terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A PARÁBOLA DA ROSA - REFLEXÃO


As pessoas desabrocham assim como as rosas

E esse texto lindo nos mostra como nós precisamos aprender a ver a essência das pessoas, a beleza interior e não a beleza externa de cada um.

“Um certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele a examinou. Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou:

– Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?
Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas.
Dentro de cada alma há uma rosa: as qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescendo em meio aos espinhos de nossas faltas. 

Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e, consequentemente, isso morre. Nós nunca percebemos o nosso potencial.

Algumas pessoas não veem a rosa dentro delas mesmas; Alguém mais deve mostrá-la a elas.

Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor — olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas.

Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajuda-a a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, Elas superarão seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.”

domingo, 21 de dezembro de 2014

A ESSÊNCIA DO NATAL - REFLEXÃO

O romance de Charles Dickens, “Canção de Natal”, foi lançado em 19 de dezembro de 1843 e nunca mais saiu de circulação.

 Ele conta a história de Ebenezer Scrooge, um homem rico, mal-humorado e mesquinho que dizia: “Cada idiota que aparece desejando ‘Feliz Natal’, deveria ser cozido junto com seu próprio pudim!”

 Porém, na véspera de Natal, Scrooge é radicalmente transformado em um homem generoso e feliz. Com muito humor e perspicácia, o livro de Dickens capta o anseio universal por paz interior.

Quando jovem, o apóstolo persegue Jesus e Seus seguidores com um espírito vingativo. Ele “… assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere” (Atos 8:3). Mas um dia ele encontrou o Cristo ressurreto, e sua vida tornou-se uma história diferente (Atos 9:1-16).

Em uma carta a Timóteo, seu filho na fé, Paulo descreveu essa mudança de vida, dizendo que ele “… outro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente […] transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus” (1 Timóteo 1:13,14).

Jesus veio ao nosso mundo e deu Sua vida para podermos ser perdoados e transformados por meio da fé nele. Esta é a essência do Natal!

FONTE: David C. McCaslandF

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO - BENEFÍCIOS DA BERINJELA


PROPRIEDADES DA FARINHA DE BERINJELA

Pouca gente sabe, mas a berinjela é um dos alimentos que estão diretamente ligados ao processo de emagrecimento. Além de estar presente em pratos tradicionais, como lasanha e saladas, há versões em forma de chá, suco e farinha.


Vale ressaltar que há indícios de que a farinha de berinjela é a que apresenta as propriedades do alimento em sua integridade. Além de ajudar a emagrecer, seus benefícios não param por aí. Este alimento é capaz de diminuir os níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos. 

Principais nutrientes

É importante saber, que a composição da farinha de berinjela é variável, de acordo com as diversas marcas e seu modo de fabricação. Mas o que se pode afirmar é que encontramos carboidratos, proteínas, fibras e gorduras.  

E uma das suas principais vantagens é a alta concentração de fibras. Em uma colher de sopa é possível encontrar 6,8 gramas de fibras. 

Grandes benefícios:

Aumenta a saciedade

 As fibras são essenciais para quem quer perder peso e podem ser encontradas em alta concentração na farinha de berinjela.

O grande segredo, é consumi-la com a quantidade adequada de água, pois esta combinação se transforma em um gel no estômago, fazendo com que a digestão fique mais lenta e aumenta a distensão da parede do órgão.

Isto é necessário pois este mecanismo a sua maneira, apresenta ao nosso corpo uma maior sensação de saciedade.


Reduz as gorduras no sangue 


O consumo da farinha de berinjela atua diretamente na redução da gordura no sangue, como os triglicerídeos, o colesterol total e o colesterol LDL. Isso se explica porque com a formação do gel no estômago, o colesterol é enviado em quantidades bem menores para o nosso sangue.

Há indícios de que as fibras encontradas na berinjela, atuem  de forma eficaz nos sais biliares, que são muito importantes na absorção do colesterol.

Ajuda o intestino a trabalhar melhor 

O mesmo gel formado pelas fibras também atua no melhor funcionamento do transito intestinal. Sem contar que um importante processo ocorre ao consumir  esta  farinha: as fibras acabam sendo fermentadas de forma completa ou parcial no intestino grosso, estimulando o crescimento da flora intestinal, incentivando uma atividade intestinal mais saudável. 

Fonte de antioxidantes 

A casca da berinjela tem sua coloração arroxeada graças aos flavonoides chamados de antocianinas. Estes, protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, como diabetes, câncer, infecções virais e até a obesidade.

Isto tudo ocorre devido a sua ação antioxidante, que é capaz de proteger o nosso organismo de possíveis inflamações. Acredita-se que quando a farinha de berinjela é feita com a casca, ela acaba por preservar seus nutrientes, melhorando cada vez mais a nossa saúde. 

Quantidade recomendada

A quantidade ao certo deve ser verificada juntamente com um nutricionista. Mas acredita-se que entre uma à quatro colheres de sopa são indicadas para o consumo.

Você pode consumi-la normalmente no seu dia a dia, misturando em iogurtes, saladas de fruta, arroz e outros alimentos. Esta iguaria pode ser encontrada em supermercados e lojas de alimentos naturais.

Atenção! O consumo excessivo da farinha pode causar constipação do intestino.

Fonte: Lar Natural