sábado, 14 de maio de 2016

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE: SEIS ALIMENTOS QUE AUXILIAM NO CONTROLE DA DIABETES



Uma das maiores dúvidas de quem é Diabético é o que pode e o que NÃO pode comer. As dúvidas já começam no Café da Manhã: Será que substituindo o pão branco por pão integral, consigo baixar a glicemia pós prandial? Posso comer ovo?
Para auxiliar quem é Pré-Diabético ou Diabético Tipo 1 e Tipo 2, organizamos nesse artigo as propriedades e benefícios de seis alimentos saborosos que auxiliam a controlar seu nível de glicemia. Os alimentos são: Abacate,  Berinjela,  Orégano, Banana Verde, Azeite,  Chá Verde.

Veja abaixo as propriedades e benefícios de cada um.

ABACATE
O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.

BERINJELA: DESDE QUE NÃO SEJA CRUA
Crua a berinjela possui uma quantidade grande de solanina, uma substância que pode provocar distúrbios intestinais. Porém ela é uma grande amiga de quem tem Diabetes, pois possui alta concentração de fibras. Quando consumimos esse legume, o açúcar do sangue passa a ser absorvido com maior lentidão, auxiliando assim no controle dos níveis de glicemia.


ORÉGANO: MUITO MAIS QUE UM TEMPERO DE PIZZA

Não é porque você é diabético que não pode comer uma comida bem temperada e saborosa. O orégano pode ser utilizado em molhos de massas, torradas, tortas de legumes, purês, saladas e diversos outros pratos. Essa erva aromática é uma poderosa aliada contra os radicais livres, além de antioxidantes que dificultam o acúmulo de gorduras nas artérias, favorecendo a digestão e auxiliando no controle da Diabetes.

Pensa que para por aí? O orégano também é antibacteriano, antifúngico, diurético, expectorante e devido a presença de timol em sua composição estimula. nosso sistema imunológico


BANANA VERDE: AMIDO, VITAMINAS E MINERAIS

Adicionar legenda


A medida que amadurece, o amido presente na banana, é convertido em açúcar, por isso que quando madura tem alto valor energético, daí um dos motivos de preferir consumir ela ainda verde. Ela libera o açúcar na corrente sanguínea de forma bastante gradual, auxiliando assim no controle do nível glicêmico. Nesse estágio possui uma quantidade alta de amido resistente, que favorece a mucosa intestinal, contribuindo para a absorção de nutrientes. Possui também uma lista enorme de vitaminas e minerais.


AZEITE: O OURO LÍQUIDO

O azeite vem sendo chamado de ouro líquido, previne doenças cardíacas, câncer, hipertensão, faz bem pra pele, cabelo, cérebro e auxilia no controle da Diabetes. É constituído de gorduras monoinsaturadas que reduzem o colesterol ruim (LDL), reduzindo assim o bloqueio de artérias. Possui Vitamina E, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

As gorduras presentes no azeite estimulam a secreção de hormona chamada glucagon que contribui para aumentar a taxa de secreção de insulina no pâncreas. Ainda auxilia no processo digestivo e previne a constipação.

CHÁ VERDE: FAXINA NO ORGANISMO   
                           
As catequinas do chá verde tem ação antioxidante, e ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo. Graças a esse poder antioxidante, o chá verde ajuda na prevenção de doenças graves como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. A ação antioxidante também combate o envelhecimento precoce da pele.








 Fonte: Receita Natural



Nenhum comentário:

Postar um comentário