terça-feira, 29 de abril de 2014

A CONDUTA ÉTICA NO TRABALHO



Ética significa:
·         Reflexão crítica sobre a moralidade, sendo o termo moralidade entendido como juízos morais, padrões e regras de conduta;
·         Conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas;

·         Espécie de cimento na construção da sociedade;

          Ser ético é tudo aquilo que ajuda a melhorar o ambiente em que vive tornando-o saudável;
     A Constituição Federal direciona a sociedade sobre seus direitos e deveres, ratificando-a como um dos mais belos textos sobre o respeito à dignidade da pessoa humana, aliás, a Constituição tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.
             No entanto, o cumprimento de tudo o que diz a Carta Magna não se faz por si só, nós somos o povo e o poder emana do povo, então cada um de nós tem a sua parcela para nos tornarmos uma sociedade ética. Ssó assim ela será em estruturada e organizada.
            É a nossa conduta dentro dessa sociedade, em todas as áreas: na família, na comunidade e no trabalho. Aqui, especificamente, vamos falar da nossa conduta no trabalho.
       Antes de tudo precisamos ter consciência dos nossos valores e qual  o significado do que é valor?
            Valor é a palavra que dá legitimidade a uma pessoa. O valor individual de cada um é que determina sua importância no mundo. Portanto a sua imagem dentro do trabalho é você quem faz, só você é responsável por suas atitudes e conduta ética, isso implica em equidade, que é a capacidade de ser justo, imparcial.
            A imagem é a apresentação pessoal que representa um conjunto de fatores que envolvem: Forma de falar, jeito de se vestir, agir e escrever.
 Algumas dicas para ter conduta ética no trabalho:
1.    Tenha sempre em mente a Missão, Visão e Valores da sua empresa.
2.    Saibam quais são as suas atribuições e responsabilidades.
3.    Respeite a hierarquia.
4.    Esteja 100% comprometido e envolvido com a missão.
5.    Seja assíduo e pontual.
6.    Trate todos com respeito (urbanidade).
7.    Assuma uma atitude imparcial, impessoal e com isenção.
8.    Exerça suas funções com zelo, competência e eficiência.
9.    Demonstre confiança e energia (conheça suas forças e fraquezas).
10. Conheça os aspectos legais dos seus direitos e deveres.

Autora: Margarida Machado Maranhão da Rosa Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário