terça-feira, 24 de março de 2020

O QUE FAZER NA QUARENTENA PARA MANTER SUA SAÚDE MENTAL


Desde que o novo corona vírus  Covid-19, vem se espalhando rapidamente por diversos países, incluindo o Brasil, o medo e a angústia estão sendo companheiros presentes no dia a dia de muita gente. 

O número de pessoas contaminadas cresce a cada dia que passa e, como sabemos que o contágio desta doença é incrivelmente rápido, o Ministério da Saúde ordenou isolamento por 14 dias, e quarentena de até 40 dias para frear a pandemia – sendo que no Brasil, até o dia 18 de março de 2020 foram contabilizados 291 casos confirmados do Covid-19.

Diversos estabelecimentos estão sendo fechados no país e algumas capitais estão decretando situação de emergência e mudando completamente a rotina da população para que todos consigam se unir e fazer o necessário para que o contágio da doença seja controlado.

Embora o número de pessoas com este novo vírus venha crescendo desenfreadamente e essa seja a maior preocupação de todos, uma psicóloga de Pernambuco, Taciana Breckenfeld, afirmou que nesta hora é imprescindível manter-se isolado e ao mesmo tempo focar em coisas que fazem bem, tendo de alguma forma a tecnologia e muitas outras coisas que podem ser utilizadas para benefício físico e mental dentro desse sistema atual.

É válido lembrar aqui, que permanecer isolado em casa e acatar a quarentena, são atitudes extremamente responsáveis, pois mesmo não fazendo parte do grupo de risco, se você contrair a doença, poderá transmiti-la para as pessoas que vivem ao seu redor. Não é hora de pensar somente em si mesmo, mas sim ter empatia e se preocupar com um todo – idosos, asmáticos, fumantes, pessoas com doenças cardíacas e diabéticas são o principal grupo de risco.

Vamos te dar algumas dicas de como manter a saúde mental durante a época de quarentena, mas antes, saiba que se desesperar não te ajudará em nada! A situação atual do mundo é grave, mas irá passar! Tudo o que você precisa fazer é manter-se isolado e cuidar da sua mente.

1.    Evite o excesso de informações
2.    Cuide do seu corpo
3.    Faça coisas que te dão prazer
4.    Estabeleça uma rotina
5.    Não hesite em pedir ajuda
6.    Faça meditação guiada
7.    Assista vídeos no Youtube
8.    Leia e-books
9.    Assista séries com temas leves
10. Fique com a sua família.   

Atenção extra para crianças e idosos


É claro que todos devem ser informados sobre tudo o que está acontecendo, inclusive as crianças e os idosos. Mas, não permita com que eles tenham muito contato com essas notícias pesadas, como já dito anteriormente, o excesso de informação pode causar pânico. No meio de tantas informações, nem sempre todas são verdadeiras e é preciso filtrar tudo o que as crianças e os idosos ouvem ou assistem. Eles precisam de muita proteção! Esses grupos de pessoas não precisam absorver tanta coisa ruim. Tenha consciência social neste momento e preze pelo bem estar de todos, tanto físico quanto mental!

Texto: Blog: Eusemfronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário