terça-feira, 9 de outubro de 2018

DICAS DE SAÚDE - BENEFÍCIOS DO PIMENTÃO


 O Pimentão – conhecido pelo nome científicos Capsicum annuum L . – é uma planta da família das Solanáceas  de origem latino americana. De sabor inigualável e intenso, o Pimentão desperta extremos de amor ou de ódio a quem consome.

Sendo uma planta bastante popular no Brasil, o Pimentão também é conhecido como: Pimenta Hispanicum, Páprica Doce, Pimenta dos Jardins, Pimenta da Guiné, Pimenta da Índia e Peperone (Itália).

Dentro de sua família, o Pimentão é a planta que apresenta a maior variação de cores. Suas colorações mais comuns são o verde, vermelho e amarelo. Entretanto é possível encontrá-lo em tonalidade roxa, creme, azulada, preta e alaranjada.

Em solo brasileiro, o Pimentão mais comum é o verde, rico em vitamina E. Logo em seguida vem o vermelho, rico em vitamina A e antioxidantes. Por último, temos o pimentão Amarelo, rico em vitamina C.

Pimentão – Propriedades Medicinais

Muito conhecido por seu sabor e propriedades culinárias, as propriedades medicinais do Pimentão são muitas vezes deixadas de lado. Esta planta, que passa muitas vezes despercebida pela medicina, traz grandes propriedades de cura. Entre elas:  É Antiflogístico,  Rarefaciente,  Resolutivo,  Anti-hemorroidas,  Digestivo,  Anti-inflamatório ,  Estimulante estomacal,  Estimula a circulação sanguínea, Rico em vitamina C.

Pimentão – Principais indicações e Benefícios

Devido às suas propriedades medicinais, o Pimentão é indicado para o tratamento de uma série de problemas de saúde, entre eles:  Casos de coágulos sanguíneos, Disenterias, Problemas digestivos,  Incontinência urinária,  Enjoo  do mar.

Como consumir corretamente?

O Pimentão é uma especiaria deliciosa, mas é importante estar atento a alguns cuidados para o seu consumo: A única parte recomendada para o consumo humano seguro são os seus frutos. Sendo uma planta bastante picante, é interessante evitar-se também o consumo de grandes quantidades de uma só vez. Excessos com a planta podem ocasionar desde sensações intensas de queimação até problemas mais sérios.

Contra indicações e Efeitos colaterais

O consumo de Pimentão não é indicado para algumas parcelas da população, tais como:  Mulheres grávidas,  Lactantes,  Bebês e crianças de colo, Indivíduos com problemas de pressão alta, úlceras ou estômagos sensíveis.

Apesar de ser uma alternativa natural, o consumo do Pimentão é caracterizado como um tratamento, assim como qualquer outro. Por esse motivo, o consumo excessivo ou desenfreado da planta pode acarretar em alguns efeitos colaterais desagradáveis, tais como: Irritação estomacal,  Vômitos,  Enjoos,  Elevação da pressão arterial, Taquicardias.

Por isso, é de fundamental importância consultar um médico para que o diagnóstico e tratamento sejam confirmados. Apresentamos muitas opções relevantes, mas os médicos seguem sendo a melhor fonte de informação para a sua saúde.

Fonte: Receita Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário