terça-feira, 20 de novembro de 2018

CAJU: CONHEÇA NOVE BENEFÍCIOS SURPREENDENTES DESSE ALIMENTO PARA A SAÚDE


Nativo do Brasil, mais especificamente da região litorânea do Nordeste, o caju é a segunda fruta com maior área plantada no país, perdendo somente para a laranja.

Além das condições favoráveis para o seu plantio, um dos motivos para isso é o grande apreço que pessoas do mundo todo têm pela chamada castanha de caju que, aliás, é o verdadeiro fruto do cajueiro. Isso mesmo: a base que conhecemos como fruta é, na verdade, seu pseudofruto.

Nomenclaturas à parte, o fato é que tanto castanha quanto pseudofruto, os cajus são únicos, deliciosos e, o melhor, repletos de benefícios para a saúde!     

Nove benefícios surpreendentes do caju.

O primeiro benefício do pseudofruto do caju não requer nenhuma pesquisa científica, só empírica: um fruto carnudo, de cheiro bastante característico e com um sabor marcante adstringente. Um fruto delicioso para comer puro ou incorporado a receitas de comidas ou bebidas.

Mas, a ciência também vem mostrando que os benefícios dele vão muito além do paladar. “O caju possui diversos nutrientes essenciais”, diz Ione Leandro, nutricionista da clínica Onodera Estética. Abaixo ela lista alguns dos principais benefícios do caju para a saúde.

1. Ele fortalece o sistema imunológico

Com cinco vezes mais vitamina C que a laranja, o pseudofruto do caju é muito rico em antioxidantes. Essas substâncias combatem os radicais livres, protegendo as células e evitando o envelhecimento precoce.

2. Ele ajuda a proteger o coração

De acordo com estudos, o consumo de caju tem efeito positivo na redução dos níveis de triglicerídeos, o que ajuda a diminuir a incidência de problemas cardiovasculares e o risco de doenças cardíacas.

3. Ele auxilia nos processos de cicatrização

As substâncias por trás do benefício são o cobre e a vitamina K. Além de acelerarem a coagulação sanguínea, elas atuam junto ao sistema imunológico na recuperação do organismo.

4. Ele deixa a pele e os cabelos mais saudáveis

Também por causa do cobre, o caju auxilia na produção de melanina, mantendo o viço da pele e dos cabelos. Já a vitamina C, rica em antioxidantes, é essencial na prevenção do envelhecimento precoce.

5. Ele tem efeito benéfico no sistema nervoso e reduz a TPM

Sabe aquela vontade inexplicável de comer doce nos dias que precedem a menstruação? É seu corpo pedindo magnésio, mineral associado à liberação adequada de neurotransmissores, incluindo a dopamina. Por ser rico na substância, o caju proporciona a sensação de bem-estar.

6. Ele ajuda a controlar o índice glicêmico

Com boas taxas de fibras solúveis, o consumo do caju possibilita uma absorção mais lenta dos carboidratos o que, por sua vez, evita picos de insulina e ajuda a regular o índice glicêmico. No entanto, por possuir frutose, recomenda-se seu consumo com moderação por diabéticos.

7. Ele é um aliado na prevenção do câncer

O segredo está nos flavonoides, como licopeno e betacaroteno. Tais substâncias têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antitumorais que diminuem o chamado estresse oxidativo das células.

8. Ele propicia boas doses de energia

Ricos em aminoácidos de cadeia ramificada conhecidos como BCAA, o caju facilita o processo de utilização da gordura durante os exercícios físicos, garantindo mais energia e disposição.

9. Ele pode ajudar na perda de peso

Ao estimular a queima de gordura e controlar o índice glicêmico, o caju facilita o emagrecimento de maneira saudável. Além disso, ele também possui um baixo índice calórico. São cerca de 40 calorias por unidade de 100 gramas.

Na hora de escolher o caju, o ideal é que ele esteja macio, mas sem manchas escuras em sua casca. Por ser altamente perecível, recomenda-se mantê-lo em geladeira por, no máximo, dois dias.

Fonte: Bem-estar



Nenhum comentário:

Postar um comentário