terça-feira, 17 de junho de 2014

A PODEROSA CASTANHA DO PARÁ E SEUS BENEFÍCIOS



A castanha do Pará  já é uma velha conhecida dos brasileiros, mas nem todos sabem o que ela é capaz de fazer pelo seu corpo.

 Para começar, ela é rica em gordura mono e polinsaturadas, que são responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gordura. 

Além disso, especialistas do mundo inteiro adotaram a castanha como sua queridinha, pois ela diminui o nível de insulina liberada pelo pâncreas, ajudando assim a converter os estoques de gordura corporal em energia. 

Afinal, a castanha do Pará emagrece?

A resposta, segundo estudos realizados por especialistas é: sim! A castanha do Pará emagrece, ou melhor, ajuda bastante aqueles que estão num processo de redução de peso. Um estudo realizado na Universidade de Otago, na Nova Zelândia, comprovou que ingerir duas castanhas por dia aumentam em 65% o teor de selênio no sangue.

 Porém, a castanha que eles estudaram não é a mesma que a nossa, e nisso temos sorte: nossa castanha do Pará é muito mais rica em selênio, portanto, apenas uma castanha-do-pará por dia é o suficiente.

Porque o selênio é tão importante no processo de emagrecimento? Este mineral controla os níveis de colesterol ruim, ajuda a tireoide na síntese de seus hormônios, está associado à capacidade do organismo de eliminar metais pesados e também acelera o seu metabolismo. Ele combate o envelhecimento celular e ainda existem estudos recentes que dizem que a gordura monoinsaturada, através dos ácidos graxos, consegue agir diretamente na região abdominal, diminuindo a barriga. 

Comer uma castanha do Pará por dia te dará mais facilidade para emagrecer e manter o peso desejado quando atingi-lo. Contudo, é preciso ter cuidado com um detalhe: o excesso. O selênio, se ingerido em grande quantidade, pode ser prejudicial. Se você comer mais que duas castanhas do Pará por dia, a médio e longo prazo, poderá ter dores de cabeça, unhas fracas e queda de cabelo.

Outros benefícios

Os minerais presentes no alimento ajudam a proteger o cérebro, preservando as células nervosas e evitando doenças provenientes da idade chamadas neurodegenerativas. O cálcio e o magnésio são eficazes na manutenção da saúde dos ossos, e também combatem as doenças cardiovasculares.

O emagrecimento

O selênio, presente na castanha, controla ainda os níveis de colesterol, ajudando a tireóide na síntese dos hormônios, e também acelera o metabolismo. Uma castanha do Pará ao dia é o suficiente para aumentar em cerca de 65% o teor de selênio no sangue.




Nenhum comentário:

Postar um comentário