissional alerta para a avaliação do tempo, do contexto e do ambiente em que crianças maiores estarão. "Estar sozinho não é algo prazeroso para a criança. Ela tem essa necessidade de interagir, de compartilhar momentos", comenta.

A situação deve ser avaliada particularmente, levando em conta o nível de maturidade, educação e compreensão dos pequenos em ficar sozinhos em casa. Tudo isso deve ser feito sem descuidar do aspecto legal, que é um limitador efetivo, independentemente da avaliação do desenvolvimento da criança.

Já decidiu o que vai fazer com os seus filhos no próximo recesso escolar? Aproveite para passar tempo com eles e curtir momentos em família!