quarta-feira, 6 de março de 2013

ALUNOS DA ESCOLA INTEGRAL DE BEBERIBE LANÇAM LIVRO SOBRE AS RAÍZES DO BRASIL



Iniciativa dos professores já  foi reconhecida em encontro e seminários do País
Na noite desta quarta-feira (6), a partir 19h30, o auditório da Escola Técnica Agamenon Magalhães (ETEPAM), no bairro da Encruzilhada, abrirá as portas para sediar a festa dos alunos e professores da Escola Integral de Beberibe que poderão exibir a concretização de um longo trabalho de pesquisa desenvolvido com base no livro Raízes do Brasil do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda.  O Livro Dissertando as Raízes do Brasil é resultado de um projeto  pelos professores Constantino José Bezerra de Melo, professor de sociologia e psicólogo e Pedro Henrique Lacerda de Melo, jornalista e professor de português, com o apoio da Secretaria de Educação do Estado(SEE).  
Os professores não escondem a alegria  e contam que um dos  grandes desafios  foi  despertar o interesse dos adolescentes por uma obra complexa, frequentemente  utilizada como referência em estudos acadêmicos. “Não valeria a pena, simplesmente entregar o livro para os alunos lerem. Antes da leitura eles assistiram a vários documentários e participaram de debates, que traziam para as questões cotidianas as temáticas tratadas pelo livro. A partir da linguagem informal, os alunos passaram a questionar e a entender a formação do povo brasileiro e características como a cordialidade, a língua, a religião, a forma de ver a política. A leitura do livro foi a última etapa”, justificam.
Ao final das pesquisas, cada aluno, sob a orientação dos professores, dissertou sobre os pontos com os quais mais se identificou. São esses textos que compõem o livro. “Acredito que esta é a primeira vez que alunos do ensino médio em Pernambuco lançam um livro baseado em pesquisas”, comentou Pedro Henrique.  Além dos textos, o livro conta com ilustrações, também realizadas pelos alunos, durante oficinas de Aquarela, ministradas pela professora de Artes Lílian Kellen. “Além das aulas curriculares, estamos aproveitando o tempo dos jovens para desenvolver projetos paralelos de teatro, literatura, dança e dinâmicas de grupo. A participação é grande e é nítido o desenvolvimento dos alunos em todas as áreas”, comemora Constantino Melo, lembrando que já existe outra obra a ser publicada. O Beletrista, livro de crônicas dos estudantes, escritas durante as oficinas de Literatura. 
Pedro Henrique lembra ainda que o livro também é uma homenagem à professora Izaelma Cavalcante Tavares, uma das revisoras do trabalho. “Ela foi morta pelo ex-marido e não pôde compartilhar a alegria de ver o livro publicado. Dedicamos a ela nosso trabalho”.
A SEE compartilha das comemorações, ressaltando a importância de tais iniciativas.
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário