Eu estava no aeroporto quando um taxista se aproximou. A
primeira coisa que notei foi um táxi limpo e brilhante. O motorista bem
vestido, camisa branca e calças bem passadas, com gravata. O taxista saiu, me abriu
a porta e disse:
“Eu sou Willy, seu chofer.
Enquanto guardo sua bagagem, gostaria
que o senhor lesse neste cartão qual é a minha missão.”
No cartão estava escrito:
< Missão de Willy – Levar meus clientes a seu destino de
forma rápida, segura e econômica, oferecendo um ambiente amigável>
Fiquei impressionado. O interior do táxi estava igualmente
limpo. Willy me perguntou: “O sr. aceita um café?” Brincando com ele eu disse:
“Não, eu prefiro um suco”. Imediatamente ele respondeu: “sem problema. Eu tenho
uma térmica com suco normal e também diet, bem como água” também me disse: “Se
desejar ler, tenho o jornal de hoje e também algumas revistas.”
Ao começar a corrida Willy me disse: “Essas são as estações de
rádio que tenho e esse é o repertório que elas tocam.” Como se já não fosse
muito, o Willy ainda me perguntou se a temperatura do ar condicionado estava
boa. Daí me avisou qual era a melhor rota para meu destino e se eu queria
conversar com ele ou se preferia que eu não fosse interrompido.
Eu perguntei: “Você sempre atende seus clientes assim?” “Não”,
ele respondeu. “Não sempre. Somente nos últimos dois anos. Meus primeiros anos
como taxista passei a maior parte do tempo me queixando igual aos demais
taxistas.
Um dia ouvi um doutor especialista em desenvolvimento pessoal.
Ele escreveu um livro chamado <Quem você é faz a diferença.
Ele dizia: Se você levanta pela manhã esperando ter um péssimo
dia, certamente o terá. Não seja um pato. Seja uma águia! Os patos só fazem
barulho e se queixam, as águias se elevam acima do grupo.
Eu estava todo o tempo fazendo barulho e me queixando. Então
decidi mudar minhas atitudes e ser uma águia. Olhei os outros táxis e
motoristas… Os táxis sujos, os motoristas pouco amigáveis e os clientes
insatisfeitos. Decidi fazer umas mudanças. Quando meus clientes responderam
bem, fiz mais algumas mudanças.
No meu primeiro ano como águia dupliquei meu faturamento. Este
ano já quadrupliquei. O sr. teve sorte de tomar meu táxi hoje. Já não estou
mais na parada de táxis. Meus clientes fazem reserva pelo meu celular ou mandam
mensagens. Se não posso atender, consigo um amigo taxista “águia” confiável
para fazer o serviço.” Willy era fenomenal. Oferecia um serviço de limusine em
um táxi normal.
Willy o taxista decidiu deixar de fazer ruído e queixar-se como
fazem os patos e passou a voar por sobre o grupo, como fazem as águias.
Não importa se você trabalha em um escritório, com manutenção,
professor, servidor público, político, executivo, empregado ou profissional
liberal. Como você se comporta? Se dedica a fazer barulho e se queixar? Ou está
se elevando acima dos demais?
Lembre: A DECISÃO É SUA E CADA VEZ VOCÊ TEM MENOS TEMPO PARA
MUDAR.
Desconheço o autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário