segunda-feira, 31 de julho de 2017

BENEFÍCIOS DA ERVA CIDREIRA


O universo das plantas medicinais é muito amplo, mas existem algumas ervas que se destacam como é o caso da erva cidreira (Melissa  officinalis). Afinal, ela é bem conhecida de quase todos. A origem do nome “melissa” é grega e quer dizer “abelha” – porque o cheiro da planta atrai as abelhas e alguns outros insetos. Ela pertence à mesma família de outras plantas bem conhecidas: a hortelã e o boldo (as folhas são bem parecidas).

Sua fama se deve às diversas propriedades terapêuticas que lhe são atribuídas. A erva cidreira é tida na medicina popular como um calmante natural, além de atuar como digestivo e tônico. Quem nunca tomou um chazinho de erva cidreira para acalmar e dormir melhor? Vamos saber um pouco mais sobre estas e outras propriedades da planta.
Para que Serve?

Existem diversos estudos científicos que comprovam as propriedades medicinais da erva cidreira. Uma pesquisa analisou os efeitos da melissa combinado com a valeriana e conclui que as duas ervas ajudam a melhorar a qualidade do sono. Os pesquisadores também mostram que o uso da erva cidreira pode ser positivo em casos de ansiedade e nervosismo, sendo muito comum a sua indicação para pessoas que sofrem com o estresse. Veja outras utilidades da planta:

Para que Serve?

Existem diversos estudos científicos que comprovam as propriedades medicinais da erva cidreira. Uma pesquisa analisou os efeitos da melissa combinado com a valeriana e conclui que as duas ervas ajudam a melhorar a qualidade do sono. Os pesquisadores também mostram que o uso da erva cidreira pode ser positivo em casos de ansiedade e nervosismo, sendo muito comum a sua indicação para pessoas que sofrem com o estresse.

Veja outras utilidades da planta:

·         O uso tópico auxilia no tratamento do  herpes;
·         O chá da erva cidreira combate a má digestão, por isso pode ser tomado quando a comida não cair muito bem no estômago;
·         A planta melhora as funções cognitivas, como a memória e a atenção;
·         Ameniza as cólicas menstruais;
·         Ajuda a reduzir os sintomas do Alzheimer.

Aqui no  Receita  Natural você pode encontrar algumas receitas com a melissa. O chá de erva cidreira certamente é o mais conhecido e serve para tratar as cólicas e os desconfortos do estômago. Em casos de insônia e ansiedade, é melhor combinar a erva com outras plantas medicinais para potencializar os efeitos do chá. O chá para pressão alta também tem a melissa como ingrediente, juntamente com as folhas de maracujá. As folhas e o chá podem ser utilizados no preparo de sucos e outras bebidas.

A erva cidreira pode ser cultivada  em casa, mesmo que seja um apartamento, pois sobrevive em pequenos vasos de plantas e é fácil de plantar e cuidar.

Mas se você não tem a planta em casa e deseja comprar, tenha cuidado com lugares desconhecidos. Prefira sempre comprar as ervas em locais de confiança, de preferência que tenha alguma indicação. Também é possível encontrar o chá de erva cidreira em sachês, que é vendido em padarias e supermercados.

CAPIM CIDREIRA

Não confunda! O capim cidreira, apesar do nome semelhante, é bem diferente da erva cidreira. As folhas são compridas, parecidas com um capim, e também são conhecidas como capim santo ou capim limão. A planta atua como analgésico, bactericida e antitérmico.

Fonte: Receita Natural

domingo, 30 de julho de 2017

MAIS UM DIA DE DOMINGO...


Mais um dia de domingo, poderia ser como todos os outros domingos, dormir ate tarde acordar sem pressa rolar de um lado para o outro na cama, comer qualquer coisa, assistir filmes, escrever... Falar besteira na internet... Ou sair, pegar uma praia, ou ficar na piscina, ir ao shopping com os amigos ou ate mesmo  ficar a toa ... Fazer essas coisas típicas de domingo!
Mas hoje levantei diferente, com um desejo que ainda não decifrei, talvez, quem sabe é nostalgia... Quem sabe?!
No guarda-roupa tem uma caixa enorme, onde eu guardo coisas: papeis velhos, fotos antigas, cartas, escritos, embalagens de bombons, bilhetes de passagens, CD’s, bonecas, coisas minhas... Deu vontade de mexer, vasculhar e relembrar  o valor de todas essas coisas...
Observei tudo em seus mínimos detalhes, as fotos, os destinos das passagens, o que tinha escrito nas embalagens  do chocolate, e tudo me traz tantas lembranças boas...
Certa vez eu li um texto, se me recordo é de Carlos Drummond de Andrade – Faxina na Alma,  em um dos versos ele dizia “ E é hoje o dia da faxina mental. Jogue fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes. Fotos, peças de roupas, papel de balas, ingressos de cinema e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados ... ‘
Lembrei disso e fiquei pensando, será mesmo necessário jogar tudo isso fora?
Essas coisas fizeram parte de algo bom, de momentos que não esquecerei... O tempo passou, mas essas coisas estarão comigo pelo tempo em que eu as conserve... E me farão reviver momentos, até os que não foram bons, mas que eu vivi...
Pensei, repensei, fiquei pensando... Sai pra tomar uma água, e ate cogitei a hipótese de jogá-los fora, mas algo maior tomou conta de mim, a saudade de tudo aquilo, mas é uma saudade boa, não de querer viver esses momentos novamente, mas saudade de saber que não importa o tempo, o que vale é que eu tenho coisas pra lembrar...
Não, não vou seguir as “regras” do poeta, vou  continuar com minhas velharias, quero viver mais momentos assim, acordar, mexer na bagunça e encontrar bons momentos ... E não é preciso estar apaixonado para isso, eu só preciso viver e conservar as coisas boas da vida sejam elas em uma caixa, na minha mente, ou em meu coração...
“Tudo estava bem, e finalmente eu havia descoberto o que é o... O bom da vida é ser Feliz!
LígiaRibeiro

sexta-feira, 28 de julho de 2017

MIOLO DO PÃO - REFLEXÃO




Um casal tomava café no dia das suas bodas de ouro.

A mulher passou a manteiga na casca do pão e deu para o seu marido, ficando com o miolo.

Pensou ela: – Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais meu marido e, por 50 anos, sempre lhe dei o miolo. “Mas hoje quis satisfazer o meu desejo”.

Para sua imediata surpresa o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse: – Muito obrigado por este presente, meu amor.

Durante 50 anos, sempre quis comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, eu jamais ousei pedir!

Assim é a vida… Muitas vezes nosso julgamento sobre a felicidade alheia pode ser responsável pela nossa infelicidade…

Diálogo e franqueza com delicadeza sempre são o melhor remédio.

Autor Desconhecido

quarta-feira, 26 de julho de 2017

DICAS DE SAÚDE - XAROPE DE ROSAS


As rosas são muito conhecidas, especialmente pela sua beleza e seu aroma super   agradável. São usadas para enfeitar as casas e para fazer buquês (são as flores preferidas dos casais apaixonados). Mas o que nem todos sabem é que as rosas também têm propriedades medicinais, que podem trazer muitos benefícios para a saúde.

O xarope de rosas é indicado principalmente para fortificar o sistema nervoso, mas também ajuda a melhorar o funcionamento do organismo como um todo. As pétalas são ricas em vitaminas A, C e E, além de flavonoides que ajudam a combater os radicais livres. Os radicais livres são uns dos principais causadores de tumores que podem se tornar um câncer. Por isso, podemos dizer que o xarope de rosas pode prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer.

Elas ainda são fonte de minerais e ácidos graxos essenciais para o nosso corpo. Tudo isso faz com que as rosas sejam muito mais que flores de jardim. Elas também são importantes aliadas de nossa saúde.

Além de tudo, o xarope de rosas é bastante usado na culinária, especialmente como molho para regar sobremesas. Vamos aprender como fazer este xarope, cheio de benefícios para o organismo.

Xarope de Rosas – Receita

INGREDIENTES

Você vai precisar dos seguintes itens:



·         Pétalas de 9 rosas
·         9 colheres de mel
·         2 copos (de 250 ml) de água
·         2 pedaços de casca de canela
·         1 colher (de chá) de semente de erva-doce
·         1 colher (de café) de noz moscada ralada
·         5 folhas de laranjeira
·         5 folhas de margarida

Modo de Preparo

Deixar as sementes de erva-doce e a canela de molho na água por 2 horas. Depois você deve ferver esses ingredientes por 5 minutos e, em seguida, acrescentar as pétalas de rosas, a noz moscada e as folhas de laranjeira e de margarida. Mantenha no fogo por mais 1 minuto e desligue. Passe pelo coador, deixe  esfriar e depois acrescente o mel, mexendo bem. Guardar em pote de vidro bem limpo com tampa.

Posologia (Como Tomar o Xarope)

Tomar 1 colher (de sopa) do xarope 3 vezes ao dia, entre as refeições principais.
Cuidados (Precauções)

O remédio não é indicado para mulheres grávidas e nem para pessoas diabéticas.

O xarope de rosas também pode ser encontrado pronto em casas de produtos naturais ou farmácias especializadas em remédios fitoterápicos. Tenha cuidado ao comprar remédios. Sempre busque por locais de confiança, de preferência que tenha indicações de pessoas que já tiveram experiências com a loja. Tenha cuidado também nas compras pela internet. Sempre desconfie de preços muito abaixo da média.

Fonte: Receita Natural