segunda-feira, 19 de novembro de 2018

19 DE NOVEMBRO - DIA DA BANDEIRA NACIONAL


Esta data foi escolhida, pois foi dia 19 de novembro de 1889, que se oficializou o novo desenho da nova bandeira da República, pelo Decreto Lei nº 4.

ORIGEM DA BANDEIRA DO BRASIL

A escolha de uma nova bandeira para representar o país simbolizava o momento histórico, as conquistas e a forma de governo da nova república federativa.

Num primeiro momento, a bandeira do Brasil republicano era uma versão da bandeira dos Estados Unidos nas cores verde e amarelo.

O modelo não agradou a maioria dos políticos. Por isso, volta-se ao antigo desenho, inspirado na Bandeira Imperial que havia sido feita por Jean-Baptiste Debret.

Deste modo, a bandeira republicana foi criada por Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e por Miguel de Lemos (1854-1917), e executada pelo pintor Décio Villares (1851-1931).

COMEMORAÇÕES DO DIA DA BANDEIRA NACIONAL

Em Brasília (DF) no dia da comemoração, após o Hino à Bandeira, a maior Bandeira Nacional do país, de 280 metros quadrados, é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes.

Segundo a Constituição, a Bandeira Nacional, símbolo máximo do país, é hasteada pela manhã nos órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc., e arriada pela tarde de forma que não deve ficar hasteada pela noite. Caso isso aconteça, a bandeira nacional deve estar iluminada.

CURIOSIDADES

    Quando a bandeira nacional fica velha, suja ou rasgada, deve ser substituída por uma nova, sendo recolhida por uma unidade militar, que providenciará a sua queima no dia 19 de novembro.

    Vexilologia (do latim, “vexillum”) é a ciência que estuda as bandeiras, insígnias, estandartes, brasões e refere-se ao nome do estandarte romano utilizado no período clássico: o vexilo. Além disso, quem estuda as bandeiras é o “vexilologista” e a pessoa encarregada de desenhar as bandeiras é chamado “vexilógrafo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário