terça-feira, 30 de abril de 2019

A LIÇÃO DO JARDINEIRO - REFLEXÃO


Um dia, o executivo de uma grande empresa contratou, pelo telefone, um jardineiro autônomo para fazer a manutenção do seu jardim.

Chegando em casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 15 ou 16 anos de idade. Contudo, como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço.

Quando terminou, o garoto solicitou ao dono da casa permissão para utilizar o telefone e o executivo não pôde deixar de ouvir a conversa.

O garoto ligou para uma mulher e perguntou: "A senhora está precisando de um jardineiro?"

"Não. Eu já tenho um", foi a resposta.

"Mas, além de aparar a grama, frisou o garoto, eu também tiro o lixo."

"Nada demais, retrucou a senhora, do outro lado da linha. O meu jardineiro também faz isso."

O garoto insistiu: "eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço."

"O meu jardineiro também, tornou a falar a senhora."

"Eu faço a programação de atendimento, o mais rápido possível."

"Bom, o meu jardineiro também me atende prontamente. Nunca me deixa esperando. Nunca se atrasa."

Numa última tentativa, o menino arriscou: "o meu preço é um dos melhores."

"Não", disse firme a voz ao telefone. "Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom."

Desligado o telefone, o executivo disse ao jardineiro: "Meu rapaz, você perdeu um cliente."

"Claro que não", respondeu rápido. "Eu sou o jardineiro dela. Fiz isto apenas para medir o quanto ela estava satisfeita comigo."

Em se falando do jardim das afeições, quantos de nós teríamos a coragem de fazer a pesquisa deste jardineiro?

E, se fizéssemos, qual seria o resultado? Será que alcançaríamos o grau de satisfação da cliente do pequeno jardineiro?

Será que temos, sempre em tempo oportuno e preciso, aparado as arestas dos azedumes e dos pequenos mal-entendidos?

Estamos permitindo que se acumule o lixo das mágoas e da indiferença nos canteiros onde deveriam se concentrar as flores da afeição mais pura?

Temos lubrificado, diariamente, as ferramentas da gentileza, da simpatia entre os nossos amores, atendendo as suas necessidades e carências, com presteza?

E, por fim, qual tem sido o nosso preço? Temos usado chantagem ou, como o jardineiro sábio, cuidamos das mudinhas das afeições com carinho e as deixamos florescer, sem sufocá-las?

O amor floresce nos pequenos detalhes. Como gotas de chuva que umedecem o solo ou como o sol abundante que se faz generoso, distribuindo seu calor.

A gentileza, a simpatia, o respeito são detalhes de suma importância para que a florescência do amor seja plena e frutifique em felicidade.

Desconheço o autor


segunda-feira, 29 de abril de 2019

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA VIVER MELHOR


Manter uma rotina de exercícios melhora o humor, ativa a memória e reduz as chances de desenvolver doenças.

Basta uma caminhada diária de 30 minutos. Exercícios mais intensos, como uma corrida, uma pedalada acima de 15 quilômetros, uma aula de natação ou um treino de artes marciais são recomendados três vezes por semana. Não importa o nível de esforço ou o quanto a atividade faz suar a camisa, e sim, a frequência com que é realizada.

“A atividade física, por si só, não garante uma boa saúde – pois isso também depende de fatores como a genética e os hábitos alimentares. Mas garante, certamente, mais saúde”, afirma o fisioterapeuta.  Ainda que a pessoa tenha um histórico familiar de doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo, ela terá menor probabilidade de desenvolvê-la se praticar exercícios com regularidade.  Manter o corpo em movimento também promove benefícios à saúde mental.

“As atividades aeróbias, aquelas realizadas em ritmo constante e por um período superior a 25 minutos – como hidroginástica, bicicleta, caminhada e corrida leve – são boas para estimular a memória. 

 Se o objetivo é aprimorar a coordenação motora, prefira modalidades de ação mais complexa, como dança, tai chi chuã, pilates e ioga, excelentes para garantir flexibilidade e tonificação muscular”, explica.

O hábito de se exercitar ainda traz outra vantagem: a melhora do humor. “Durante a prática, o organismo libera substâncias que dão prazer ao indivíduo. Essa liberação é mais significativa quanto maior a satisfação por realizar tal atividade”, ressalta.  Confira as dicas do especialista para escolher a atividade física ideal, sob medida para cada idade e estilo de vida:

- Idosos: Tudo dependerá do estilo de vida e dos antecedentes clínicos de cada pessoa, como obesidade, hipertensão, entre outros.
Se for um idoso ativo, acostumado a se exercitar, ele poderá praticar atividades mais intensas após liberação do seu médico.  Pessoas sedentárias ou debilitadas por alguma doença devem iniciar qualquer atividade física com acompanhamento médico.

- Obesos: É importante não sobrecarregar as articulações dos joelhos, tornozelos e região do quadril. Pilates, hidroginástica, ioga e bicicleta são algumas sugestões.  Se o objetivo é perder peso, 60 minutos é o tempo ideal, sempre respeitando a frequência cardíaca (número de batimentos por minuto) e os limites do corpo. Devido ao sobrepeso, o cansaço chega mais rápido.

- Crianças: Devem realizar atividades em grupo, compatíveis com o seu desenvolvimento motor. Até os cinco anos: rolar, correr e pular. Dos seis aos dez anos: andar de bicicleta, pular corda, malabarismo com duas ou três bolas, pega-pega, esconde-esconde, entre outras.
 “Além de melhorar o condicionamento físico, são brincadeiras que estimulam a habilidade motora”, considera.
 
Em relação às atividades competitivas, o especialista alerta: “São recomendadas desde que a necessidade de vencer ocorra por vontade da criança, e não por imposição dos pais ou treinadores”.

Fonte: Giro Mídia

sábado, 27 de abril de 2019

DAR O MELHOR DE NÓS - REFLEXÃO


Há dias melhores, e há outros tantos que são piores. Há momentos em que tudo parece ter encaixado nos seus devidos lugares, e outros tantos em que parece que tudo está fora do lugar.

É assim a vida, uma caminhada nunca em linha reta, mas antes preenchida de curvas e contra curvas. Mas essa é também uma das muitas razões pelas quais a vida é tão maravilhosa, surpreendente, excitante.

O mais importante é, e durante as curvas e contra curvas que experimentarmos, darmos o nosso melhor; que em momento algum afrouxemos a determinação e a luta pela concretização de um sonho.

A vida é uma dádiva, a mais esplêndida das bênçãos, pelo que a ela você se deve entregar diariamente com todo o coração. Por você, pela vida que lhe foi dada para que a viva, você deve todo o dia, a cada instante, dar seu melhor e dela esperar sempre o melhor!

A vida é sempre mais breve que aquilo que pensamos. Depressa nos despedimos de pessoas que amamos e que certamente marcaram nosso coração. Por isso, valorize aqueles que  estão perto e todos os que iluminam seus dias com alegria e muito carinho.

Desconheço o autor