domingo, 10 de março de 2013

PARA REFLETIR



HÁ TRÊS TIPOS DE PESSOAS NA VIDA:

1°) aquelas que vivem, sendo levadas pelos acontecimentos da vida;
2°) aquelas que acompanham os acontecimentos, mas são levadas pela corrente da vida;
3°) aquelas que  fazem os acontecimentos da vida, e demarcam os rumos que querem seguir...

Busquemos e lutemos por estar sempre
no terceiro grupo:
não se rebelando contra os fatos, todavia também não se conformando com eles; não menosprezando a sabedoria de ninguém, contudo não se acomodando nem deixando de buscar novos conhecimentos; não desanimando com os obstáculos, no entanto aprendendo com eles, fazendo deles plataforma para voos maiores. Reflitamos acerca desses posicionamentos.

Locupletemos a vida, a cada dia, mais e mais de força, garra e esperança. Recordemos a famosa canção da década de sessenta, em que Geraldo Vandré nos exortava a meditar o que? Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer? Façamos acontecer fatos bons e grandes realizações por onde passarmos.

Muitos se queixam da vida, de tudo reclamando, e outros  acabam até por desertar dela. Mal sabem ou sabiam eles que a grande mágica de nossa jornada existencial está guardada na gaveta de nosso coração.


MENSAGEM DE REFLEXÃO


quinta-feira, 7 de março de 2013

PARABÉNS À TODAS AS MULHERES



Mulheres fracas, fortes.
Não importa.
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
São  fortes o bastante para erguerem sempre cabeça
Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.

Temos a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!

Somos fêmeas guerreiras, vencedoras,
Somos sempre o tema de um poema
Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.

Somos um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.

Mulheres fortes e lutadoras.
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência

Com paciência
O mundo soube conquistar.
Mulheres duras, fracas.
Mulheres de todas raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres... mulheres...

quarta-feira, 6 de março de 2013

ALUNOS DA ESCOLA INTEGRAL DE BEBERIBE LANÇAM LIVRO SOBRE AS RAÍZES DO BRASIL



Iniciativa dos professores já  foi reconhecida em encontro e seminários do País
Na noite desta quarta-feira (6), a partir 19h30, o auditório da Escola Técnica Agamenon Magalhães (ETEPAM), no bairro da Encruzilhada, abrirá as portas para sediar a festa dos alunos e professores da Escola Integral de Beberibe que poderão exibir a concretização de um longo trabalho de pesquisa desenvolvido com base no livro Raízes do Brasil do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda.  O Livro Dissertando as Raízes do Brasil é resultado de um projeto  pelos professores Constantino José Bezerra de Melo, professor de sociologia e psicólogo e Pedro Henrique Lacerda de Melo, jornalista e professor de português, com o apoio da Secretaria de Educação do Estado(SEE).  
Os professores não escondem a alegria  e contam que um dos  grandes desafios  foi  despertar o interesse dos adolescentes por uma obra complexa, frequentemente  utilizada como referência em estudos acadêmicos. “Não valeria a pena, simplesmente entregar o livro para os alunos lerem. Antes da leitura eles assistiram a vários documentários e participaram de debates, que traziam para as questões cotidianas as temáticas tratadas pelo livro. A partir da linguagem informal, os alunos passaram a questionar e a entender a formação do povo brasileiro e características como a cordialidade, a língua, a religião, a forma de ver a política. A leitura do livro foi a última etapa”, justificam.
Ao final das pesquisas, cada aluno, sob a orientação dos professores, dissertou sobre os pontos com os quais mais se identificou. São esses textos que compõem o livro. “Acredito que esta é a primeira vez que alunos do ensino médio em Pernambuco lançam um livro baseado em pesquisas”, comentou Pedro Henrique.  Além dos textos, o livro conta com ilustrações, também realizadas pelos alunos, durante oficinas de Aquarela, ministradas pela professora de Artes Lílian Kellen. “Além das aulas curriculares, estamos aproveitando o tempo dos jovens para desenvolver projetos paralelos de teatro, literatura, dança e dinâmicas de grupo. A participação é grande e é nítido o desenvolvimento dos alunos em todas as áreas”, comemora Constantino Melo, lembrando que já existe outra obra a ser publicada. O Beletrista, livro de crônicas dos estudantes, escritas durante as oficinas de Literatura. 
Pedro Henrique lembra ainda que o livro também é uma homenagem à professora Izaelma Cavalcante Tavares, uma das revisoras do trabalho. “Ela foi morta pelo ex-marido e não pôde compartilhar a alegria de ver o livro publicado. Dedicamos a ela nosso trabalho”.
A SEE compartilha das comemorações, ressaltando a importância de tais iniciativas.
Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 4 de março de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE 3.725 VAGAS EM CURSOS DE ENSINO A DISTÂNCIA



SÃO OFERECIDOS SETE CURSOS SEMIPRESENCIAIS NOS 30 POLOS ESPALHADOS PELO ESTADO
Os estudantes a partir do 2º ano e pessoas que já concluíram o ensino médio, tanto na rede pública quanto na privada, têm mais uma oportunidade para se qualificar e ingressar no mercado de trabalho. A Secretaria de Educação do Estado (SEE) divulgou nesta sexta-feira (01) o edital para a seleção dos cursos técnicos de Nível Médio, na modalidade a distância. Neste primeiro semestre estão abertas 3.725 vagas em sete cursos técnicos, nos 30 polos espalhados pelo Estado. As inscrições começam na segunda-feira (04) e seguem até 07 de março.
Para concorrer a uma vaga o candidato precisa efetuar o seu cadastro no link disponível aqui e preencher uma ficha de inscrição declarando o polo, o curso e o turno que desejar concorrer. Como critério de seleção e classificação, os candidatos serão submetidos à realização de provas eletrônicas supervisionadas, contendo 20 questões objetivas, sendo 10 de português e 10 de matemática. As provas serão aplicadas de 11 a 26 de março na data, local e  horário escolhidos pelo candidato no ato da inscrição.
O resultado da seleção será divulgado no dia 27 de março e as aulas têm início no dia 15 de abril. O conteúdo programático das provas está descrito no edital de seleção, disponível no site www.educacao.pe.gov.br.
 Além da formação técnica profissional, todos os estudantes de EAD ganham um curso de inglês com um ano de duração e foco em conversação, e tem à sua disposição um exclusivo núcleo de empregabilidade, com orientação profissional e treinamento de carreira, o que diferencia estes profissionais no mercado.
Sistema de EAD  ( Educação à Distância ) – Os cursos técnicos de EAD oferecidos são: Administração, Segurança do Trabalho, Informática, Recursos Humanos, Logística, Serviços de Restaurante & Bar e Biblioteca. Todos eles funcionam no sistema de ensino semipresencial. Neste modelo o ensino-aprendizagem é dividido em quatro momentos: encontro semanal para assistir vídeo-aulas, aula atividade presencial, atividade semanal fora da sala de aula com prazo de entrega rigoroso e aulas práticas com carga horária extra, quando previstas no plano de curso. As vagas estão distribuídas nas seguintes cidades: Afogados  da Ingazeira, Arcoverde, Araripina, Bom Conselho, Bom Jardim, Cabo, Cabrobó, Caruaru, Escada, Fernando de Noronha, Floresta, Garanhuns, Itacuruba,  Joaboatão, Nazaré da Mata, Olinda, Ouricuri, Palmares, Paudalho, Petrolina, Recife,

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

QUEM AMA EDUCA


INVISIBILIDADE PÚBLICA



FINGI SER GARI POR 8 ANOS E VIVI COMO UM SER INVISÍVEL

Psicólogo varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da “invisibilidade pública”. Ele comprovou que, em geral, as pessoas enxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social.

O psicólogo social  Fernando Braga da Costa  vestiu uniforme e trabalhou oito anos como gari, varrendo ruas da Universidade de São Paulo. Ali, constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são “seres invisíveis, sem nome”. Em sua tese de mestrado, pela USP, conseguiu comprovar a existência da “invisibilidade pública”, ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa.
Fernando Braga da Costa trabalhava apenas meio período como gari, não recebia o salário de R$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior lição de sua vida:

Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar um sopro de vida, um sinal da própria existência,  explica o pesquisador.

O psicólogo sentiu na pele o que é ser tratado como um objeto e não como um ser humano.  Professores que me abraçavam nos corredores da USP passavam por mim, não me reconheciam por causa do uniforme. Às vezes, esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam me ignorando, como se tivessem encostado  em um poste, ou em um orelhão, diz.

E depois de oito anos trabalhando como gari? Isso mudou?
Fui me habituando a isso, assim como eles vão se habituando também a situações pouco saudáveis. Então, quando eu via um professor se aproximando - professor meu - até parava de varrer, porque ele ia passar por mim, podia trocar uma ideia, mas o pessoal passava como se tivesse passando por um poste, uma árvore, um orelhão.

E quando você volta para casa, para seu mundo real?
Eu choro. É muito triste, porque, a partir do instante em que você está inserido nessa condição psicossocial, não se esquece  jamais. Acredito que essa experiência me deixou curado da minha doença burguesa.

Esses homens (garis) hoje são meus amigos. Conheço a família deles, frequento a casa deles nas periferias. Mudei. Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador. Faço questão de o trabalhador saber que eu sei que ele existe.

Eles são tratados pior do que um animal doméstico, que sempre é chamado pelo nome.

Publicado por Luciano Soares
Plínio Delphino, Diário de São Paulo.