quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A IMPORTÂNCIA DA HUMILDADE

Se há algo que eu admiro em qualquer pessoa – seja ela um amigo, um colaborador, um professor, um político, um empreendedor, um religioso, um atleta, etc., é a humildade, virtude que, felizmente, por formação, educação e até obrigação, também faz parte da minha personalidade. Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país. Muitos não sabem, mas a palavra humildade vem do latim humilitas, que, por sua vez, deriva de húmus, cujo significado é terra fértil, solo fértil. Curioso pensar que agir de forma humilde muitas vezes tem a ver com a criação de soluções simples – muitas vezes até óbvias – mas ao mesmo tempo perfeitas para resolver um dado problema. Em minha história pessoal, já deparei com gente que não entendia isso, a ponto de confundir minhas atitudes com fraqueza, covardia, ignorância ou sei lá o quê. Por sorte, essas pessoas a cruzar o meu caminho foram poucas; apenas algumas mais exibicionistas, arrogantes, soberbas, prepotentes e tolas. Felizmente, também, eu estava plenamente convencido de que, com as condições e as informações de que eu dispunha a minha decisão era a melhor possível. E eu estava certo. Desconheço o autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário