quarta-feira, 20 de setembro de 2017

DIA DA ÁRVORE


O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro.

A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.
Além disso, a data tem como objetivo defender as florestas contra propostas de políticas ambientais questionáveis, como incentivos ao desmatamento.
A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil.

IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES

A importância das árvores é inquestionável. Elas são essenciais para a nossa existência na medida em que produzem oxigênio através da fotossíntese.
As principais funções das árvores são:
  • Contribuem para a biodiversidade;
  • Redução da poluição do ar;
  • Extração de flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;
  • Em grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras;
  • Oferecem abrigo para outras espécies, como animais e fungos;
  • Contribuem para a beleza paisagística.

HISTÓRIA DO DIA DA ÁRVORE
  
·         Essa data comemorativa surgiu em finais do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872.
·         Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

·         O “Day Arbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas.
·         Desde aquela época, as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

·         Pelo fato do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países.

·         Assim, na Alemanha, o Dia da Árvore é comemorado dia 25 de abril. Na Polônia, é comemorado no dia 10 de outubro. Na Tanzânia, no dia 1 de janeiro.
No Brasil, o decreto número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, estabelece que o Dia da Árvore deverá ser substituído pela Festa Anual das Árvores.

Isso porque o Brasil possui diferentes características climáticas, o que dificulta o plantio de árvores no mês de março em estados do norte e nordeste. Nesse período, essas regiões passam pelo período de secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário