quarta-feira, 29 de setembro de 2021

O SÁBIO QUE NÃO PERDOAVA

Há mais de 200 anos num vilarejo, havia um homem que não gostava de um velho sábio que vivia nas proximidades. Certo dia, o sábio estava transmitindo seus ensinamentos a alguns discípulos e ouvintes em geral. O homem apareceu diante do sábio e disse: – Você é um picareta, um charlatão que engana as pessoas! Tenho nojo de você! O homem foi embora sem dizer mais nada. No dia seguinte, muitas pessoas foram procurar o homem. Essas pessoas relataram a ele o quanto o sábio as tinha ajudado, como seus ensinamentos preenchiam seu interior. Várias pessoas testemunharam melhoras após receberem os ensinamentos do velho mestre. O homem refletiu o dia inteiro e no final arrependeu-se de sua atitude diante do sábio. Ele ficou sentindo remorso por sua leviandade… No dia seguinte, decidiu procurar o sábio e pedir perdão pela sua ofensa. O homem mais uma vez se colocou diante do sábio e disse: – Mestre, desculpe-me por tê-lo insultado. Peço nesse momento seu perdão. O sábio respondeu: – Não o perdoo jamais. Todos ficaram estarrecidos com a resposta. Nem o homem e nem as pessoas que presenciaram o ocorrido esperavam essa reação do sábio. O sábio então explicou: – Não o perdoarei jamais… pois não me ofendi com o que você disse. Só precisa perdoar aquele que se ofende ou se sente de alguma forma atingido pelo outro. Como eu não me ofendi, não há o que perdoar. O homem perguntou: – Mas mestre… você não tem receio que outras pessoas passem a acreditar no que eu disse? O sábio respondeu: – Não tenho qualquer preocupação com a opinião dos outros a meu respeito. Não posso controlar a visão que as pessoas têm de mim. Todos compreenderam o que disse o sábio. Este completou: – Isso serve de lição a todos. O perdão é algo muito difícil e é fato que maioria das pessoas não consegue perdoar. Por isso, o melhor a fazer não é praticar o perdão, mas sim não se ofender, não se magoar, não se deixar afetar pelo que outras pessoas dizem ou fazem para nós. Quem não se deixa atingir, não precisa passar por todo o processo de perdão, que, como todos sabem, na maioria das vezes nunca ocorre por completo. Na vida é necessário não se deixar atingir, não se permitir afetar pelas ações e palavras alheias… Dessa forma, ninguém precisará perdoar e tampouco ficará sentindo-se magoado. O perdão é bom… mas não se deixar afetar é infinitamente melhor. (Hugo Lapa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário