terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SAÚDE - DR. DRAUZIO VARELA


VOCÊ É IMPORTANTE



Inútil,  você?
Como acreditar que  Deus tenha criado algo sem utilidade?

Se até o grão de areia cumpre nobre missão, seria você,
Criado a “imagem e semelhança do pai”,
A dizer-se sem valor?

A semente é berço de muitas vidas.
A gota d’água para um sedento, é mais valiosa
Que uma pérola.

Como as abelhas trabalham no fabrico do mel,
Sem o pólen das flores?

Arreda esse pensamento sombrio que lhe
Paralisa as forças criativas.

Você é muito importante no contexto
Da criação.

Deus conta com você no melhoramento
Do mundo.

Não precisasse  da sua presença, ele não
O teria criado.

Segue para diante de cabeça erguida,
Realizando o melhor.

(Chico Xavier )

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO - PROGRAMA GANHE O MUNDO



Nova Zelândia é o novo destino para os intercambistas do PGM – Programa Ganhe o Mundo
Setenta e quatro estudantes seguiram para o país nesta sexta-feira (25)

Assessoria de comunicação - 25/01/2013 19:00h
         O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Imbiribeira vem se tornando lugar de frequência constante para os alunos da rede estadual de ensino que, desde agosto de 2012, embarcam e desembarcam no local.  Na tarde desta sexta-feira (25), 74 estudantes seguiram para mais um intercâmbio, que pela primeira vez, teve como destino a Nova Zelândia.
          Entre abraços e lágrimas de alegria e saudade, os jovens despediram-se dos familiares e professores. Maria Lucineide Siqueira, mãe de Regina Siqueira de Almeida, 16 anos, aluna da Escola Monsenhor Paulo Santos, em Afogados da Ingazeira, explicou a emoção de ver a filha em um embarque internacional. “Minha filha é inteligente e dedicada. Foi a segunda melhor aluna da sala e merece essa recompensa”. Já Regina, afirmou que apesar de ter receio em viajar sozinha pela primeira vez, estava feliz e ansiosa por novos conhecimentos. “Sei que lá é um país de belezas naturais e com um povo muito educado. Acredito que vou tirar de letra o desafio”, observou a estudante.
         A aluna Yuara Soares Silva, 16 anos, aluna do terceiro ano da Escola Gil Rodrigues, em Vertentes, explicou o motivo do choro. “O meu choro é de alegria porque estou vivenciando uma oportunidade única. Pretendo me esforçar, atingir boas metas e transmitir uma boa impressão do Brasil e de Pernambuco lá fora”, confessou emocionada.
        Já o otimista Claudinei da Silva Bezerra, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio na Escola Vigário João Inácio, em Buíque, destacou a Copa do Mundo como oportunidade profissional. “Espero que o pessoal de lá seja legal e me receba bem. Estou indo com o coração aberto, Pernambuco na alma e fé em Deus. Acredito que nenhum outro governo faria o que este está fazendo por nós, sou muito grato por isso. Meu objetivo é retornar com bastante conhecimento para trabalhar durante a Copa, nem que seja como voluntário” , disse.
         Para os que transitam pelo aeroporto, presenciar o embarque de alunos da Rede Estadual rumo a outros países é motivo de alegria e torcida, como a nutricionista Mônica Farias, que com destino a São Paulo, parou para desejar boa sorte aos estudantes. “Estou realmente encantada. Essa iniciativa é simplesmente fantástica. São crianças com poucos recursos que talvez nunca tivessem essa oportunidade. Torço para que o programa tenha continuidade, e para que esses meninos saibam aproveitar essa experiência para suas vidas”, enfatizou.
          Amanhã, mais dois grupos de 74 estudantes das Gerências Regionais Metro Sul, Metro Norte, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Araripina, Barreiros, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Nazaré da mata, palmares, Vitória, Petrolina, Salgueiro e Recife partem rumo à Nova Zelândia.
  
Novas Oportunidades:

Alunos da Rede Estadual matriculados no 1º ano do Ensino Médio em 2013, nas modalidades Semi-integral, Integral ou Médio Integral integrado à Educação Profissional interessados em se matricular nos cursos de Língua Inglesa e Espanhola do Programa Ganhe o Mundo oferecido pela Secretaria de Educação do Estado (SEE), devem consultar o edital de inscrição disponível no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br). 
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 17. 774 vagas, sendo 15.774 para inglês e 1.895 para espanhol. As inscrições começam dia 28 de janeiro e vão até 18 de fevereiro.

EDUCAÇÃO - SISU



MEC  ANTECIPA CHAMADA
       Os resultados da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) já estão na Internet. A divulgação foi antecipada para o final de semana. Os selecionados poderão  fazer matrícula nas Instituições nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro. Candidatos não selecionados podem integrar  a lista de espera, que funcionará apenas para a primeira opção de curso. O prazo de adesão  da lista de espera vai até 8 de fevereiro, e convocações estão previstas para 18 de fevereiro.
       O SISU ofereceu 129, 3 mil vagas  em 3,7 mil cursos na primeira edição deste ano, 18 % a mais que em 2012. Ao todo, 101 Instituições públicas aderiram ao sistema para a seleção de estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 (Agência Brasil)

SAÚDE

BRASIL PRODUZ REMÉDIO CONTRA CÂNCER

                  O Brasil passa a produzir um medicamento para o tratamento contra o câncer pela primeira vez.  O ministro da Saúde, anunciou  o recebimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do primeiro lote nacional do Mesilato de Imatinibe,  indicado para o tratamento de leucemia mieloide crônica e de estroma gastrointestinal (tumor maligno no intestino).
         A produção será feita pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos/ Farmanguinhos, da fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e pelo Instituto Vital Brasil, da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, em parceria com cinco empresas privadas.
         O acordo prevê a transferência de tecnologia para fabricação e distribuição do medicamento pelos próximos cinco anos.

Brasil produz remédio em face do mal de Parkinson
         O Brasil estará produzindo, dentro de cinco anos, toda a quantidade do medicamento pramipexol, necessária para o tratamento do mal de Parkinson no país. A produção nacional do remédio, apontado como a primeira escolha no tratamento da doença, será feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
 
Insulina Nacional a partir de 2016


O Ministro da saúde anunciou  que o país produzirá Insulina em escala industrial a partir de 2016, por meio de acordo do Fiocruz com os laboratórios Biomm do Brasil e Indar, da Ucrânia – que fará a  transferência de tecnologia para a produção Nacional.
         A Insulina é usada no tratamento da diabetes, que atinge 7,6 milhões de brasileiros.
         “Queremos reduzir a vulnerabilidade do país no mercado internacional de medicamentos”, destacou o Ministros da Saúde. Alexandre Padilha, em nota.