domingo, 7 de abril de 2024

AS SEQUELAS DA IDADE

Já faz muitos anos que parei de dar brilho nas panelas. De ser donzela, mulher perfeita. Algumas vezes por descuido salguei a comida e por puro gosto já apimentei tudo. Já não passo minhas roupas mesmo porque vou usar tudo de novo. Durmo tarde acordo cedo, e não tenho ninguém para perguntar o porquê. Tomo banhos demorados sem ter alguém na porta do banheiro me apressando. Se leio um livro ou fico muito tempo no celular não há ninguém para me cobrar. Ninguém para brigar com meu pequeno cão por ele latir demais. Cansei não sou uma super mulher e nem quero ser. Algumas vezes brigo comigo mesmo, mas eu me entendo. Com a idade fiquei mais chata ou seletiva sei lá Só sei que gosto assim bem do jeito que está. Ser super mulher nem pensar. ( Lourdes Ximenes )

ORAÇÃO DO DOMINGO

sábado, 6 de abril de 2024

NÃO USO PALAVRAS CARAS

Não uso palavras caras, não abraço sentimentos fingidos, não agrego ao meu vocabulário promessas e falsas declarações. Amo a simplicidade das frases. Sou mais uma pecadora em meio à tantos outros mas, não incito e depois jogo fora. Sou incisiva no que falo não uso meios termos, não sinto vergonha de quem sou, mas, nada mais me surpreende , pois já esperei muito dos outros, sem esperar um nada em troca. Mas sou feita de sonhos, falarei sempre de amor, mesmo que ele, não conspire ao meu favor, mas não vou julgar quem dele não sabe entender nem sabe, o que significado do seu valor. Sou feita e vivo na intensidade de tudo que sinto, e orgulho-me disso. Falar o que penso, o que sinto, É do meu feitio mas se não foi capaz de se inspirar. Sei perdoar, mas não esquecerei tantas palavras que a ti chegaram sendo, as mesmas desperdiçadas. A verdade das palavras sempre fará parte de mim mas não me limitarei, não desistirei de sonhar! ( Cassia M Alves )

sexta-feira, 5 de abril de 2024

PARA VIVER BEM COM A SUA FAMÍLIA

1- Tente não se meter na vida dos filhos. Confie no adulto que eles se tornaram. Você fez um bom trabalho! Acredite! 2- Não interfira na educação dos seus netos. 3- Ame seu genro e nora, foi seu filho(a) quem fez a escolha. Se não puder amar, ao menos respeite. 4- Nunca tome partido ou opine no casamento deles. 5- Não se permita ser um velho (a) reclamão. 6- Não seja um velho(a) que sente pena de si mesmo. 7- Não fique falando NO MEU TEMPO, lembre-se o seu tempo é agora! 8- Tenha planos pro futuro. Muitos! 9- Não fique falando de doenças. Tenha a certeza que ninguém quer saber. 10- Não importa quanto ganhe, poupe todo mês uma quantia. 11- Guarde dinheiro pro funeral ou tenha um plano. Não deixe para os outros resolverem as coisas quando chegar o momento. 12- Tenha um plano de saúde (Claro, se isso for possível). 13- Não fique ligado em noticiário ou política, afinal você não resolverá nada mesmo. 14- Só veja TV para se divertir, não pra ficar nervoso. 15- Se gostar tenha um bichinho de estimação pra ocupar seu tempo e coração. 16- Ao se levantar invente moda: cozinhe, costure, faça uma horta, mas não fique parado. 17- Seja um velho(a) limpinho e cheiroso. Velho sim, mal cheiroso jamais. 18- Tenha alegria por ter ficado velho, muitos já ficaram pelo caminho… 19- Tenha uma casa e um modo de vida onde todos queiram ir e não evitar. Acredite! Isso depende de VOCÊ! 20- Use a idade como uma ponte para o futuro e jamais, uma escada para o passado. Para a ponte você sempre terá companhia! Pense nisso! ( Desconheço o autor )

CADA UM SABE O QUE MAIS LHE DOI

Cada um sabe o que mais lhe dói. O que lhe acalma o peito. O que não dá para esquecer. O que é gostoso de lembrar. O quanto às vezes lhe custa mais um passo. Cada um sabe quem mais lhe marcou. O que lhe causa mais medo. Como faz pra resgatar o ânimo. Quais foram os instantes mais felizes do caminho. O tamanho do próprio cansaço. Cada um sabe a história que carrega. O que pensa. Os sonhos que tem. As lágrimas que não derrama. O que é capaz de lhe tirar o sono. O que faz a alegria nascer. Quem faz toda diferença. Cada um sabe o que mais adoraria ganhar de presente. A medida do empenho para chegar até aqui. Onde foi mais doída a vida. O que aprendeu direitinho. O que mais lhe falta aprender. Cada um sabe. (Ana Jácomo)

quarta-feira, 3 de abril de 2024

GRATIDÃO

Com o passar dos anos, os sentimentos vão aflorando. O abraço é espontâneo, os olhos viram mar, o coração é sorvete ao sol, e a gente passa a valorizar mais o outro, a demonstrar mais amor, a enxergar nas entrelinhas, a ser feliz nas miudezas. A cor da roupa já não importa tanto, e os fios brancos do cabelo viram charme. Um simples café vira banquete, a conversa vira história, a chuva é sinfonia, o respirar é tranquilo e, por viver, a gente agradece todo dia. Gratidão! ( Eunice Ramos )

SAUDADE DE CASA

Ando com saudade de "casa", da casa que me abrigou, dos abraços que eram "casa". Era mais fácil quando a vida se resumia em plantar flores e colher vaga-lumes. Quando os dias eram mais pacientes, e as horas, muito mais vagarosas. Era mais fácil quando o riso brotava ligeiro e a chuva que caía era motivo de comemoração. Ando com saudade de casa. Do retrato na parede. Do colo de mãe. Do chão que me viu crescer. Porque tem dias que, "girar o mundo", não é mais prioridade, se o que nos completa ainda espera por nós, em algum lugar. O coração aperta. Os olhos viram mar. É... Tem dias que a gente só quer se abrigar. Ando com saudade de casa. ( Eunice Ramos )

terça-feira, 2 de abril de 2024

TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS

Houve um tempo em que não havia mensagens, mas havia olhares que diziam tudo. Onde não existiam likes, mas as pessoas se conheciam e se cumprimentavam nas ruas. Houve um tempo em que o conselho de um pai era melhor do que qualquer pesquisa no Google e a história de um avô era mais verdadeira do que qualquer referência da Wikipédia. Houve um tempo em que o e-mail não existia, mas você recebia bilhetes, cartões postais e cartas de amor. Momentos em que ninguém te insultava escondido no anonimato de uma rede social, e era o balcão de um bar, local onde discutiam com argumentos, com respeito e partilhando o vinho. Houve um tempo em que as pessoas, não aparentava o que não era, onde não existia Photoshop nem filtros e eram os anos os responsáveis por desenhar as rugas. Sim, anseio por aqueles momentos em que tudo era mais simples, mais verdadeiro quando nossos corações vibravam e não o telefone. ( Fernando García )

FLORES NA JANELA

Sempre que vejo flores na janela de alguém me perco em pensamentos me sinto encantar. Fico imaginando qual jardim floreia o coração de quem habita tal lugar. É vida, é afeto, é cuidado que emoldura, que transborda e "transflora" pra fora. Como quem quisesse espalhar, alcançar, florescer com amores de flores, outro ser. ( Marcia Bandeira )