quinta-feira, 30 de abril de 2020

O FAZENDEIRO E SEUS FILHOS


 Um rico e já idoso fazendeiro, que sabia não ter mais tantos de anos de vida pela frente, chamou seus filhos à beira da cama e lhes disse:

        "Meus filhos, escutem com atenção o que tenho para lhes dizer. Não façam partilha da fazenda que por muitas gerações tem pertencido a nossa família. Em algum lugar dela, no campo, enterrado, há um valioso tesouro escondido. Não sei o ponto exato, mas ele está lá, e com certeza o encontrarão. Se esforcem, e em sua busca, não deixem nenhum ponto daquele vasto terreno intocado."

        Dito isso o velho homem morreu, e tão logo ele foi enterrado, seus filhos começaram seu trabalho de busca. Cavaram com vontade e força, revirando cada pedaço de terra da fazenda com suas pás e seus fortes braços. E continuaram por muitos dias, removendo e revirando tudo que encontravam pela frente. E depois de feito todo trabalho, o fizeram outra vez, e mais outra, duas, três vezes.

        Nenhum tesouro foi encontrado. Mas, ao final da colheita, quando eles se sentaram para conferir seus ganhos, descobriram que haviam lucrado mais que todos seus vizinhos. Isso ocorreu porque ao revirarem a terra, o terreno se tornara mais fértil, mais favorável ao plantio, e consequentemente, a generosa safra.

        Só então eles compreenderam que a fortuna da qual seu pai lhes falara, era a abundante colheita, e que, com seus méritos e esforços haviam encontrado o verdadeiro tesouro.

           MORAL DA HISTÓRIA: O Trabalho diligente é em si um tesouro.

Fábula de Esopo

quarta-feira, 29 de abril de 2020

PARA SEMPRE AMIGOS


O tempo em que vivemos é de frieza entre as pessoas. As relações são de curta duração e cada vez parecem mais descartáveis. É preciso ressuscitarmos nossas velhas amizades, encurtarmos por momentos as distâncias que nos separam e revivermos tudo aquilo que deixamos para trás.

A verdadeira amizade tem esse lindo poder de nos marcar eternamente. Não importa se passou um ou dez anos, quando voltamos a estar junto das pessoas que fizeram parte da nossa história, é como se recuperássemos vivências antigas e elas continuassem fazendo todo o sentido.

Temos a obrigação de não deixar que as ligações que criamos desapareçam. Temos de contrariar a tendência que se está a tornar comum de nos importarmos apenas com nós mesmos. Não custa muito fazer uma chamada do celular, combinar um encontro e colocar a conversa em dia.

As amizades são para sempre se soubermos cuidar delas. Pela importância que elas têm para nós, vale a pena o esforço. A nossa atitude em cumprirmos com essa obrigação determinará se viveremos acompanhados da solidão ou de pessoas que se importam conosco. E um amigo incondicional do nosso lado, sem dúvida que traz cor e alegria para nossa vida.

Desconheço o autor

terça-feira, 28 de abril de 2020

PENSANDO NO BEM COMUM

Sr. Raul, homem probo, que sempre lutara contra uma enfermidade incurável, estava no quintal da sua casa em cidade litorânea, fazendo um buraco no solo a fim de plantar uma muda de mangueira, quando uma vizinha que o observava por cima do muro perguntou:

Sr. Raul, o senhor já está em idade avançada e não ignora que a enfermidade pode levá-lo a qualquer momento.

Assim sendo, sabe que não comerá mangas dessa mangueira. Por que tanto esforço em plantá-la?

Aquele homem simples pensou um instante, olhou para a vizinha e respondeu com sabedoria:

Até hoje como mangas que nunca plantei.

A resposta curta traz em si mesma grande conteúdo que vale a pena ser meditado.

Se todos agíssemos como o Sr. Raul, certamente o mundo teria outra feição em pouquíssimo tempo.

Quantas coisas nos beneficiam sem que tenhamos tomado parte nelas.

Quantas frutas saborosas temos comido sem que tenhamos plantado as árvores que as produzem.

Quanta sombra temos aproveitado de árvores frondosas que jamais plantamos.

Quantos acidentes são evitados porque alguém passa, percebe o buraco na estrada, e trata de sinalizá-lo para os que virão em seguida.

Quantos medicamentos aliviam nossas dores sem que sequer saibamos quem os elaborou.

Quantas atitudes louváveis de criaturas que pensam mais nos outros que em si mesmas.

Ghandi sabia que não desfrutaria de uma Índia livre do jugo da Inglaterra, mas lutou por libertá-la pensando nos seus irmãos.

Martin Luther King Junior sabia que seu sonho estava distante da realização, mas deu a vida para que suas ideias pudessem beneficiar brancos e negros.

Albert Schweitzer não pensou em si mesmo quando abandonou a vida de conforto e opulência para se embrenhar na selva africana e ajudar os nativos, desinteressadamente.

Madre Teresa de Calcutá não hesitou em abandonar a vida confortável do convento para auxiliar seus irmãos a sorver as gotas de sofrimento, em nome do amor.

Marie Curie foi vítima da radioatividade, mas contribuiu grandemente com a Humanidade nas pesquisas que empreendeu sobre o elemento rádio.

Em momento algum essas criaturas pensaram em si mesmas, mas tão somente no benefício que seu esforço poderia trazer para os demais.

Como Madame Curie, outros tantos cientistas passam anos enclausurados em seus laboratórios em busca de novas fórmulas para aliviar as dores da Humanidade inteira.

Agir dessa forma é agir com altruísmo. É não ser egoísta. É pensar no bem comum ao invés de pensar somente em si.

Quando todos nós pensarmos assim, estaremos preparados para contemplar um mundo melhor. Um mundo construído por todos e para todos, como verdadeiros irmãos.

A Justiça Divina conduz aos nossos lábios a taça que nós próprios envenenamos e igualmente leva aos nossos olhos as maravilhas que houvermos semeado em nossa estrada evolutiva.

Na esteira do progresso e através da reencarnação receberemos de conformidade com as nossas obras.


Desconheço o autor

segunda-feira, 27 de abril de 2020

COISAS DA VIDA - REFLEXÃO

E finalmente a gente chega ao topo da montanha. Ufa. Parece até que nunca ia chegar este momento. E então a gente olha em volta, contempla a paisagem e vive aquele momento.

Ao olhar para trás, vem em nossa mente tudo o que percorremos: o caminho, as subidas e as descidas, os bons momentos, os momentos difíceis, os momentos que pensamos em desistir, as pedras, os obstáculos, as flores, a paisagem, as chuvas, as tempestades, o nascer e o pôr do sol, as estrelas...

Tem também as pessoas que participaram: aqueles que te desejaram boa sorte, aqueles que não apareceram, aqueles que disseram que estariam ao seu lado até o fim, aqueles que aparecerem no caminho e atrapalharam, aqueles que apareceram no caminho e ajudaram, aqueles que estavam indo para outra montanha e seus caminhos se cruzaram e aqueles que decidiram caminhar ao seu lado.

E lá no topo da montanha, ao final dessa longa caminhada, percebemos como somos fortes e como fomos corajosos.
Lá no topo da montanha a gente compreende o que não conseguia compreender durante o caminho. E aí as coisas começam a fazer total sentido.

Então a gente recupera o fôlego e faz uma grande descoberta: que o topo daquela montanha não é o fim da jornada, não é a linha de chegada. Logo ali na frente tem um novo caminho, e depois tem um vale, e lá distante existe outra montanha te esperando, te chamando, te convidando a continuar, e você percebe que não adianta ficar parado, nem se lastimando pelo duro caminho que possa ter passado.

Percebe que aprendeu muito com essa jornada, pega a mochila que já estava tão pesada, e se permite jogar fora tudo aquilo que sabe que não usará na nova caminhada: tristezas, decepções, mágoas, cicatrizes, más lembranças, traições, medos, dúvidas, incertezas, raiva...

E numa decisão sábia, deixa na mochila somente aquilo que realmente lhe servirá: coragem, dedicação, felicidade, força de vontade, perseverança, fé, amor, esperança, boas memórias, garra, positividade...

E então percebe que já não está tão cansado ou em pedaços... está mais leve, mais forte, inteiro, e pronto para partir para a nova jornada porque permitiu libertar-se do que já não se encaixava, do que já não lhe fazia bem.

Um sorriso no rosto e aquele frio na barriga que vem quando partimos para algo novo e diferente, que jamais vivemos antes, mas com a absoluta certeza de que será algo grande e maravilhoso.

E no momento em que partimos, olhamos para o lado e vemos outras montanhas, e em cada uma delas estão aquelas pessoas que cruzaram nosso caminho, pois cada pessoa também tem suas montanhas para percorrer. Alguns deles acenam, outros estão muito distantes e há aqueles que já partiram para a próxima montanha.

O que será que nos aguarda nessa nova jornada? Quem será que vamos encontrar pelo caminho? O que será que vamos aprender? O que será que vamos viver? Será que vai valer a pena?
É quando percebemos que só encontraremos essas respostas caminhando. Caminhando e seguindo em frente.

Porque a beleza não se encontra somente na partida e nem só na chegada, a beleza está por todo o caminho, nas perdas e nos ganhos, nas experiências, nos momentos e nas emoções vividas.
A beleza está no nascimento, está no dia a dia, e também está no dia em que não poderemos mais seguir a estrada.

Enquanto houver caminho, caminhe!
Enquanto houver vida, viva!
Enquanto o coração bater, permita que ele bata bem forte!
E assim descobriremos o grandioso sabor e sentido de VIVER A VIDA.

Shigueo Nakahara

sexta-feira, 24 de abril de 2020

NUNCA SABEMOS O QUE VAI ACONTECER AMANHÃ


Às vezes a gente vai deitar com aquela sensação de que poderíamos ter feito algo mais no dia. Pela manhã, poderíamos ter tomando um café especial e, ao sair de casa, ter dito as pessoas que convivem conosco que a amamos. No trabalho, usaríamos a arma do sorriso no rosto para afastar aquela pessoa que, com sua energia carregada de inveja, vinha nos desestabilizar. E seriamos agradáveis com ela, a deixando sem espaço para fazer ou pensar o mal.

Almoçaríamos coisas saudáveis, mesclando um prato colorido e saboroso, como dizem por aí. Ao terminar, ligaríamos para alguém que a gente goste muito e não falamos há muito tempo. Ficaríamos de prosa, rindo ao saber das novidades e, ao desligar, teríamos a certeza de que, mesmo longe, temos alguém que podemos contar. Sempre.

Na volta ao trabalho, quem sabe, compraríamos um sorvete para aquela pessoa que trabalha ao nosso lado e que nem imagina que pensamos nela com carinho quando estamos de férias, atestado ou, simplesmente, num final de semana de folga.

Quando voltássemos para casa, também levaríamos algo simples, mas significativo, para quem nos espera. Quantas vezes alguém nos esperou em casa, de coração aberto, e a única coisa que conseguimos dizer é que o dia foi cansativo e terrível? Seria uma surpresa para essa pessoa receber uma rosa, um chocolate ou, apenas, a alegria de estar em casa – de chegar em casa – bem, em segurança e com saúde.

Ligaríamos o som no volume máximo que nos fosse permitido e dançaríamos.
Ao deitar, talvez ainda teríamos a sensação de ter feito algo mais. Porém, estaríamos satisfeitos por termos feito da melhor forma o que estava ao alcance da nossa vida simples e faríamos uma oração pra agradecer.

Porque, muitas vezes, o que falta na vida da gente é só gratidão.


quinta-feira, 23 de abril de 2020

PESSOAS QUE VEM E QUE VÃO - REFLEXÃO


As pessoas entram mais de imediato, vão embora, a vida vai passando e a parentela vai embora, o irmão inseparável se separa, a tia querida nos deixa e meus bons sentimentos se vão, escorrem pelas mãos, no fim, me encontro sentado na porta de casa, revendo o por da lucidez! Pessoas vão embora mesmo e não adianta correr atrás e pessoas como eu simplesmente se conformam, esperando o tempo passar enquanto todos vivem!

Os amigos se vão e eu simplesmente fico, a vida rir desse meu jeito bobo de ser, a vida não liga para os meus sentimentos! Mais eu sigo em frente com os olhos cheios de lágrimas em busca de um canto para me conforta, em busca de um lugar calmo para chorar e quando a noite vem, sinto que estou morrendo, que estou sozinho.

Todos passam por minha vida mais ninguém para e me olha nos olhos ou tenta descobrir de onde vem tanto sofrimento, ninguém tenta me compreender e a felicidade que poderia está comigo se torna tempestade.

Mais uma vez, eu tento falar para eu mesmo que o futuro me reserva coisas boas, mais só o futuro mesmo, pois no presente, vivo a lamentar coisas que passam e que não voltam, pessoas que por momentos me fizeram sorrir mais que por capricho foram embora, tento me conformar, pois um dia vai ser eu que vou embora, mais junto de mim, vou levar lembranças de noites e dias que sofri e simplesmente, eu espero rir, apenas rir de tudo isso!


quarta-feira, 22 de abril de 2020

MOMENTOS - REFLEXÃO


Tem momentos na vida que o tempo passa correndo, obrigando a corrida contra o próprio tempo. O tempo presente é tão efêmero que logo estará tão ausente quanto os fatos que passam como filme à voar.

Vivemos reclamando do tempo, afinal... O que é o tempo para um ato qualquer, senão uma fração de segundo para alguma decisão à tomar. É difícil? ... é, às vezes são passos decisivos!

O futuro é nebuloso, incerto, tornando os passos presente tão temerosos quanto: "equilibrar em corda bamba em dia de ventania", "caminhar em fio de navalha", "caminhar pisando em ovos!"

E vai por aí o que nos espera para desafiar e enfrentar. A decisão do presente pede cautela, calma, mas o tempo não pode esperar e, no embalo da vida proclamamos: "Seja o que Deus quiser"

Na condução da vida somos donos e condutores de nossos destinos, ousamos torná-la de sucesso, então, venha o que vier, o negócio e seguir sempre em frente, seguindo o velho lema: "Fé em Deus e pé na tábua!"

Vai com Deus para o novo dia na certeza de que:

"TUDO VAI DAR CERTO"!


terça-feira, 21 de abril de 2020

TUDO PASSA - REFLEXÃO


Quando alguém te falar que vai passar, acredite, vai passar. Nenhuma dor é para sempre, nenhum sofrimento é eterno assim como a felicidade é composta de momentos passageiros.

Nem sempre dura, nem tudo é para ser eterno. Na vida é assim: um dia no chão, no outro de pé. É incerto, é imprevisível. Ás vezes é quase insuportável, te dá uma vontade enorme de desistir, mas no final sempre passa. Sempre passa, sabe por quê?

Porque Deus não vai te dar um fardo maior do que você possa carregar. Ás vezes certas pessoas vão embora da nossa vida, para dar lugar para alguém melhor chegar.

Ás vezes certos obstáculos e "problemas" aparecem em nossa vida para a gente conhecer lá no fundo, a força e a fé que nem a gente sabia que tinha. Então não se desespere, não tem nada de errado com você, não tem nada de errado com sua vida, ás vezes achamos que nosso mundo está desabando, quando na verdade está se reconstruindo para algo melhor.

Então acalme sua mente, e tenha mais fé em seu coração. Acredite, eu sei que dói, eu sei que é horrível, mas passa, vai passar.


segunda-feira, 20 de abril de 2020

ESSA VIDA... REFLEXÃO


Esta vida vai passar rápido, não brigue com as pessoas, não critique tanto seu corpo. Não reclame tanto. Não perca o sono pelas contas. Não deixe de beijar seus amores. Não se preocupe tanto em deixar a casa impecável.

 Bens e patrimônios devem ser conquistados por cada um, não se dedique a acumular herança. Deixe os cachorros mais por perto. Não fique guardando as taças. Use os talheres novos, Não economize seu perfume predileto, use-o para passear com você mesmo, gaste seu tênis predileto, repita suas roupas prediletas, e daí? Se não é errado, por que não ser agora?

 Por que não dar uma fugida? Por que não orar agora ao invés de esperar para orar antes de dormir? Por que não ligar agora? Por que não perdoar agora? Espera-se muito o natal, a sexta-feira, o outro ano, quando tiver dinheiro, quando o amor chegar, quando tudo for perfeito… Olha, não existe o tudo perfeito.

O ser humano não consegue atingir isso porque simplesmente não foi feito para se completar aqui. Aqui é uma oportunidade de aprendizado.

Então, aproveite este ensaio de vida e faça o agora, ame mais, perdoe mais, abrace mais, viva mais intensamente e deixe o resto nas mão de Deus.


sábado, 18 de abril de 2020

A VIDA QUE SEGUE - REFLEXÃO


Se há uma coisa que aprendemos com a vida é que ela continua. E enquanto há vida há esperança, o importante é não se deixar estagnar e nem desanimar. Se a vida parece complicada e confusa, se você não sabe em que direção seguir, antes de dar o próximo passo pare, respire e reflita, só depois siga a viagem.

Andar sem saber para onde ir, às vezes, pode até ser bom, mas outras vezes implica ter que perder tempo voltando ao ponto de partida, ou atravessando perigosos obstáculos de modo desnecessário. Na vida é importante aventurar-se, mas não podemos andar a ermo durante toda a vida, pois não vivemos impunemente.

Cada uma de nossas atitudes e escolher tem uma consequência. Somos responsáveis por tudo aqui que fazemos e precisamos estar preparados para responder pelos nossos atos.

 Mas nós temos o direito de errar. Erramos porque sonhamos, porque arriscamos tentar realizar os nossos sonhos, ou erramos simplesmente porque nos distraímos. E diante do erro, é preciso rever as nossas decisões, mas sem dramatizar mais a situação do que ela realmente merece.

A vida continua, e até que a morte nos cegue, ela vai continuar. Não podemos é deixar que a vida nos atropele.

Desconheço o autor


ORAÇÃO PELO FIM DA PANDEMIA


sexta-feira, 17 de abril de 2020

FELIZ? COMO SER? - REFLEXÃO



Sonhe, mesmo acordado.
Viva suas emoções intensamente.
Imagine as ondas do mar.
Olhe o pôr do sol.
Olhe para o céu, conte estrelas.
Tome um banho de chuva.
Sorria para todos.
Cante uma canção.
Ouça uma música que goste.
Tome um banho de espuma.
Perca tempo com você.
Lute pelos seus sonhos.
Faça o que tem vontade de fazer.
Não tema parecer ridículo.
Mostre o quanto está feliz.
Não deixe de ser criança.
Tenha coragem das pequenas coisas.
Telefone para os amigos e
Diga: Gosto muito de você!
Fale mais: Eu te amo!
Demonstre: Preciso de você!
Dê uma boa risada.
Compre um presente para si mesmo.
Mude alguma coisa.
Esqueça rancores, perdoe.
Permita-se o erro.
Aceite um elogio sem se desculpar.
Sinta-se com direito de brilhar!
E viva com paixão!

Desconheço o autor

O VERDADEIRO VALOR DA FAMÍLIA


O valor da família é algo que aprendemos ainda no ventre de nossas mães. É lá que recebemos proteção, sentimos o poder do carinho maternal e vamos desenvolvendo uma sintonia perfeita com alguém que nos receberá de braços abertos no mundo em que é suposto vivermos.

Enquanto crescemos, é em nossos lares que vamos descobrindo as coisas mais importantes da vida. A educação que recebemos irá se refletir no nosso comportamento futuro, o amor daqueles que cuidam de nós será o refúgio em todos os momentos.

O tempo vai passar e seguiremos nossos caminhos, pois assim são as leis do comportamento humano. No entanto, a família nunca nos abandonará, apesar de nossos erros, fracassos, mesmo que por vezes queiramos voltar atrás.

 O valor de quem é sangue do nosso sangue é difícil de explicar, mas nós o sentiremos o tempo todo, nas coisas simples do dia a dia e nas questões essenciais da nossa existência.

Desconheço o autor

quarta-feira, 15 de abril de 2020

AJUDANDO NOSSOS FILHOS A SUPERAR SEUS MEDOS


A primeira pedra para educar nossos filhos é SER, incarnar a presença  consciente do EU PROFUNDO em nossas ações.
A segunda pedra é a LIBERDADE, para abrir o campo da experimentação  na vida e dar a nossos filhos a oportunidade de se expressarem  plenamente!
A terceira pedra fundamental da educação é o ACOMPANHAMENTO.

Uma criança livre e deixada por si mesma não tem a maioria das vezes a maturidade suficiente para entender seus próprios processos internos assim como os processos  externos da sociedade em que vivemos.

 Vivemos em um mundo de dualidade, há o bem e o mal, o amor e o medo.  Isso fora, como dentro de nós. Este trabalho de observação interior que fazemos como adultos, podemos ensinar aos nossos filhos desde a tenra idade, porque na verdade é o caminho para o autoconhecimento, a verdadeira inteligência.

Certos comportamentos dos nossos filhos podem nos desagradar, mas não devemos os julgar. Observemos nossos filhos para entender o processo evolutivo deles. Se reagem  com medo a determinadas situações (escuridão a noite, ausência da mãe etc.), estão  expressando sua necessidade de segurança. Em vez de reagir negativamente julgando a  criança :
– “Não tenha medo, não adianta chorar”
– “Você é um menino grande, os meninos não choram”
  “Seja a boa menina da sua mãe, não chore!”

Podemos acolher com calma o medo e a necessidade deles e ajudá-los a entender a razão subjacente do medo que eles sentem. Ao colocar palavras em suas emoções, a  criança pode finalmente se distanciar do ciclo emocional e reconhecer o sentimento  que passou por ela:
– Você quer um pouco de luz porque não se sente bem no escuro.
– Você gosta quando estou perto de você, isso te tranquiliza.

 Os pais e educadores devem estar cientes que cada indivíduo tem seu  próprio tempo. A criança vai liberar esses medos quando se sentir pronto. Estamos aqui como adulto maduro e consciente para acompanhá-la com benevolência e paciência neste caminho  interior. E assim conseguimos orientar nosso filho no caminho do autoconhecimento, pouco  a pouco.

Texto de Marianne Joint




terça-feira, 14 de abril de 2020

UMA GRANDE LIÇÃO - REFLEXÃO


Um jovem encontra um senhor de idade e lhe pergunta:
- Se lembra de mim? E o velho diz NÃO.
Então o jovem diz que ele era aluno dele.
E o professor pergunta:
- O que você está fazendo, o que você faz para viver?
O jovem responde:
- Bem, eu me tornei professor.
- Ah, que bom, como eu? (disse o velho)
- Pois sim.
Na verdade, eu me tornei professor porque você me inspirou a ser como você.
O velho, curioso, pergunta ao jovem que momento foi que o inspirou a ser professor.
E o jovem conta a seguinte história:
- Um dia, um amigo meu, também estudante, chegou com um relógio novo e bonito, e eu decidi que queria para mim e eu o roubei, tirei do bolso dele.
Logo depois, meu amigo notou o roubo e imediatamente reclamou ao nosso professor, que era você.
Então, você parou a aula e disse:
- O relógio do seu parceiro foi roubado durante a aula hoje. Quem o roubou, devolva-o.
Eu não devolvi porque não queria fazê-lo.
Então você fechou a porta e disse para todos nós levantarmos e iria vasculhar nossos bolsos até encontrarmos o relógio.
Mas, nos disse para fechar os olhos, porque só procuraria se todos tivéssemos os olhos fechados.
Então fizemos, e você foi de bolso em bolso, e quando chegou ao meu, encontrou o relógio e o pegou.
Você continuou procurando os bolsos de todos e, quando ele terminou, ele disse:
- "Abra os olhos. Já temos o relógio."
Você não me disse nada e nunca mencionou o episódio. Nunca disse quem foi quem roubou o relógio. Naquele dia, você salvou minha dignidade para sempre. Foi o dia mais vergonhoso da minha vida.
Mas também foi o dia em que minha dignidade foi salva de não me tornar ladrão, má pessoa, etc. Você nunca me disse nada e, mesmo que não tenha me repreendido ou chamado minha atenção para me dar uma lição de moral, recebi a mensagem claramente.

E, graças a você, entendi que é isso que um verdadeiro educador deve fazer.
Você se lembra desse episódio, professor?
E o professor responde:
- "Lembro-me da situação, do relógio roubado, que procurava em todos, mas não lembro de você, porque também fechei os olhos enquanto procurava."
Esta é a essência do ensino:
Se para corrigir você precisa humilhar; você não sabe ensinar.

Desconheço o autor

12 ALIMENTOS QUE VOCÊ PODE CULTIVAR EM CASA USANDO GARRAFAS PLÁSTICAS


Sem dúvida, é difícil pensar em colocar pomares em casa, já que a maioria de nós não tem espaço suficiente, mas a boa notícia é que agora é possível cultivar plantas em garrafas plásticas.
A seguir, neste artigo, mostraremos os 12 alimentos que podem ser cultivados em garrafas plásticas de maneira simples e eficaz.
O que você deve fazer para cultivar plantas em garrafas plásticas
Você vai precisar de: 2 garrafas de plástico, parafusos ou pregos para fazer os furos, corda, tesoura, régua e lápis. Fita impermeável e isqueiro ou fósforos.
Procedimento passo a passo:
1. Corte um retângulo nas laterais das garrafas e faça alguns orifícios com os parafusos ou pregos pelos quais a corda passará.
2. Corte a corda que você usará em 2 tiras, queime as bordas e alise-as.
3. Passe a corda pelos orifícios da garrafa.
4. Coloque um pedaço da fita impermeável no fundo da garrafa.
5. Faça 2 nós; um na parte inferior e outro na parte superior.
6. Você deve medir a planta que vai colocar na garrafa para deixar uma altura suficiente.
7. Coloque o excesso de corda na garrafa e passe para a segunda garrafa.
8. Você pode juntar verticalmente as garrafas que desejar.
Plantas que podem ser cultivadas em garrafas plásticas:
Alfaces, Morangos, Ananás, Feijão Verde, Legumes Verdes, Ervilhas, Tomate, Rabanete, Cenoura, Beterraba, Alho, Cebolinha, Acelga, Chile.

Fonte: Receita Natural

segunda-feira, 13 de abril de 2020

20 DICAS DE SUCESSO PARA A VIDA - REFLEXÃO


1. Elogie três pessoas por dia.
2. Tenha um aperto de mão firme.
3. Olhe as pessoas nos olhos.
4. Gaste menos do que ganha.
5. Saiba perdoar a si e aos outros.
6. Trate os outros como gostaria de ser tratado.
7. Faça novos amigos.
8. saiba guardar segredos.
9. Não adie uma alegria.
10. Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados.
11. Sorria.
12. Aceite sempre uma mão estendida.
13. Pague suas contas em dia.
14. Não reze para pedir coisa, reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem.
15. Dê às pessoas uma segunda chance.
16. Não tome uma decisão quando estiver cansado ou nervoso.
17. Respeite todas as coisa  vivas, especialmente as indefesas.
18. Doe o melhor de si no seu trabalho.
19. Seja humilde, principalmente nas vitórias.
20. Jamais prive uma pessoa de esperança. Pode ser que ela só tenha isso.

(Luiz Marins Filho)

TEMPO CERTO


De uma coisa podemos ter certeza:

De nada adianta querer apressar as coisas;
tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto, mas a natureza humana não é muito paciente.

Temos pressa em tudo, aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca por pura ansiedade de não aguardar o Tempo Certo.

Mas alguém poderia dizer: Mas qual é esse tempo certo?

Bom, basta observar os sinais...
Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano, enviarão sinais indicando o caminho certo.

Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer;
mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!
Basta você acreditar que Nada Acontece Por Acaso!

E talvez seja por isso que você esteja agora lendo essas linhas...
Tente observar melhor o que está a sua volta. Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda.

Lembre-se que:
O universo sempre conspira a seu favor, quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.

(Paulo Coelho)

quinta-feira, 9 de abril de 2020

UMA SEXTA-FEIRA SANTA DE PAZ E REFLEXÃO


Não é preciso ser devoto para que a sexta-feira Santa traga momentos de meditação e reflexão por nossos atos.

Uma sexta-feira santa de paz e reflexão onde a serenidade seja tão profunda como a emoção de viver este dia tão solene é o que desejo a todo mundo.

A Sexta-feira Santa é para muitos uma data onde relembramos a crucificação de Cristo e sua morte no Calvário, mas estes não são somente os motivos pelos quais celebramos esta dia.

Este dia carrega consigo um significado muito importante, o de que devemos refletir sobre nossos atos e tentar sempre seguir o caminho do bem que Cristo nos ensinou.

Portanto, não deixe esta Sexta-feira Santa passar sem ponderar sobre suas ações e seu papel no mundo. Diga para todos o valor que que têm e honre este presente que é o mundo que Deus criou para nós.

Esta é a data mais indicada para orarmos e agradecermos o bem que recebemos na Terra todos os dias. As bênçãos do Senhor serão sempre reconhecidas como divinas e a Ele entregaremos nossa devoção.

É assim que encaro este dia tão marcante e representativo da obra e sacrifício de Jesus. Seguirei seus passos e me abrigarei na sua palavra. Por Jesus eu vivo, por Ele eu sou feliz.