segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO - PROGRAMA GANHE O MUNDO



Nova Zelândia é o novo destino para os intercambistas do PGM – Programa Ganhe o Mundo
Setenta e quatro estudantes seguiram para o país nesta sexta-feira (25)

Assessoria de comunicação - 25/01/2013 19:00h
         O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Imbiribeira vem se tornando lugar de frequência constante para os alunos da rede estadual de ensino que, desde agosto de 2012, embarcam e desembarcam no local.  Na tarde desta sexta-feira (25), 74 estudantes seguiram para mais um intercâmbio, que pela primeira vez, teve como destino a Nova Zelândia.
          Entre abraços e lágrimas de alegria e saudade, os jovens despediram-se dos familiares e professores. Maria Lucineide Siqueira, mãe de Regina Siqueira de Almeida, 16 anos, aluna da Escola Monsenhor Paulo Santos, em Afogados da Ingazeira, explicou a emoção de ver a filha em um embarque internacional. “Minha filha é inteligente e dedicada. Foi a segunda melhor aluna da sala e merece essa recompensa”. Já Regina, afirmou que apesar de ter receio em viajar sozinha pela primeira vez, estava feliz e ansiosa por novos conhecimentos. “Sei que lá é um país de belezas naturais e com um povo muito educado. Acredito que vou tirar de letra o desafio”, observou a estudante.
         A aluna Yuara Soares Silva, 16 anos, aluna do terceiro ano da Escola Gil Rodrigues, em Vertentes, explicou o motivo do choro. “O meu choro é de alegria porque estou vivenciando uma oportunidade única. Pretendo me esforçar, atingir boas metas e transmitir uma boa impressão do Brasil e de Pernambuco lá fora”, confessou emocionada.
        Já o otimista Claudinei da Silva Bezerra, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio na Escola Vigário João Inácio, em Buíque, destacou a Copa do Mundo como oportunidade profissional. “Espero que o pessoal de lá seja legal e me receba bem. Estou indo com o coração aberto, Pernambuco na alma e fé em Deus. Acredito que nenhum outro governo faria o que este está fazendo por nós, sou muito grato por isso. Meu objetivo é retornar com bastante conhecimento para trabalhar durante a Copa, nem que seja como voluntário” , disse.
         Para os que transitam pelo aeroporto, presenciar o embarque de alunos da Rede Estadual rumo a outros países é motivo de alegria e torcida, como a nutricionista Mônica Farias, que com destino a São Paulo, parou para desejar boa sorte aos estudantes. “Estou realmente encantada. Essa iniciativa é simplesmente fantástica. São crianças com poucos recursos que talvez nunca tivessem essa oportunidade. Torço para que o programa tenha continuidade, e para que esses meninos saibam aproveitar essa experiência para suas vidas”, enfatizou.
          Amanhã, mais dois grupos de 74 estudantes das Gerências Regionais Metro Sul, Metro Norte, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Araripina, Barreiros, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Nazaré da mata, palmares, Vitória, Petrolina, Salgueiro e Recife partem rumo à Nova Zelândia.
  
Novas Oportunidades:

Alunos da Rede Estadual matriculados no 1º ano do Ensino Médio em 2013, nas modalidades Semi-integral, Integral ou Médio Integral integrado à Educação Profissional interessados em se matricular nos cursos de Língua Inglesa e Espanhola do Programa Ganhe o Mundo oferecido pela Secretaria de Educação do Estado (SEE), devem consultar o edital de inscrição disponível no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br). 
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 17. 774 vagas, sendo 15.774 para inglês e 1.895 para espanhol. As inscrições começam dia 28 de janeiro e vão até 18 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário