sexta-feira, 29 de maio de 2015

OS BENEFÍCIOS DO ARROZ INTEGRAL PARA A SAÚDE.


Alimentos integrais vêm sendo muito defendidos por médicos e nutricionistas por uma questão simples: eles protegem a nossa saúde.

 O arroz integral, por exemplo, é bem mais saudável que o arroz branco, contém uma quantidade maior de nutrientes e ajuda a manter o peso ideal. Hoje você vai entender um pouco mais sobre os benefícios do arroz integral em nossa alimentação.

O Segredo do Arroz Integral

A palavra integral significa “não tocado” ou “inteiro”.  Quem já viu um grão de arroz ao natural sabe que ele é coberto por uma casca. Para o consumo, essa parte mais dura é removida, mas o interior ainda é coberto por uma espécie de película protetora. 

No arroz branco, essa película é removida pelo polimento. Com a remoção, vários nutrientes são perdidos, além de quase todas as fibras. Após o processamento, é mantida apenas a parte mais interna do arroz, composta apenas de amido. Para a produção do arroz integral, o nível de processamento é bem menor, pois a película protetora não é retirada do grão. Isso quer dizer que o arroz integral é mais inteiro que o arroz branco, tomando como base o grão que é colhido do pé.

Mais Fibras e Nutrientes

Perca peso e ganhe saúde com o arroz integral
O grão integral é rico em nutrientes que simplesmente não são encontradas no arroz branco, como hidratos de carbono, proteínas e antioxidantes. 

No arroz integral podemos encontrar vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, além de sais minerais essenciais como magnésio, fósforo e potássio, enquanto a versão mais comum contém apenas carboidratos. Quanto diferença, não é mesmo? E são esses nutrientes e substâncias benéficas que garantem os principais benefícios trazidos pelo consumo do arroz integral diariamente. 

O magnésio, por exemplo, ajuda na produção de serotonina, fazendo com que nos sintamos mais felizes e bem dispostos. Algumas substâncias contidas no grão também favorecem a absorção das vitaminas C e E, que combatem os radicais livres e fortalecem as defesas do organismo.

Emagrecimento

O arroz integral pode ajudar no emagrecimento por diversas razões. A presença das fibras, segundo vários estudos, tornam a digestão um pouco mais lenta, fazendo com que comamos menos. Além disso, elas regulam a absorção de gorduras e glicose durante a digestão, regulam o funcionamento do intestino e aumentam a presença de bactérias benéficas no aparelho digestivo. 

Tudo isso faz com que as fibras tenham um importante papel na pera de peso. No entanto, não adianta apenas trocar o arroz comum pela versão integral. Os benefícios serão bem mais notórios quando essa mudança for acompanhada de uma dieta balanceada, atividade física e muita água.

Quanto Comer?

Depois de conhecer os principais benefícios do arroz integral, você deve estar se perguntando quanto devemos comer do grão diariamente. De acordo com os nutricionistas, bastam 90 gramas do arroz integral, ou seja, 4 colheres (sopa) bem cheias, por dia para que o organismo aproveite todas as vantagens que mencionamos acima.

 O ideal é preparar o grão apenas com temperos naturais, como alho e cebola, sem acrescentar óleo durante o cozimento. Para quem não gosta muito do sabor do grão, a dica é alternar entre porções do arroz integral e porções do arroz branco para ir se acostumando devagar.

Fonte: Lar Natural

REVISÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA






quinta-feira, 28 de maio de 2015

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE - OS SETE BENEFÍCIOS DO REPOLHO VERDE PARA A SAÚDE


O Repolho é um vegetal crucífero que é popular em muitas culturas, porque é barato, grande e saudável.

 Aqui estão os sete benefícios do Repolho para saúde que podem fazer você querer incluí-lo na sua dieta em uma base regular.

Prevenção do Câncer: O repolho contém sinigrina, um glicosinolato que foi encontrado em estudos para ajudar na prevenção do câncer de próstata, câncer de cólon e câncer de bexiga.

 O Repolho Saboia é particularmente elevado em sinigrina. Para obter os benefícios preventivos do câncer, comê-lo cru ou cozinhá-lo apenas levemente.
repolho também é rico em antioxidantes que ajudam o corpo a lutar contra todas as formas de câncer.

Níveis de colesterol: O repolho é uma ótima fonte de fibras, que tem sido associada com os níveis de colesterol. Quando é consumido, funciona com os ácidos biliares no processo digestivo para remover o colesterol do sangue.

Redução dos radicais livres: Os antioxidantes em repolho ajuda para se livrar de radicais livres no corpo. Os radicais livres podem causar sérios problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas, comer repolho irá reduzir o risco dessas condições pois são ricos em antioxidante.

Anti-inflamatório: O repolho contém antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias. Comer repolho em uma base regular, pode reduzir a inflamação no corpo, o que ajuda a reduzir as condições inflamatórias crônicas, como artrite e doenças cardíacas.

Saúde Digestiva: A fibra do repolho é ótimo para a digestão e também há muitos outros nutrientes disponíveis que suportam a saúde do estômago e do revestimento intestinal. Repolho também auxilia na manutenção de níveis saudáveis de bactérias no intestino, reduzindo as bactérias ruins e na promoção de boas bactérias.

Suporte imunológico: Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que, na verdade, repolho tem mais vitamina C do que muitas frutas cítricas. Quando você obter o suficiente de vitamina C em sua dieta, o sistema imunológico se fortalece e o corpo pode efetivamente lutar contra doenças e infecções. e também acelera a cicatrização de tecido danificado e feridas.

Saúde do Sistema Nervoso: O repolho contém iodo e a ingestão suficiente de iodo tem sido associada ao sistema nervoso saudável e a função cerebral. Um estudo descobriu que repolho roxo reduz o acúmulo de placas no cérebro que leva à doença de Alzheimer.

Fonte: Dicas de Saúde

quarta-feira, 27 de maio de 2015

10 PASSOS PARA REDIGIR UMA REDAÇÃO NOTA 10



Dicas e conselhos para escrever melhor e sair-se bem ante a exigência de bons textos no mercado de trabalho, nos processos seletivos e no cotidiano.

Redigir textos virou exigência tão difundida na sociedade contemporânea que chega a ser quase impossível tocar a vida sem ser obrigado a adquirir familiaridade com qualidades da escrita.

A concorrência nunca esteve tão acirrada e em campos que ressaltam o papel da redação como um filtro. O Enem deste ano, por exemplo, conta com 6,2 milhões de candidatos (1,5 milhão a mais do que em 2010). O vestibular da Unesp, um dos maiores do país, registrou a maior concorrência de sua história: 12.375 inscritos para 510 vagas (24,3 por vaga). Como tantas outras instituições, a PUC-Minas computou aumento no número de candidatos (42,6%) em seu processo seletivo.

Provas de redação viraram o grande vilão dos concursos públicos no Brasil. A avaliação é da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anfac), que registra, por ano, cerca de 10 milhões de candidatos, um terço dos quais têm cadeira cativa em cursos preparatórios, uma indústria que movimenta R$ 1 bilhão por ano. Uma parte substancial do trabalho preparatório, mesmo de provas técnicas, está centrado no ensino de redação.

Com o mercado aquecido, negócios e relacionamentos de trabalho dependem, não raro, do desempenho na criação de textos claros, criativos e precisos - no papel ou em meio eletrônico. O aumento da oferta na rede de ensino pública e no ensino superior privado (há 2.300 instituições do gênero, que não existiam há dez anos) implica o proporcional crescimento de trabalhos escolares redigidos no país.


O peso da redação vem aumentando em ambientes de trabalho que requerem a produção de textos profissionais, como relatórios, memorandos e cartas comerciais. Além de experiência e qualificações curriculares, as entrevistas de emprego nas empresas têm tido por frequente critério a exigência da redação.


Aprimorar a redação está longe de ser perda de tempo. Revista Língua sugere a seguir 10 passos para a redação de qualidade em situações de comunicação cotidianas. Indicam caminhos para o redator aperfeiçoar suas técnicas de escrita. E fazer frente às exigências de escrita do dia a dia.Veja:


10 passos da redação nota 10. Consulte o site: http://revistalingua.com.br/textos/69/artigo249147-1.asp

ATENÇÃO ALUNOS QUE DESEJAM CANDIDATAR-SE AO FIES.




MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO  ADVERTE.

A partir do próximo ano, os candidatos ao benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (#‎Fies) estarão submetidos a nova regra. Eles vão precisar comprovar nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (#‎Enem) e nota na redação que não seja zero para estar aptos a firmar contrato.