domingo, 2 de fevereiro de 2020

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NOS PRIMEIROS ANOS DA ALFABETIZAÇÃO.


Nos primeiros anos escolares, a escola tem um compromisso com os alunos, um compromisso de socialização.

Isso acontece porque, em um primeiro instante, os aspectos básicos que devem ser passados aos alunos, são os conceitos de convivência em sociedade e respeito. Tudo isso antes mesmo de iniciar a verdadeira alfabetização e a transmissão do conhecimento.

A criança, quando entra numa escola, seja aos quatro ou aos seis anos de idade, aprende a se socializar com outras crianças da pré-escola.

A pré-escola visa a “comunhão social” logo nas fases inicias de desenvolvimento dos alunos. Isso ajuda no aspecto da socialização, como também, ajudam-nas a se acostumarem com a rotina escolar e o ambiente de uma sala de aula antes que eles ingressem no primeiro ano e comecem de fato a transmissão de conhecimento entre professor e aluno.

A socialização é necessária para compreendermos como a vida funciona. A criança necessita, desde cedo, saber quais são os seus direitos e deveres. Devem aprender a ter a noção de respeito e adquirir o gosto pela busca do conhecimento. O professor também tem o papel de ser um guia durante todo o caminho escolar até a vida adulta. Ao mesmo tempo em que tem que lidar com a árdua tarefa de transmitir o conhecimento.

A escola tem o papel de ensinar os alunos a buscar o conhecimento, a sempre aprenderem os aspectos básicos de matérias que serão utilizadas durante toda a vida de uma pessoa, como muitas vezes acontecem, também fica responsável por educá-los para a sociedade.

Quando dizemos educar, estamos falando apenas da transmissão de conhecimento. O erro comum de muitos pais é não educar os seus filhos de acordo com o comportamento social adequado a diversas situações.

Os professores, muitas vezes, têm que tomar para si o papel de transmissor de conhecimento e educador, ou seja, também fazem o papel que deveria ser dos pais. O trabalho de educar uma criança ou um jovem pode ser feito pelo professor. Contudo, ele sempre precisará contar om o auxílio dos pais.

Um exemplo disso é a noção de certo ou errado. As crianças precisam ter uma noção de como agir corretamente, devem saber diferenciar o tipo de ato praticado por elas.
As regras são muito importantes para que os filhos comecem a entender aquilo que eles podem ou não fazer. Muitos pais agem dessa forma, porém, apenas dentro de casa. Quando o aluno age de forma incorreta em outros lugares, na escola, por exemplo, os pais não se preocupam muito.

Contudo, isso é um erro, pois eles apenas estão amenizando os problemas deles em casa em vez de preparar a criança para a sociedade. Algumas vezes, muitos pais esquecem disso e depois não sabem lidar com o filho na fase de adolescência.

Fonte: Ensino – Guia de Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário